Qual dessas doenças está atualmente erradicada no Brasil?

Perguntado por: Maria Baptista Nascimento  |  Última atualização: 24. April 2022
Pontuação: 4.3/5 (75 avaliações)

Atualmente, a poliomielite está erradicada na maioria dos países ocidentais (no Brasil, desde 1989), e a expectativa é que ela seja a segunda doença viral totalmente erradicada do planeta, depois da varíola.

Quais doenças estão erradicadas no Brasil?

Há doenças erradicadas, eliminadas e controladas graças à vacinação.
...
Doenças evitáveis com a vacinação
  • Tuberculose;
  • Difteria;
  • Tétano;
  • Coqueluche;
  • Poliomielite;
  • Influenza (Gripe);
  • Hepatite A;
  • Hepatite B;

Qual doença foi erradicada?

Varíola é a única doença erradicada no mundo.

Qual a doença que estava erradicada no Brasil e voltou por falta de vacinação?

A não imunização contribui para o retorno de patologias já erradicadas, como ocorreu com o sarampo, que foi eliminado no Brasil em 2016, mas, em 2018, novos casos voltaram a aparecer. Em 2020, foram notificados 41 ocorrências de sarampo na capital, sendo que cinco foram confirmados.

Quando uma doença é erradicada?

Erradicação é a redução a zero da prevalência de doenças infecciosas na população global de hospedeiros. Pode ser confundida com "eliminação", que também descreve a redução a zero da prevalência de uma doença infecciosa, mas em uma população regional, ou a redução da prevalência global a um valor irrisório.

DOENÇAS que foram ERRADICADAS, ELIMINADAS ou CONTROLADAS com a VACINAÇÃO pelo mundo | Fala Cientista

24 questões relacionadas encontradas

O que significa dizer que uma doença foi erradicada do território nacional?

Erradicar no seu termo amplo significa extirpar, desarraigar, ato ou ação de eliminar. Tratando-se então das doenças veremos que através da busca da erradicação, poderemos chegar a eliminação total da doença, inclusive de suas causas.

O que é eliminação de uma doença?

Eliminar uma doença infecciosa é reduzir a sua taxa de incidência ou da taxa de infecção para zero. Uma doença eliminada não significa contudo que não haja necessidade de manter um sistema de vigilância a um nível adequado.

Qual doenças voltaram por falta de vacinação?

Temos outras doenças eliminadas no país que podem voltar pela queda de cobertura, como a rubéola materna, a rubéola congênita, o tétano, a poliomielite. E temos várias doenças controladas pela imunização como a coqueluche, a meningite bacteriana, a poliomielite.

Quais doenças erradicadas estão voltando?

Além do sarampo e da poliomielite, a vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), Isabella Ballalai, lembra de outra doença antiga que está voltando: a difteria.

Quais doenças foram erradicadas através da vacinação?

Única doença totalmente erradicada pela vacinação, a varíola passou a ser imunizada depois que o médico inglês Edward Jenner descobriu que o vírus vaccinia, das vacas, protegia as ordenhadoras da variedade letal da doença. Na época, não havia tecnologia para desenvolver um vírus atenuado ou inativado.

Qual foi a primeira doença contagiosa?

Um vírus que prejudicava a humanidade havia pelo menos 5 mil anos e foi responsável pela morte de 300 milhões de pessoas somente no século 20.

Quais doenças causadas por vírus estão erradicadas no Brasil e como isso ocorreu?

O sarampo foi considerado erradicado no Brasil em 2016, mas novos surtos da doença foram confirmados à partir de 2018 e uma preocupação global surgiu. O problema vem sendo apontado como a falta de imunização das crianças, bem como a imigração de pessoas infectadas.

Qual a principal causa para o retorno de doenças erradicadas?

Existem vários fatores que podem contribuir para o reaparecimento de doenças. Um dos principais é a falta de saneamento básico. Em regiões onde não há tratamento de esgotos, água potável, limpeza urbana, coleta de lixo, manejo e controle de resíduos, a probabilidade de procriação de vírus e bactérias é muito maior.

Porque a poliomielite voltou?

Considerada erradicada das Américas em 1994, a poliomielite voltou ao radar de especialistas. Isso porque a taxa de cobertura vacinal no Brasil segue em queda. Atualmente, está em cerca de 60% do público alvo: crianças até cinco anos.

Qual o último caso de poliomielite no Brasil?

No Brasil o último PVS detectado foi em 1989, na Paraíba. Em 2015, a 68ª Assembleia Mundial da Saúde, repactuou o compromisso dos países membros com o processo de erradicação da poliomielite até o ano de 2018.

São doenças que já foram controladas no passado mas voltaram a incidir sobre a população como é o caso da cólera e da dengue de que doenças estamos falando?

Já as "doenças reemergentes" indicam mudança no comportamento epidemiológico de doenças já conhecidas, que haviam sido controladas, mas que voltaram a representar ameaça à saúde humana.

São exemplos de doenças com quadro de persistência?

Dentre as doenças transmissíveis que apresentam um quadro de persistência, podem-se citar a tuberculose, apresentando resultados favoráveis na redução da mortalidade devido à disponibilidade de tratamento específico de alta eficácia; as hepatites virais, especialmente as hepatites B e C, em função das altas ...

Porque o sarampo voltou?

Simples assim: o sarampo voltou porque deixamos de nos vacinar. A cobertura vacinal caiu, nestes últimos anos, de 92% para 76%, que é muito baixa para conter o vírus. Resultado: o vírus não perdoou. Voltou com força total e neste último ano acometeu e matou pessoas desprotegidas e suscetíveis.

O que é uma pessoa erradicada?

Significado de Erradicado

Erradicado vem do verbo erradicar. O mesmo que: eliminado, cessado, arrancado, debelado, desarraigado, desenraizado.

Quais são as 4 fases da história natural da doença?

História natural da doença – período inicial da patogênese ou de incubação, período prodrômico, período manifestação clínicas e evolução (cura, cronicidade).

O que é controle de uma doença?

Controle da doença: Refere-se à aplicação de medidas populacionais voltadas a conseguir uma situação de controle da doença, ou seja, à redução da incidência da doença a níveis nos quais ela deixe de ser um problema de saúde pública. As medidas de controle estão voltadas à redução primária da morbi-mortalidade.

Quais doenças erradicadas voltam a aparecer no século 21?

Estamos entre os países mais avançados na área. Doenças como o sarampo, meningite, coqueluche, hepatite, entre outras, hoje, estão controladas graças ao elevado índice de imunização. Enfermidades que, há poucas décadas, registravam números de óbitos preocupantes, principalmente em crianças.

O que pode ser feito para evitar o reaparecimento de doenças erradicadas?

Vacinação é essencial para evitar a volta de doenças erradicadas.

Por que as doenças consideradas já erradicadas no Brasil voltaram a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde?

Doenças já erradicadas no Brasil voltaram a ser motivo de preocupação entre autoridades sanitárias e profissionais de saúde. Baixas coberturas vacinais, de acordo com o próprio Ministério da Saúde, acendem “uma luz vermelha” no país. No Amazonas e em Roraima, com o surto de sarampo.

Qual doenças já havia sido erradicada no Brasil e recentemente houve um surto na Amazonas por conta da queda da cobertura vacinal?

Sarampo, pólio, difteria e rubéola voltam a ameaçar após erradicação no Brasil. O sarampo era considerado uma doença erradicada no Brasil desde 2016, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) identificou que o país estava havia um ano sem registro de casos do vírus.

Artigo anterior
Qual melhor investimento para se ter uma renda mensal?
Artigo seguinte
Qual a importância do pH do estômago?