O que é raquitismo em adultos?

Perguntado por: Lorena Matilde Borges Martins  |  Última atualização: 9. Februar 2022
Pontuação: 4.6/5 (12 avaliações)

Raquitismo em adultos é conhecido como osteomalacia ou ossos moles. A causa mais comum de raquitismo é a falta de vitamina D e cálcio. A vitamina D é obtida em grande parte a partir da exposição da pele à luz solar, mas também é encontrado em alguns alimentos, tais como óleo de peixe e ovos.

Como identificar raquitismo?

Principais Sintomas do Raquitismo
  1. Problemas nos dentes, como atraso no crescimento dos dentes, dentes tortos ou esmalte frágil;
  2. Relutância da criança para andar;
  3. Cansaço fácil;
  4. Atraso no desenvolvimento da criança;
  5. Estatura baixa;
  6. Ossos fracos, com maior tendência a fraturas;
  7. Arqueamento das pernas e dos braços;

O que causa o raquitismo?

Causado por deficiência nutricional de vitamina D, cálcio ou fósforo e por fatores genéticos, o raquitismo atinge os ossos, deixando-os fracos e predispostos a envergarem.

O que é uma pessoa com raquitismo?

O raquitismo é uma doença causada pela falta de vitamina D, cálcio ou fosfato, provocando o amolecimento e a fragilidade dos ossos devido a uma má absorção do cálcio.

Como tratar raquitismo em adulto?

Como é o tratamento

O tratamento do raquitismo tem por base a reposição de vitamina D no organismo, através da ingestão de suplementos dessa vitamina. Além disso, é importante aumenta o consumo de alimentos ricos em vitamina D, como óleo de fígado de bacalhau, salmão, carapau, ovo cozido ou sardinhas enlatadas.

RAQUITISMO | Dicas de Saúde: Dr. Rodrigo Pires Matsuo

34 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de raquitismo?

O raquitismo é dividido em dois tipos: hipofosfatêmico e hipocalcêmico. Apesar de apresentarem causas diferentes, esses dois tipos de raquitismo há hipofosfatemia (redução de fosfato no sangue).

O que é raquitismo e como pode ser evitado?

Raquitismo é uma doença dos ossos que afeta crianças. A deficiência de vitamina D ou de cálcio faz com que a estrutura do osso fique fraca, e os ossos longos dos braços e pernas se tornem frágeis e tortos. O raquitismo é uma condição bastante rara devido à introdução de suplementos vitamínicos e alimentos fortificados.

Quais os sintomas da osteomalacia?

Sinais e sintomas

A osteomalacia causa dores nos ossos (osteopenia), principalmente na coluna vertebral e ossos da pernas e pélvis, fraqueza muscular e, se o teor de cálcio no sangue for muito baixo, tetania (espasmos musculares) nas mãos, pés e garganta.

Quais as causas do raquitismo e osteomalacia?

A deficiência de vitamina D é uma das principais causas tanto de raquitismo como de osteomalacia. Esta vitamina normalmente é sintetizada na pele humana exposta a raios UVB e é transformada em 25-hidroxivitamina D no fígado, que é a forma mais abundante da vitamina e é medida como marcador de suficiência da mesma.

Qual falta de vitamina causa anemia perniciosa?

A anemia perniciosa é um tipo de anemia megaloblástica causada pela falta da vitamina B12 (ou cobalamina) no organismo.

O que pode causar córnea ressecada?

A poluição, o excesso de exposição ao sol, o vento, a exposição ao ar condicionado ou ambientes que de alguma forma tornem o ar mais seco, são fatores que podem atuar como facilitadores na evaporação das lágrimas e, deste modo, provocar secura nos olhos.

O que causa a doença beribéri?

Essa doença ocorre principalmente devido ao consumo excessivo de álcool ou de carboidratos simples, como mandioca, arroz e farinha de trigo refinada, e por isso ela também pode ocorrer em pessoas com excesso de peso ou obesidade.

Qual a falta de vitamina que causa córnea ressecada?

c A falta da vitamina A (retinol) causa xeroftalmia, que é caracterizada pelo ressecamento da córnea; A carência da vitamina D (calciferol) leva ao raquitismo; A vitamina K (filoquinona) age na coagulação do sangue, por isso sua ausência ocasiona deficiência na coagulação; Na anemia perniciosa há uma redução do número ...

Como ocorre a osteomalácia?

Causada geralmente pela ingestão alimentar insuficiente ou má absorção de cálcio no organismo, a osteomalácia resulta no amolecimento ósseo justamente pela falta de minerais necessários para o endurecimento dos ossos.

Quais as diferenças entre osteomalácia é raquitismo?

O RAQUITISMO É UMA DOENÇA ÓSSEA caracterizada pela diminuição da mineralização da placa epifisária de crescimento e a osteomalacia é caracterizada pela diminuição da mineralização do osso cortical e trabecular, com acúmulo de tecido osteóide não mineralizado ou pouco mineralizado.

Qual exame detecta osteomalácia?

O objetivo do tratamento é corrigir a causa que está na origem da osteomalacia, o que pode ser alcançado através de: Suplementação com cálcio, fósforo e/ou vitamina D; Aumento do consumo de alimentos ricos em cálcio e em vitamina D.

Qual a diferença entre osteomalacia e osteoporose?

Duas distúrbios metabólicos ósseas diminuem tal massa: osteoporose e osteomalacia. Na osteoporose, há diminuição da massa óssea com taxa normal de mineral ósseo na matriz óssea. Na osteomalacia, a taxa de mineral ósseo na matriz óssea é mais baixa.

O que a osteopenia causa?

A osteopenia é uma condição pré-clínica que sugere a perda gradual de massa óssea, comprometendo a resistência dos ossos e aumentando o risco de fraturas.

Porque na carência de vitamina D os ossos se tornam frágeis e deformáveis e qual doença pode provocar?

Dado que a vitamina D favorece a absorção intestinal do cálcio e do fósforo presentes nos alimentos, requisito indispensável para que o organismo apresente uma quantidade suficiente destes minerais a fim de permitir o seu depósito nos ossos, a falta de vitamina D torna o osso mais débil e, consequentemente, deformável ...

O que causa a xeroftalmia?

A principal causa da xeroftalmia é a falta de Vitamina A, que é uma vitamina indispensável para o corpo humano, por cuidar da acuidade visual, do crescimento adequado e a diferenciação dos tecidos.

Qual vitamina combate à avitaminose?

Tratamento: a suplementação com as vitaminas do complexo B e o consumo de alimentos que são fontes destas vitaminas, como carnes, peixes e vegetais, ajudam a equilibrar os níveis da vitamina no organismo e evitar complicações.

Qual é a carência da vitamina K?

A deficiência de vitamina K resulta de ingestão extremamente inadequada, má absorção de gordura ou uso de anticoagulantes cumarínicos. ... A deficiência de vitamina K diminui os níveis de protrombina e outros fatores de coagulação dependentes de vitamina K, causando coagulação defeituosa e, potencialmente, sangramento.

Qual a vitamina que evita a cegueira noturna?

Zinco: itens ricos no mineral, como carne, frutos do mar, leguminosas, oleaginosas e pescados, auxiliam a vitamina A a fazer melanina, que afasta a cegueira noturna.

Quais doenças podem estar relacionadas a falta da vitamina A no organismo?

A deficiência em vitamina A pode causar alguns problemas como:
  1. Xeroftalmia. ...
  2. Cegueira noturna. ...
  3. Pele grossa e seca. ...
  4. Atraso no crescimento. ...
  5. Problemas de fertilidade. ...
  6. Enfraquecimento do sistema imune.

Qual a falta de vitamina que causa a cegueira noturna?

O primeiro sintoma da deficiência de vitamina A é a cegueira noturna, isto é, a dificuldade de enxergar bem na penumbra.

Artigo anterior
Pode beber após aplicação de enzimas?
Artigo seguinte
O que os caes nao devem comer?