Quais são as variáveis que regem o treinamento físico?

Perguntado por: Filipe Machado Araújo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (39 avaliações)

As manipulações das variáveis em um programa de treinamento são essenciais para o indivíduo atingir o objetivo proposto pelo programa de treinamento. Dentre as variáveis destacam-se a intensidade, seleção e ordem dos exercícios, intervalo de recuperação, velocidade do movimento e frequência.

Quais as 4 variáveis usadas para controlar a sobrecarga durante o exercício físico?

O volume está relacionado com a duração do treino, tempo do músculo sob tensão (TUT), número de séries e número de repetições.

Quais são as variáveis do treinamento de musculação?

Entendendo e ajustando as variáveis de treinamento!
  • Quantidade de séries. Esta é uma das variáveis mais importantes e que gera muitas dúvidas. ...
  • Número de repetições. ...
  • Amplitude de movimento. ...
  • Cadência dos movimentos. ...
  • Carga. ...
  • Intervalo de descanso entre as séries.

Quais são os principais princípios do treinamento físico?

Para Tubino os cinco princípios do Treinamento Esportivo são: O Princípio da Individualidade Biológica, O Princípio da Adaptação, O Princípio da Sobrecarga, O Princípio da Continuidade, O Princípio da Interdependência Volume-Intensidade (TUBINO, 1984).

O que são variáveis estruturais do treinamento?

As variáveis estruturais estão diretamente relacionadas aos componentes da carga de treinamento e elas são os elementos do programa de musculação que podem ser manipulados para gerar modificações na carga de treinamento (CHAGAS; LIMA, 2008).

Variáveis de treino: volume, intensidade, densidade, e frequência

26 questões relacionadas encontradas

Quais são as variáveis estruturais necessárias para se prescrever qualquer sessão de treinamento intermitente?

As variáveis do treinamento que podemos manipular de forma aguda, a fim de elaborarmos um determinado protocolo, são respectivamente:
  • Intensidade (prescrita por % de 1RM, ou zonas de RM);
  • Volume (descrito pelo número de séries, repetições, exercícios e carga levantada, frequência semanal);

O que é manipulação das variáveis?

Manipulação das variáveis do treinamento para a hipertrofia muscular. O treinamento de força é um dos principais métodos mais utilizados como forma de preparação física por recreacionistas e atletas.

O que são os princípios do treinamento físico?

O que são princípios do treinamento físico? Os princípios de treinamento físico são a base da teoria do treinamento físico e servem para o praticante obter o melhor resultado através da prática e de uma rotina de exercícios.

O que são os princípios de treinamento físico?

É o princípio que determina que cada atividade física tenha suas próprias características, suas possíveis adaptações de acordo com o objetivo e seus estímulos os quais o organismo é submetido, criando efeitos paralelos específicos.

Qual é o princípio mais importante do treinamento?

O principio da adaptação é outro principio extremamente importante no treinamento desportivo. De acordo com Weineck (1991) a adaptação é a lei mais universal e importante da vida. Adaptações biológicas apresentam-se como mudanças funcionais e estruturais em quase todos os sistemas.

Que variáveis do treinamento podemos alterar para promover sobrecarga?

Volume e intensidade estão diretamente associados. Quando aumentamos o volume, a intensidade consequentemente diminui. Então o segredo aqui é diminuir o volume para que a intensidade do treinamento possa aumentar. Então um treino de poucas séries e repetições pode ser tão efetivo quanto outros que priorizam o volume.

O que é intensidade e volume de treinamento?

Trazendo estes conceitos para a musculação, por exemplo, podemos dizer que o volume diz respeito ao tempo de treino, número de repetições, velocidade e tempo de descanso. Já a intensidade é dada pela carga, velocidade de execução, tempo de descanso e outros.

O que é o princípio da especificidade?

Já o princípio da especificidade explica que o condicionamento físico é conquistado a partir de estímulos variados. Por exemplo: os exercícios com peso irão melhorar a força e a resistência muscular, enquanto os exercícios aeróbios irão desenvolver o condicionamento cardiorrespiratório.

Quais são os princípios da sobrecarga?

O princípio da sobrecarga é um conceito básico de treinamento esportivo. Isso significa que, a fim de melhorar, os atletas devem trabalhar cada vez mais, à medida que seus corpos se ajustam aos treinos existentes.

Quais são as fases do princípio da sobrecarga?

A primeira fase deste fenômeno, a que recompõe as energias perdidas, chama-se período de restauração. A segunda fase é chamada de período de restauração ampliada, após o qual o organismo possuirá uma maior fonte de energia para novos estímulos.

Quais os meios que se pode utilizar para aplicar sobrecarga em um plano de treinamento?

Após essa primeira etapa, podem ser adotados dois caminhos para a utilização desse Princípio: primeiramente, aumentar o volume (quantidade) de cada treino, por exemplo, elevar o número de repetições em um treino de musculação, ou aumentar a intensidade do esforço, como o aumento de carga nos exercícios de musculação.

O que é um treino alternado por segmento?

O Método Alternado por Segmento se refere a execução de um exercício para um determinado segmento corporal seguido de outro exercício para outro segmento corporal, com pouco ou nenhum intervalo de recuperação entre eles.

O que é amplitude muscular?

Amplitude de um exercício é o grau de movimento realizado pelas articulações envolvidas. Um dos princípios do treinamento resistido é tentar realizar os exercícios com a máxima amplitude possível.

Como se realiza o treinamento de força?

O que é treino de força? Consiste em um treino que tem como foco principal aumentar o recrutamento das unidades musculares. Sendo assim, esse treino faz com que o corpo exija uma quantidade muito maior de fibras musculares para suprir a resistência imposta durante os exercícios.

Quais são as variáveis agudas de um programa de treinamento resistido?

As variáveis do treinamento que podemos manipular de forma aguda, a fim de elaborarmos um determinado protocolo, são respectivamente: intensidade, volume, velocidade de execução, intervalo de recuperação e ordem dos exercícios.

Quais os principais fatores devem ser levados em consideração quando utilizamos a FC como variável para avaliação e monitoramento da carga de treinamento?

QUESTÃO 3 Quais os principais fatores devem ser levados em consideração quando utilizamos a FC como variável para avaliação e monitoramento da carga de treinamento? Resposta: Medida da frequência cardíaca máxima, Temperatura e ambiente, Aspectos Psicológicos e Velocidade de resposta.

Qual a estratégia inicial para prescrição de uma planilha de treinamento?

Fique atento:
  • Ficha do seu aluno: nome, idade, dados de contato, anamnese, quais suas metas…
  • Nível de treinamento.
  • Frequência dos treinos.
  • Número de exercícios.
  • Tipos de movimento.
  • Organização dos exercícios.
  • Número de séries e repetições.
  • Dicas ou sugestões de como executar algum exercício específico.

O que é o princípio da individualidade biológica?

Princípio da individualidade biológica

É o respeito ao potencial biológico de cada atleta, de acordo com suas capacidades e características físicas.

O que é o princípio da interdependência?

Este princípio aborda os diferentes tipos de sobrecarga, ou seja, quando este aumento se dá no volume ou na intensidade de treinamento físico. Qualquer ação de incremento do volume (quantidade) provocará modificações na estimulação da intensidade (qualidade) e vice-versa.

O que é o princípio da reversibilidade?

O princípio da reversibilidade guarda a seguinte ideia: "o que não se usa, perde-se". Segundo Barbanti (2010), esse princípio assegura que as alterações corporais obtidas com o treinamento físico sejam de natureza transitória.

Artigo anterior
Qual COD do banco Inter?
Artigo seguinte
Como usar babosa para artrite reumatóide?