O que é Recapado?

Perguntado por: Andreia Pinheiro de Loureiro  |  Última atualização: 23. April 2022
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Recapagem de pneus: saiba tudo sobre esta técnica
Ele garante segurança, estabilidade e desempenho ao veículo. E, uma das formas mais acessíveis e eficazes para não andar com pneus desgastados é a recapagem, que consiste na substituição da borracha da banda de rodagem.

O que é uma recapagem?

Recapar um pneu significa raspar a banda de rodagem antiga e aplicar uma nova banda somente no topo do pneu. A nova banda de rodagem começa de um ombro do pneu e vai até o outro, porém eles não fazem parte deste processo. Geralmente a recapagem é feita a “frio”, com temperatura de vulcanização entre 110°C e 120°C.

Qual a diferença entre pneu recauchutado e recapado?

A utilização do pneu recapado pode ser feita apenas por veículos cuja função é transportar carga, como caminhões. O seu processo de fabricação de assemelha ao do pneu recauchutado, porém, neste caso, somente a borracha da banda de rodagem é substituída, sem que haja alteração no ombro da carcaça.

Qual a diferença de recapagem e recauchutagem?

Já na recapagem a frio a temperatura vai a 115ºC e utiliza-se uma banda de rodagem pré-moldada, isto é, já pronta para ser aplicada a carcaça do pneu. Recauchutagem: É a substituição somente da borracha desgastada da banda de rodagem e dos ombros da carcaça dos pneus.

Pode usar pneu recapado?

O CONTRAN determina que o uso de pneus remoldados, recapados, reformados e recauchutados seja restritos a veículos de passeio, comerciais leves e comerciais. O uso deste tipo de pneu em motocicletas e similares, além de automóveis agrícolas é proibido por lei.

Saiba a diferença entre pneu recapado, recauchutado e remoldado ? - Dica # 1.145

34 questões relacionadas encontradas

Qual o melhor pneu recapado a frio ou a quente?

Reforma de Pneus a Frio

O pneu é montado usando um revestimento de piso pré-vulcanizado (= piso novo) e uma camada de goma de ligação não vulcanizada. A ligação entre a carcaça, a goma colada e o piso pré-curado é criada em autoclave. Comparado com pneus recapados a quente, este pneu tem maior durabilidade.

O que é pneu reformado?

O que é um pneu recauchutado? A recauchutagem é, essencialmente, um procedimento de reparo que reaproveita a carcaça de um pneu danificado. Esse processo consiste na aplicação de borracha não vulcanizada ao longo de toda a superfície de contato do pneu, como a banda de rodagem e os ombros.

Qual a diferença entre recapagem a frio e quente?

O processo pode ser realizado a quente ou a frio. Na recapagem a frio, costuma-se utilizar uma banda de rodagem já pré-moldada para ser aplicada junto à carcaça do pneu. Neste caso, a temperatura pode chegar até 115º C. Já no processo de recapagem a quente, utiliza-se a técnica camelback.

O que é recapagem a frio?

Recapagem a Frio: A Recapagem ou reconstrução de pneus, consiste em aproveitar a carcaça desde que esteja em boas condições, dentro das especificações do INMETRO e assim, aplicando-lhe uma nova banda de rodagem, através do sistema de vulcanização a frio, onde utiliza-se uma autoclave com controles rígidos, de tempo do ...

Qual pneu e melhor reformado ou remoldado?

A ancoragem da camada restauradora do remold é bem superior. O Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia) exige que os remolds usem pneus fabricados há no máximo sete anos, com selo de garantia de origem e de identificação de conformidade obtida em testes.

Qual a durabilidade do pneu recauchutado?

Pneus recauchutados duram menos

Mas, segundo a ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus) e as estatísticas das companhias de seguro de carro, os recauchutados tendem a durar a metade do pneu novo, ou seja, até 30 mil quilômetros rodados em condições normais.

Quanto tempo dura um pneu recauchutado?

De acordo com a ABR (Associação Brasileira do Segmento de Reforma de Pneus), um pneu recauchutado dura, no máximo, mais ou menos metade do tempo que um pneu novo nas mesmas condições. Normalmente, é considerado uma média de 50 a 60 mil quilômetros de vida útil para um pneu novo.

Como funciona a recapagem de pneu?

aplicação de banda: uma faixa adesiva é fixada na banda de rodagem; vulcanização: o pneu é colocado dentro de uma autoclave para receber uma pressão e temperatura uniformes por cerca de 4 horas, vulcanizando a banda de rodagem na carcaça sem possibilidade de soltura.

Quanto custa uma recapagem de pneus?

Cada serviço custa aproximadamente R$ 400 e garante mais dois anos de bom funcionamento do pneu (se for bem conservado).

O que é recapagem de pneus de caminhão?

Muito conhecida entre os motoristas em geral, a recapagem é basicamente uma reforma da carcaça de pneu onde nesta é aplicada uma nova banda de rodagem (tread).

Pode andar com pneu remold?

Não! A Resolução 158/2004 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) proíbe o uso de pneus reformados em veículos automotores de duas ou três rodas. O serviço de reforma de pneus para motocicletas, ciclomotores, motonetas e triciclos é inclusive proibido pelo Inmetro no Brasil.

O que é vulcanização a quente?

A Vulcanização de Correias a Quente nada mais é que um processo onde o principal objetivo é unir partes que antes estavam partidas e substituir um lance com defeito e fazer a correia rodar nas máquinas.

Quantos km dura um pneu remoldado?

Fernanda Campioni, gerente de Pneus e Recapagem, empresa do Grupo Stéfani Ribeirão Diesel, explica que este processo prolonga a vida útil dos pneus em mais de 100%. Segundo ela, um pneu novo pode rodar, em média, 200 mil km – quando recapado, ele pode chegar até 500 mil km.

Quantas recapagens aguenta um pneu?

Depois de ser vulcanizado a 110º C, em 2h30 o pneu pode voltar a rodar. Se a carcaça estiver em bom estado, o equipamento pode receber de dois a três recapamentos. Cada serviço custa em média R$ 380 e o pneu pode rodar mais dois anos, se for bem conservado.

Qual a diferença entre pneu remold e pneu reformado?

Mas, qual é a diferença? No recauchutado se coloca uma nova camada de borracha sobre a antiga; no remoldado toda a borracha do pneu antigo é removida, fica só a carcaça aproveitada para se fabricar um novo pneu.

Qual o melhor pneu remold do Brasil?

Se o pneu escolhido tiver essas 4 características, você pode comprar tranquilamente que estará levando um pneu de qualidade e certificado para casa. Aqui na Gilson Pneus, nós trabalhamos com os pneus Remold da Minuano, que é a melhor marca de pneus Remold do país.

Qual a diferença de um pneu remold para um novo?

Diferentemente do processo de fabricação de um pneu recauchutado, no remold toda a borracha do pneu antigo é removida. Aqui só a carcaça é aproveitada para se fabricar um novo pneu. O fato de receber uma nova banda de rodagem pode tornar o pneu mais confiável e resistente.

Pode usar pneu recapado na dianteira caminhão?

Sim, por exemplo, onibus urbanos e rodoviários utilizam pneus recapados no eixo de tração e no eixo livre, há apenas restrições para o eixo dianteiro, que segundo a resolução do CONTRAN 445 é proibido instalar pneus reformados na dianteira.

Quais os pneus com maior Treadwear?

O Treadwear pode variar entre 60 e 620, sendo 60 os pneus que se desgastam mais rápido e 620 os pneus com a maior durabilidade. Mas, como ele varia de marca para marca e como são as próprias fabricantes que atribuem as notas, não adianta comparar índices de concorrentes diferentes.

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