O que é recusa de nota fiscal?

Perguntado por: José Borges de Paiva  |  Última atualização: 22. Januar 2025
Pontuação: 4.5/5 (31 avaliações)

A recusa da nota fiscal é utilizada quando o destinatário ou recebedor final da mercadoria não permite que a mercadoria seja descarregada em sua empresa. Em outras palavras, não ocorre a entrada da mercadoria em seu estoque ou inventário.

Como fazer a recusa de uma nota fiscal?

No menu “Serviços”, clique em “Manifestação Destinatário”; É possível realizar a manifestação de várias maneiras, usando chave de acesso ou NSU (Número Sequencial Único); Descreva o motivo do manifesto e realize a operação; Para efetuar a recusa da NFe, o uso do Certificado Digital é obrigatório.

O que acontece quando uma nota fiscal é recusada?

Quando ocorre a recusa da mercadoria, o destinatário ou transportador deverá fazer uma declaração informando a recusa de nota fiscal, com data e assinatura no verso da NF-e. Caso não ocorra a manifestação do destinatário ou do transportador, o fisco considera como verdadeiro e correto o que está impresso na NF-e.

Qual a diferença entre recusa e devolução?

Em outras palavras, a devolução é feita após o recebimento dos produtos, já a recusa da NF-e deve ser realizada antes do recebimento.

Como saber se a nota fiscal foi recusada?

Consulta NFe no site nacional da Nota Fiscal Eletrônica
  1. Acesse o Portal da Nota Fiscal Eletrônica.
  2. Clique no campo “consulta NFe completa”
  3. Digite a sua chave de acesso da NFe; (presente na DANFE)
  4. Verifique a validade do seu documento.

COMO FAZER A RECUSA DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA? NF-e PARTE II

21 questões relacionadas encontradas

Qual o prazo para fazer a recusa de uma nota fiscal?

O destinatário deve apresentar uma manifestação conclusiva dentro de um prazo máximo definido, contados a partir da data de autorização da NF-e. Este prazo é parametrizável e atualmente está definido em 180 dias.

É possível reverter uma recusa de nota fiscal?

Fiquem atentos aos prazos: a recusa de uma nota fiscal pode ser feita em até 180 dias a partir da data de autorização da NFe. Errou na recusa? Sem problemas! É possível reverter a recusa de uma nota fiscal lançando um evento de Confirmação da Operação.

Quem deve fazer a recusa de nota fiscal?

Quem pode fazer a recusa de uma nota fiscal? O contribuinte da Receita Federal é o responsável por fazer a recusa de nota fiscal. Esse processo deve ser adotado quando a mercadoria a ser entregue retorna para a empresa, atestando por algum motivo que o produto não pode ser recebido pelo seu destinatário em questão.

O que acontece quando o destinatário recusa a entrega?

Por padrão, quando a entrega de um objeto pelos Correios é recusada, a carga entra em devolução automaticamente. Contudo, existe a possibilidade de a carga ser disponibilizada para retirada na agência de destino.

Como fazer recusa de mercadoria?

A recusa da mercadoria pode ocorrer de duas formas: ou o destinatário emite uma Nota Fiscal de devolução de compras, ou o destinatário recusa a mercadoria no verso do próprio DANFE, destacando os motivos que o levaram à recusa.

Qual CFOP para entrada de recusa?

Se o cliente recusou, você deve dar entrada com o CFOP 2.949 (retorno de mercadoria não entregue). Na nota de entrada, deverá constar todos os produtos, com os mesmos impostos, e em informações adicionais, a nota fiscal de saída referenciada.

Quem deve emitir a nota fiscal de devolução?

Quem emite a nota de devolução de um produto é a empresa que o vendeu. Por isso, precisa definir o campo “finalidade” indicando “NFe de devolução”. Registre também a data, o número e a série. Por último, lembre-se de colocar o motivo da devolução.

O que é uma recusa eletrônica?

A recusa de Nota Fiscal Eletrônica pode ser feita quando o destinatário percebe inconsistência entre o que está sendo recebido e o que está no DANFE ou na NF-e. A discordância também pode acontecer se houver qualquer erro nas informações descritas nos documentos.

Como fazer recusa de frete no Sefaz?

Basta selecionar o CTe que precisa recusar e clicar em “Manifesto → Desacordo da operação” na aba superior; O próximo passo é descrever a justificativa e concluir o evento; Pronto: o desacordo CTe será transmitido em tempo real para a SEFAZ.

O que acontece se eu recusar o objeto?

Ao optar por simplesmente recusar o objeto, o destinatário irá receber uma notificação para recolher o produto no posto de correios ou parcelshop da transportadora. Caso não o faça até determinado período, o volume será destruído ou devolvido ao remetente.

O que fazer depois de recusar objeto?

Se o consumidor decidir recusar a mercadoria, ele deve escolher a opção "Recusar objeto" no site dos Correios. Com essa ação, a encomenda retorna ao remetente e o consumidor precisa solicitar o reembolso.

O que acontece quando recusar objeto?

O que acontece se recusar objeto taxado? Recusando o objeto taxado e solicitando o reembolso do produto, você deve receber o reembolso do produto normalmente e não haverá nenhuma consequência mais séria.

Quando o estabelecimento pode recusar uma nota?

A nota fiscal é passível de recusa quando a operação referente à NF não foi realizada.

Qual site para fazer recusa de nota fiscal?

Caso queira fazer a recusa de nota fiscal de serviço, também é preciso entrar no site da Sefaz de seu estado, acessar o sistema da prefeitura da cidade onde a nota foi emitida, encontrar a funcionalidade destinada a essa operação e efetuar o procedimento de recusa.

Como saber se a nota fiscal foi cancelada?

O status de uma NF-e (autorizada, cancelada, etc) sempre poderá ser consultada no site da Secretaria da Fazenda do Estado da empresa emitente ou no site nacional da Nota Fiscal Eletrônica (www.nfe.fazenda.gov.br).

Qual é o manifesto que impede a empresa emitente cancelar a nota fiscal?

A Manifestação do Destinatário protege sua empresa de problemas fiscais em casos de notas emitidas sem o seu conhecimento e também impede o cancelamento das notas pelo emitente após a manifestação de confirmação da operação.

É obrigatório realizar a manifestação da nota fiscal?

Uma vez que o destinatário tomou Ciência da Emissão é obrigatória a sua manifestação? Sim. Toda nota informada ao contribuinte tem que ter registrada a sua respectiva manifestação até um prazo máximo de 180 dias, contados da data da ciência.

Como cancelar uma NF-e depois de 24 horas?

Nesse caso, a solução é realizar a devolução da nota fiscal eletrônica para que os efeitos da transação sejam anulados. Esse procedimento também precisa ser autorizado pelo Fisco.

Qual o prazo máximo para circular com uma nota fiscal em SP?

(NR). Atenção: O prazo de validade do documento fiscal na operação de transporte interestadual será de dez dias, contados da data da emissão da nota fiscal (Art. 81, § 1º, do Decreto 18955/1997).

O que fazer quando o cliente não emite nota de devolução?

Quando o fornecedor (destinatário da mercadoria) recusa a nota fiscal de devolução faz-se necessário retomar a operação de compra, oficializando a entrada da mercadoria – novamente na empresa – contabilmente e fisicamente no estoque.

Artigo anterior
Como memória virtual funciona?
Artigo seguinte
Quais foram as curas que Jesus realizou?