O que é reembolso na contabilidade?

Perguntado por: Marta Érika de Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
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REEMBOLSO OU RECUPERACAO DE DESPESAS CONTABILIZACAO. Os reembolsos de despesas caracterizam-se por valores pagos ou devidos cujo ônus deva ser reembolsado por terceiro.

Como contabilizar un reembolso?

5 dicas práticas para contabilizar o reembolso de despesas com viagens corretamente
  1. Definir despesas reembolsáveis e não reembolsáveis;
  2. coletar comprovantes;
  3. lançar despesas no sistema;
  4. calcular e realizar o reembolso;
  5. registrar e arquivar o recibo.

O que é o reembolso?

1. Acto ou efeito de reembolsar. 2. Pagamento de uma quantia devida.

O que é reembolso de despesa?

É um processo do departamento financeiro em que a empresa ressarce o colaborador que teve algum gasto corporativo. Após ter feito a despesa diretamente ligada ao trabalho, ele comprova por meio de notas e recibos fiscais para, enfim, ser reembolsado pela companhia.

Como classificar reembolso?

Como classificar reembolso de despesas? Em linhas gerais, a CLT prevê que os reembolsos de despesas não integram a remuneração do empregado, a menos que os valores recebidos ultrapassem 50% do seu salário. Por não apresentarem natureza salarial e sim natureza indenizatória, esses pagamentos não recebem tributação.

Reembolso de Despesas - Sevilha Contabilidade Ltda Vicente Sevilha Junior

38 questões relacionadas encontradas

Como lançar reembolso na folha de pagamento?

O reembolso de despesas, devem obrigatoriamente serem informados na folha de pagamento. Na folha de pagamento devem destacar as parcelas integrantes e não integrantes da remuneração e os depósitos legais. Portanto, mesmo não tendo incidências, os valores do reembolso de despesas, devem constar na folha de pagamento.

Como lançar reembolso de fornecedor?

O lançamento a ser feito é : Debitar Adto. a Fornecedor (AC), não computando este valor no seu custo, pois, como é sabido, irá ser reembolsado. Ou fazer um lançamento de ajuste onde no primeiro momento D Estoque C Fornecedor, no valor total da nota fiscal, após D Adto.

Como cobrar reembolso de despesas?

O reembolso das despesas deve estar expressamente previsto nos contratos assinados entre o contribuinte e seus clientes; O reembolso deve ocorrer pelo valor efetivamente desembolsado pela empresa – nunca por um valor superior; As despesas devem referir-se a gastos necessários, usuais e comprovados, nos termos do art.

O que significa reembolso não tributável?

Para considerar-se legítimo e sem incidência tributária, o reembolso de despesas deve consistir no recebimento de valores que, por previsão legal ou contratual, são de titularidade da empresa contratante do serviço, mas, foram pagas pela empresa contratada.

Como pedir reembolso?

Como pedir um reembolso na Play Store
  1. Acesse play.google.com/store/account;
  2. Faça login com sua conta do Google;
  3. Clique em “Histórico de pedidos”;
  4. Na compra que deseja pedir o reembolso, clique em “Solicitar um reembolso”;
  5. Preencha o formulário e indique que você quer ser reembolsado.

O que é reembolso na Shopee?

A Shopee permite que os compradores criem solicitação de devolução e reembolso. Uma vez que a solicitação de devolução é aprovada, o comprador deve devolver o produto em seu estado original. É exigido que você reembolse a valor integral ao comprador depois que você receber o produto.

Porque acontece o reembolso?

“A empresa tem que realizar o reembolso sempre”

Os casos em que você é obrigado estão todos previstos no Código de Defesa do Consumidor, e são eles: direito de arrependimento, produto impróprio para consumo, e produto com defeito.

O que é reembolso Shopee?

Se você teve algum problema com uma entrega ou se arrependeu, não se preocupe, pode pedir reembolso de uma compra na Shopee diretamente no app da plataforma. Embora seja uma situação inconveniente, a solicitação pode ser feita de maneira bastante intuitiva.

Como contabilizar reembolso de quilometragem?

DO CÁLCULO DO VALOR A SER REEMBOLSADO E DO SEU REAJUSTE

A prática do reembolso é baseada no quilômetro rodado, ou seja, multiplica-se o total da quilometragem percorrida durante a semana, quinzena ou mês pelo valor pago por quilômetro.

Como contabilizar um pagamento indevido?

Os valores pagos indevidamente ou a maior estarão sujeitos à atualização monetária pela taxa SELIC acumulada mensalmente, calculados a partir da data do pagamento indevido ou a maior até o mês anterior ao da compensação, ou restituição e de 1% relativamente ao mês em que estiver sendo efetuada.

O que é receita tributável?

Para efeito de apuração do IRPJ e da CSLL, as receitas financeiras são receitas tributáveis tanto para as pessoas jurídicas que adotem o Lucro Presumido quanto para as que tributam pelas regras do Lucro Real.

O que é reembolso de despesa de cobrança de terceiros?

Nesse caso, o banco cobra um valor que é, em tese, repassado para esse terceiro que prestou o serviço. Referidos serviços não são regulamentados pelas resoluções e circulares do Banco Central-Conselho Monetário Nacional, mas podem ser cobrados pelas instituições financeiras a título de ressarcimento de despesa.

O que é uma nota de débito?

Nota de débito: se refere ao saldo positivo. Ou seja, aquilo que a empresa precisará receber devido às despesas decorrentes da realização do serviço – normalmente usada para clientes.

O que é nota de débito reembolso?

As notas de débito são um tipo de documento emitido para avisar um cliente de débito (valor a pagar). Por isso, a nota de débito é um tipo de documento comumente usado para solicitar reembolso entre empresas.

Quando utilizar a conta recuperação de despesas?

REEMBOLSO OU RECUPERAÇÃO DE DESPESAS - CONTABILIZAÇÃO

É o caso, por exemplo, de um contrato de consultoria, onde a empresa contratante assume as despesas de viagem, alimentação, etc. das pessoas que irão prestar os serviços e que são empregados ou sócios da empresa contratada.

O que é uma nota de despesa?

A nota de despesa está relacionada a mercadorias que foram adquiridas mas que não existe a necessidade em registrar a entrada no Postofácil, sendo utilizada apenas para fins de faturamento.

Como fazer o lançamento de despesas na contabilidade?

Quais são os elementos essenciais do lançamento contábil?
  1. local: localização da empresa;
  2. data: dia, mês e ano que ocorreu o registro;
  3. conta devedora: é a conta que foi debitada (lançada dívida), é importante saber que essa conta sempre vem primeiro no lançamento;

Como contabilizar as despesas?

A despesa então é contabilizada da mesma forma que o custo, ou seja, debitamos quando aumentamos o seu saldo, e creditamos para diminuir, ou transferir para a conta de ARE.

Como contabilizar indenização art 480?

Cálculos: salário do funcionário / 30 dias * quantidade de dias que falta para o término do contrato / 2. 1.300,00/ 30 dias = 43,33 * 9 dias = 390,00 / 2 = 195,00. Será lançado o evento com referência a metade dos dias (neste caso como é 9 a metade é 4,5) e o valor de 195,00.

Como contabilizar despesas da empresa pagas pelo sócio?

Os lançamentos ficariam da seguinte maneira:
  1. Pela entrada dos recursos; D- Caixa (AC) C- Empréstimos de Sócios (PNC)
  2. Pela aquisição dos equipamentos; D- Imobilizados (ANC) ou Desp. com Bens de Pequeno Valor (RES) C- Caixa.
  3. Pelo devolução dos recursos;

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