O que é remessa para conserto?

Perguntado por: Renato Flávio Andrade Castro Miranda  |  Última atualização: 11. Januar 2025
Pontuação: 4.6/5 (22 avaliações)

A remessa para conserto é a operação em que a mercadoria, bem do ativo permanente ou do próprio uso ou consumo do contribuinte é remetida a outro estabelecimento do mesmo contribuinte ou de terceiro, inclusive trabalhador autônomo ou avulso, para fim de conserto ou reparo.

O que é uma remessa para conserto?

O que é nota fiscal de remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo? É uma nota fiscal específica que uma empresa emite para uma assistência técnica especializada ou para o próprio fabricante a fim de que se façam serviços de ajuste ou manutenção em um ativo imobilizado.

Quem deve emitir a nota de retorno de conserto?

Após a realização do conserto, nos termos do artigo 8º, inciso II, da Portaria CAT-56/2021, o prestador de serviço emite uma Nota Fiscal de retorno simbólico das peças remetidas para manutenção, reparo ou conserto, sem destaque do ICMS, ao abrigo da não incidência, prevista no inciso X, do artigo 7º, do Regulamento do ...

Qual a diferença entre CFOP 5915 e 6915?

Para operações de envio para conserto ou reparo, utiliza-se o CFOP 5.915 quando realizado dentro do mesmo estado e o CFOP 6.915 quando enviado para outra unidade da federação.

Qual CFOP usar para conserto?

CFOP 6915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo.

Nota fiscal de remessa para conserto: Tudo que você precisa saber - Tecnoponto

28 questões relacionadas encontradas

Quando utilizar remessa para conserto?

Remessa e retorno de conserto

Esse tipo de nota fiscal é emitida quando algum produto apresenta algum defeito e é enviado a terceiros para reparos. Para esse tipo de movimentação há a isenção de impostos e o prazo máximo de retorno desses bens é de 180 dias.

Qual o ICMS para remessa de conserto?

O ICMS não incide sobre a remessa e retorno para conserto de bens de usuário final, integrantes do seu ativo imobilizado, bem como sobre a remessa e retorno de partes e peças adquiridas pelo proprietário do equipamento para serem empregadas no referido conserto (artigo 7º, incisos IX e X, do RICMS/2000). III.

Quando devo usar o CFOP 5915?

O CFOP 5915 é um código exclusivo para operações de saída. Isso porque identifica se a mercadoria é uma remessa, conserto ou reparo, dentro do mesmo estado da empresa. Esse código também pode ser utilizado para indicar que um produto está em trânsito para reparo.

Qual o CFOP de retorno de remessa para conserto?

CFOP 6916 - Retorno de mercadoria ou bem recebido para conserto ou reparo.

Quando devo usar o CFOP 6915?

XV do Art. 5º do RICMS/MT, com CST 41 e CFOP 6915. 6.915 - Remessa de mercadoria ou bem para conserto ou reparo. Classificam-se neste código as remessas de mercadorias ou bens para conserto ou reparo.

Qual o NCM de remessa para conserto?

NCM 49111010 - Que contenham informações relativas ao funcionamento, manutenção, reparo ou utilização de máquinas, aparelhos, veículos e outras mercadorias de origem extrazona.

Quem pode emitir NF de remessa para conserto?

Para conserto ou reparo dentro do DF o cidadão (consumidor) deve comparecer a assistência técnica que será responsável pela emissão do respectivo documento fiscal.

Qual a diferença entre retorno e remessa?

Como foi possível perceber, a diferença principal entre NF de remessa e de retorno é a movimentação da mercadoria. Se o produto for enviado para algum lugar, será emitida a nota fiscal de remessa. Caso o volume volte à sua origem, emitimos a nota de retorno.

Qual CFOP de retorno para 5916?

Retorno de produto recebido para conserto ou reparo (CFOPs 5916 / 6916) Retorno de produto recebido para demonstração (CFOPs 5913 / 6913)

Qual o prazo para retorno de nota fiscal de remessa para conserto?

O que é? Mercadoria ou bem destinados a conserto, reparo ou industrialização, total ou parcial, com suspensão da incidência de ICMS, deverá retornar no prazo de cento e oitenta dias, contado da respectiva remessa.

Quem emite a nota fiscal de retorno?

Quem pode emitir nota de devolução

A NF de devolução pode ser emitida tanto pelo remetente da mercadoria como pelo destinatário.

Como funciona nota de retorno?

É utilizada nos casos em que é preciso retornar uma mercadoria para o estoque, porém, a saída dela não foi pelo motivo de venda ou compra. Normalmente, a nota de retorno é utilizada quando a empresa recebe uma Nota Fiscal de Remessa, e precisa emitir um retorno para o estabelecimento que enviou a remessa.

O que é a nota de remessa?

A Nota Fiscal de Remessa é o documento emitido quando há circulação de mercadorias sem o objetivo de venda, garantindo a não incidência de impostos. No contexto do Comércio Exterior, de maneira geral, em algum momento o produto precisa circular para fora da fábrica, ainda que não tenha sido vendido de fato.

Quando emitir nota fiscal de simples remessa?

Quando emitir uma nota fiscal de remessa?
  • quando uma mercadoria não vendida sai da sua empresa de maneira momentânea ou permanente, como para a realização de um conserto ou a mudança para outro depósito;
  • quando uma mercadoria não vendida está sendo levada para a sua instituição, porém ela não apresenta uma nota fiscal.

Qual a diferença de remessa para conserto e remessa em garantia?

A nota fiscal de remessa para conserto deve ser emitida quando um produto vai ser enviado para reparar as falhas. Já a nota de remessa em garantia é quando uma mercadoria será substituída por outra de valor equivalente ou superior a que foi comprada.

Qual o CFOP de remessa para conserto fora do Estado?

Nas operações de remessa para conserto ou reparo, a natureza da operação a ser utilizada é o CFOP 5.915 se dentro do Estado, quando enviado para outra Unidade da Federação deverá ser utilizado o CFOP 6.915.

Tem IPI na remessa para conserto?

Sendo assim, na remessa ou retorno de conserto não incide o IPI.

Qual a diferença entre industrialização e conserto?

A dúvida sempre persiste entre conserto e industrialização, mas, naturalmente as duas operações não se confundem, pois, conserto deriva de uma operação que não modifica a mercadoria, não a transforma, só a coloca em posição de uso, em contrapartida a industrialização cria outra mercadoria ou a aperfeiçoa para consumo, ...

Como funciona uma remessa?

Remessa para vendas

É quando a mercadoria sai de um lugar para ser vendido em outro. Esse tipo de nota precisa ser clara quanto a isso, indicando no campo correspondente essa natureza. Ela é usada quando um produto sai da fábrica para a loja ou de uma distribuidora para uma filial, por exemplo.

Como funciona o processo de remessa?

A remessa é o envio de informações financeiras do emissor (por exemplo, um condomínio) para o banco, enquanto o retorno é a resposta do banco, fornecendo detalhes sobre as transações realizadas, como confirmação de pagamento.

Artigo anterior
O que é taylorismo e fordismo?
Artigo seguinte
O que significa me antes do nome?