O que é responsabilidade tripla no caso de dano ambiental?

Perguntado por: Gustavo Sebastião Sá Sousa  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (40 avaliações)

Portanto, a denominada tríplice responsabilidade ambiental significa dizer que, pessoas físicas ou jurídicas causadoras de degradação, poderão ser condenadas na esfera Civil, Administrativa e Penal.

Em que consiste a tríplice responsabilidade pelo dano ambiental?

Como visto, a Constituição Federal prevê a tríplice responsabilidade ambiental, pela qual o causador de danos ambientais está sujeito à responsabilização administrativa, cível e penal, de modo independente e simultâneo.

O que é responsabilidade tríplice?

A tríplice responsabilidade está prevista na Constituição Federal, e significa que os causadores de danos ambientais, pessoas físicas e jurídicas, poderão ser punidos de forma independente nas três esferas: Art. 225.

Quais são os três tipos de responsabilidade no direito ambiental?

A Constituição Federal de 1988 no capítulo dedicado ao Meio Ambiente estabelece como forma de reparação do dano ambiental três tipos de responsabilidade, a saber: civil, penal e administrativa, todas independentes e autônomas entre si.

Qual a responsabilidade do dano ambiental?

A responsabilidade nos danos ambientais, além de objetiva, é integral e solidária. Qualquer medida tendente a afastar as regras da responsabilidade objetiva e da reparação integral é adversa ao ordenamento jurídico pátrio. A não-admissão do princípio do risco integral vai contra o ordenamento ambiental.

AGU Explica - Responsabilidade Civil por Dano Ambiental

29 questões relacionadas encontradas

Quais os tipos de responsabilidades ambientais?

A doutrina denomina de “tríplice responsabilização” os três tipos de responsabilidade em matéria ambiental, quais sejam: (i) responsabilidade civil, (ii) responsabilidade administrativa e (iii) responsabilidade penal.

O que é a responsabilidade objetiva em matéria ambiental?

No dano ambiental, assim exposto, a regra é a responsabilidade civil objetiva, na qual aquele que através de sua atividade cria um risco de dano para terceiro deve ser obrigado a repará-lo, ainda que sua atividade e seu comportamento sejam isentos de culpa.

Quais as esferas de responsabilidade no direito ambiental?

Como visto, o Direito Ambiental atua em três distintas esferas: responsabilidade ambiental administrativa, responsabilidade ambiental civil e responsabilidade ambiental penal.

Quais as esferas de responsabilidade no Direito Ambiental explique uma delas?

Isso porque a responsabilização por danos causados ao meio ambiente enseja consequências em três esferas: administrativa, civil e penal. É a denominada responsabilidade ambiental tripla. Nesse sentido, os atos que configuram danos ao meio ambiente sujeitarão o infrator à três espécies de responsabilidade.

O que é a responsabilidade civil ambiental?

A responsabilidade Civil Ambiental tem por finalidade reparar o dano. Para se existir a responsabilidade civil ambiental precisa existir um dano, agente e o nexo de causalidade. Sem dúvida, o intuito inicial é prevenir o dano, evitar que ele ocorra.

O que é responsabilidade funcional?

"Responsabilidade funcional é assumir tudo aquilo que você faz. É estar certo de que as decisões tomadas te levarão aos melhores resultados."

O que é responsabilidade administrativa?

A responsabilidade administrativa resulta de infração a normas administrativas, sujeitando o infrator a uma sanção de natureza também administrativa; ela se fundamenta na capacidade que as pessoas jurídicas de direito público têm de impor condutas ao administrado – é o poder administrativo, inerente à Administração dos ...

O que é responsabilidade sustentável?

Responsabilidade Ambiental é um conjunto de atitudes, individuais ou empresarias, voltado para o desenvolvimento sustentável do planeta. Ou seja, estas atitudes devem levar em conta o crescimento econômico ajustado à proteção do meio ambiente na atualidade e para as gerações futuras, garantindo a sustentabilidade.

O que é responsabilidade administrativa no direito ambiental?

A responsabilidade ambiental administrativa encontra previsão no artigo 70 da Lei de Crimes Ambientais: “toda ação ou omissão que viole as regras jurídicas de uso, gozo, promoção, proteção e recuperação do meio ambiente”.

Como ocorre a aplicação princípio da responsabilização no direito ambiental?

Na responsabilidade civil ambiental não se admitem as excludentes de responsabilidades civis do fato de terceiro, culpa concorrente da vítima, caso fortuito ou força maior. Portanto, ocorrendo o dano no curso da atividade potencialmente poluidora, obriga-se o responsável a reparar eventuais danos.

Quais são os princípios do direito ambiental?

Princípios do Direito Ambiental
  • Princípio da Dignidade da Pessoa Humana: ...
  • Princípio do Direito Humano Fundamental ao Meio Ambiente Sadio: ...
  • Princípio do desenvolvimento sustentável: ...
  • Princípio da Prevenção e princípio da Precaução: ...
  • Princípio do poluidor pagador: ...
  • Princípio da Função Social e Ambiental da Propriedade:

O que é a teoria da responsabilidade objetiva?

A responsabilidade civil objetiva no CDC - prevista nos arts. 12 e 14 - é a imposição que obriga o fornecedor a reparar os danos causados aos consumidores decorrentes de vício do produto, informações insuficientes ou inadequadas ou, ainda, de falhas na prestação de serviços, independentemente da existência de culpa.

Qual a diferença entre responsabilidade objetiva e subjetiva?

Responsabilidade civil: subjetiva X objetiva

A diferença é que na responsabilidade civil subjetiva a vítima precisa provar a culpa do agente, enquanto que na responsabilidade civil objetiva não há necessidade comprobatória de culpa.

Quais são as responsabilidades do desenvolvimento sustentável?

Sustentabilidade é a forma de desenvolvimento que, mesmo suprindo nossas necessidades atuais, se preocupa em atender essas mesmas necessidades das gerações futuras, sem prejudicar o meio ambiente e garantindo uma formação saudável e uma interação de respeito entre homem e natureza.

O que é sustentabilidade dentro de uma empresa?

Sustentabilidade é uma maneira de preservar o meio ambiente, gerar mais qualidade de vida para as pessoas e, ao mesmo tempo, manter a sua empresa lucrativa. Sustentabilidade é uma forma de gerar lucros para a sua empresa sem que as suas atividades causem impactos negativos na vida das pessoas e na natureza.

Quais são os tipos de sustentabilidade?

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica.

Quando ocorre uma responsabilidade administrativa?

Responsabilidade administrativa. Resulta de infração a normas administrativas, sujeitando-se o infrator a uma sanção de natureza também administrativa: advertência, multa, interdição de atividade, suspensão de benefícios etc.

Quais os tipos de responsabilidades da Administração?

A Administração tem obrigação de indenizar a vítima pelo ato danoso e injusto que lhe foi causado, não sendo necessário à vítima provar culpa dos agentes ou falta de serviço. Para que surja a responsabilidade, mister se faz que a vítima comprove que sofreu um dano e que ele é injusto.

Quais são os poderes administrativos?

A doutrina, geralmente destaca os seguintes poderes: poder vinculado; poder discricionário; poder normativo; poder hierárquico; poder disciplinar e poder de polícia.

Qual a responsabilidade do servidor público?

A responsabilidade civil do servidor público consiste no ressarcimento dos prejuízos causados à Administração Pública ou a terceiros em decorrência de ato omissivo ou comissivo, doloso ou culposo, no exercício de suas atribuições (art. 122 da Lei nº 8.112/90 e art. 37, § 6º, da Constituição Federal).

Artigo anterior
Pode usar corante alimenticio em sabonete artesanal?
Artigo seguinte
Onde o mar é mais violento?