O que é regência nominal e exemplos?

Perguntado por: Verónica Luana Martins Melo  |  Última atualização: 9. April 2022
Pontuação: 4.1/5 (40 avaliações)

Regência Nominal é a relação estabelecida entre um nome (substantivo, adjetivo, alguns advérbios) e seus respectivos complementos por meio de uma preposição. Veja os exemplos: O problema ficou fácil de solucionar. Sou grata a vocês pela ajuda.

Como identificar uma regência nominal?

A regência nominal indica a relação que um nome (termo regente) estabelece com o seu complemento (termo regido) através do uso de uma preposição.
...
Exemplos de regência nominal
  1. favorável a;
  2. apto a;
  3. livre de;
  4. sedento de;
  5. intolerante com;
  6. compatível com;
  7. interesse em;
  8. perito em;

O que é regência nominal?

A regência nominal consiste na relação de dependência entre o substantivo, adjetivo e advérbio e o seu complemento.

Quando que ocorre a regência nominal?

A regência nominal é um dos tipos de regência existentes e, como o nome já sugere, ocorre apenas entre nomes (substantivo, adjetivo ou advérbio). Quando um termo influencia outro em uma sentença, dizemos que se trata de um termo determinante.

O que é transitividade verbal 7 ano?

A transitividade verbal é a relação estabelecida entre o verbo e outros termos da oração, caracterizando-o como transitivo direto, transitivo indireto ou bitransitivo.

Regência Nominal [Prof Noslen]

24 questões relacionadas encontradas

Como usar a regência nominal?

Regência Nominal é a maneira de um nome (substantivo, adjetivo e advérbio) relacionar-se com seus complementos. Em geral, a relação entre o nome e o seu complemento é estabelecida por preposição.
...
  1. Olhos “ansiosos de” novas paisagens.
  2. Estava “ansioso por” vê-la.
  3. Estou “ansioso para” ler o livro.

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

O que é a regência de uma frase?

Gramática. Regência, tanto a regência verbal como a regência nominal, é o processo em que um termo determinante rege outro determinado a ele, estabelecendo relação de subordinação entre os dois. A marca de subordinação costuma dar-se pela preposição que liga um termo ao outro ou pela ausência dela.

Como aprender regência?

Estudar regência envolve vários outros tópicos, como transitividade verbal e uso de pronomes oblíquos que exercem função de objeto. Procure estar atento à matéria, inclusive quando estiver lendo sobre outros temas. Você vai perceber como a regência constrói uma linha coerente entre as palavras no texto.

O que é termo regente exemplos?

O termo regente é aquele que exige um complemento para ter determinado sentido. Quando a regência é nominal, o termo regente é um nome (adjetivo, advérbio ou substantivo) e o termo regido é um complemento preposicionado, subordinado a esse nome. Exemplo: Tenho medo de escuro.

O que é a palavra regência?

1. Acto ou efeito de reger. 2. Direcção .

Qual é o significado de reger?

Significado de Reger

verbo transitivo direto e pronominal Orientar-se; conduzir algo, alguém ou a si próprio: não conseguiu reger os alunos; regia-se pela constituição.

O que é um verbo transitivo indireto exemplos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Quais são os verbos transitivos indireto?

Verbos transitivos indiretos são verbos que necessitam de um objeto indireto para completar o seu sentido, permanecendo com sentido incompleto sem esse complemento. Um verbo transitivo indireto necessita obrigatoriamente de uma preposição para estabelecer regência verbal com o objeto indireto.

O que é um verbo intransitivo indireto?

Verbos que não precisam de complemento

As ações propagadas pelos verbos intransitivos têm início e fim no próprio sujeito, não sendo necessário complementos verbais para completar o seu sentido. Dessa forma, os verbos intransitivos não criam transitividade verbal com um objeto direto e com o objeto indireto.

Estou ansiosa para ou por?

4 com a conjunção antecedida de preposição – por que: «Estou ansioso por que chegues»; 5 com a preposição de: «A busca ansiosa da felicidade»; note-se que, neste caso, a preposição deve ser interpretada como dependendo de busca e não de ansiosa. 6 com a preposição para: «Estou ansiosa para te ver».

Como faço para saber se o verbo e transitivo ou intransitivo?

Verbos transitivos são verbos que precisam de complementos verbais para completar o seu sentido. Têm um significado incompleto. Verbos intransitivos são verbos que não precisam de complementos verbais para completar o seu sentido.

O que é um verbo transitivo direto e indireto?

Portanto, de maneira resumida, o verbo transitivo direto exige um objeto direto, isto é, exige um completo não preposicionado. Já o verbo transitivo indireto demanda um objeto indireto, o que nos mostra que o seu complemento deve ser antecedido por uma preposição.

O que é verbo transitivo direto indireto é intransitivo?

Os Verbos Transitivos são os verbos que precisam de um objeto como complemento para que possuam sentido completo, podendo ser transitivos diretos ou transitivos indiretos. Os Verbos Intransitivos são aqueles que não precisam de complemento pois possuem sentido completo sozinhos.

Que rege sinônimo?

1 possuem, dominam, comandam, mandam, governam, arrebatam, subjugam, empolgam, emocionam. Sabem lidar com as pessoas: 2 levam, controlam, lidam, tratam, administram.

O que é reger um coral?

Regência coral (em latim: ars choralis) é a arte ou técnica de condução e controle de coros, e uma das especialidades do canto coral.

Como conjugar o verbo reger?

Conjugação do verbo: reger
  1. Presente. eu. rejo. tu. reges. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. regia. tu. regias. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. regerei. tu. regerás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. reja. que tu. rejas. que ele/ ela/ você ...
  5. Futuro. se eu. reger. se tu. regeres. ...
  6. Pessoal. eu. reger. tu. regeres. ...
  7. eu. regeria. tu. regerias. ele/ ela/ você

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Artigo anterior
Quantas sessões de radiofrequência são necessárias?
Artigo seguinte
Como calcular 50% de 70?