O que é SAMU para que serve?

Perguntado por: Santiago Rodrigo de Valente  |  Última atualização: 29. Mai 2025
Pontuação: 4.2/5 (66 avaliações)

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência é um serviço brasileiro de atendimento médico pré-hospitalar, acionado em casos de emergência. Foi idealizado na França, em 1986 como Service d'aide médicale urgente — que faz uso da mesma sigla "SAMU" — que é considerado por especialistas como o melhor do mundo.

Qual é a principal função do SAMU?

O SAMU realiza o atendimento de urgência e emergência em qualquer lugar: residências, locais de trabalho e vias públicas, contando com as Centrais de Regulação, profissionais e veículos de salvamento.

O que o SAMU pode fazer?

Soterramento, Desabamento; Crises Convulsivas; Transferência inter-hospitalar de doentes graves; Outras situações consideradas de urgência ou emergência, com risco de morte, sequela ou sofrimento intenso.

Em quais situações o SAMU atende?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) tem como objetivo chegar precocemente à vítima após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência que possa levar a sofrimento, a sequelas ou mesmo à morte.

Quem tem direito a usar o SAMU?

Saiba quais os casos que o SAMU 192 deve ser acionado:

Acidentes / traumas com vítimas; Choque elétrico; Falta de ar intensa; Suspeita de Infarto ou AVC (alteração súbita na fala, perda de força em um lado do corpo e desvio da comissura labial são os sintomas mais comuns);

Como funciona o SAMU? | Tudo sobre o SAMU

40 questões relacionadas encontradas

Para qual hospital o Samu leva o paciente?

O SAMU pode levar o paciente ou vítima de acidente para qual hospital? Em regra a ambulância seguirá para o hospital público mais próximo porque se trata de uma urgência.

Quando acionar o Samu e quando acionar o Corpo de Bombeiros?

Nas situações de casos de choque elétrico, o Corpo de Bombeiros é também especialista no atendimento. Mesmo assim, o Samu deve ser acionado, porque a vítima pode precisar de assistência específica de um médico, uma vez que pode sofrer uma parada cardiorrespiratória e irá necessitar de equipamentos específicos.

O que significa código 4 no Samu?

Código 4 (preto) – Vitima com sinais de óbito evidente. Os atendimentos liberados como CÓDIGO VERMELHO ( prioridade máxima no atendimento básico ) são atendimentos que devem ser realizados imediatamente com as viaturas disponíveis definidas em suas regiões de descentralização .

O que é código 3 no Samu?

AMARELO – Ocorrência de prioridade intermediária (Nível 3): Casos em que há necessidade de atendimento médico, não necessariamente de imediato, mas dentro de alguns minutos, passível de atendimento pela Unidade de Suporte Básico para transporte imediato para unidade de atendimento médico.

Para quem ligar quando alguém passa mal?

Você poderá retardar e prejudicar seriamente outra pessoa que esteja em risco de vida. ATENÇÃO! Chame o socorro pelo número 192.

O que o SAMU não atende?

O que o SAMU não faz

As equipes do SAMU não realizam o transporte de pacientes para consultas médicas ou para realizar exames; não fazem transporte de óbito ou inter-hospitalares de pacientes de convênio; não atendem a chamados ambulatoriais, dor de dente, diarreia ou trocas de sonda.

Quanto tempo demora o atendimento do Samu?

O Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) da cidade de São Paulo (SP) leva em média 22 minutos para atender ocorrências graves, como paradas cardiorrespiratórias. Para casos leves, a espera é de duas horas.

Foi o Lula que criou o SAMU?

Os serviços de atendimento pré-hospitalar móvel, denominados Serviços de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), e acionados por telefonia de discagem rápida (número 192), conhecidos como SAMU 192, foram normatizados no Brasil a partir de 2004 pelo decreto presidencial do governo Lula, nº 5.055, de 27 de abril de 2004.

Quando enviar SAMU?

Veja quando chamar o SAMU
  • Na ocorrência de problemas cardio-respiratórios;
  • Intoxicação exógena e envenenamento;
  • Queimaduras graves;
  • Na ocorrência de maus tratos;
  • Trabalhos de parto em que haja risco de morte da mãe ou do feto;
  • Em tentativas de suicídio;
  • Crises hipertensivas e dores no peito de aparecimento súbito;

Qual a diferença entre atendimento de urgência e emergência?

Mas, para não confundir: a emergência é mais grave do que a urgência, uma vez que casos de urgência podem esperar para ser tratados; já nos casos de emergência o risco de morte aumenta a cada segundo, sendo necessária uma intervenção imediata.

Quem trabalha no SAMU é funcionário público?

Atualmente, os agentes comunitários de saúde e os de combate a endemias têm a contratação pública prevista na Constituição. De acordo com Fernando Torres, no entanto, falta um modelo específico para a celebração do vínculo com a administração pública.

O que é o código Preto?

O que significa? "Código preto" é utilizado nos hospitais, mais precisamente nas salas de emergência, quando o fluxo de pacientes é muito alto e as acomodações estão muito lotadas. Isso significa que a equipe está toda muito ocupada para tratar de todos os pacientes, e alguns podem vir a morrer sem assistência.

O que é prioridade 1?

1. PRIORIDADE I (AMARELA) ENCAMINHAR PARA CONSULTA MÉDICA IMEDIATA; URGêNCIA, AvALIAÇÃO EM, NO MáXIMO, 30 MINUTOS. ELEvADO RISCO DE MORTE.

Quais os dois tipos de Samu?

Basicamente temos dois tipos de ambulâncias: a Unidade de Suporte Básico (USB) e a Unidade de Suporte Avançado (USA). As Unidades de Suporte Básico (USB) atendem a casos de menor complexidade e contam com equipamento básico de suporte à vida.

O que é código de viatura 1 2 3 4 e 5?

Os códigos 1, 2, 3, 4 e 5 são diferentes status ou situações que podem ser atribuídos a uma viatura da Polícia Militar, indicando o nível de prioridade ou urgência de uma ocorrência.

O que é o código amarelo?

O código amarelo foi implantado pelo Núcleo de Segurança do Paciente do hospital em abril de 2018, inicialmente na enfermaria de Clínica Cirúrgica, com o objetivo de identificar pacientes cirúrgicos que apresentavam instabili- dade clínica durante a internação e necessitavam de avaliação e tratamento precoces.

Como é dividido o Samu?

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) é um programa dos três governos: Federal, Estadual e Municipal e tem como finalidade prestar socorro à população em casos de urgência e emergência.

Qual a diferença entre 192 e 193?

Quando ocorrer uma emergência médica, é fundamental saber em qual número ligar para obter ajuda imediatamente. No Brasil, a população tem acesso aos serviços de atendimento pelo número 192, conhecido como SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência), e pelo número 193, que corresponde ao Corpo de Bombeiros.

Qual a diferença do Samu e do Corpo de Bombeiros?

Quando o Samu é acionado, o atendimento inicial é feito numa ambulância equipada para prestar os primeiros socorros; Já o Corpo de Bombeiros tem prioridade atuar em resgates e salvamentos; Advogado fala sobre leis que se aplicam aos trotes.

De quem é o número 191?

Para esta etapa da operação, o número 191, principal telefone de contato da população com a PRF, terá foco, além das finalidades usuais, no recebimento de denúncias de crimes eleitorais.

Artigo anterior
Como está a renovação da CNH no RJ?
Artigo seguinte
Quais são os maiores operadores logísticos do Brasil?