O que é radioatividade * sua resposta?

Perguntado por: Francisco Sérgio Nogueira Macedo  |  Última atualização: 5. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (42 avaliações)

A radioatividade é definida como a capacidade que alguns elementos instáveis possuem de emitir energia sob forma de partículas ou radiação eletromagnética. A radioatividade é definida como o fenômeno pelo qual um núcleo instável emite partículas e ondas para atingir a estabilidade.

O que é a radioatividade?

Radioatividade é a liberação de uma energia invisível chamada de radiação ionizante, que atravessa o ar e as paredes, partindo de um material radioativo. No nosso planeta existem vinte e oito elementos radioativos naturais dispersos em todos os meios.

O que é radioatividade resposta?

Radioatividade é um processo natural e espontâneo em que átomos instáveis emitem radiação por meio de decaimento, a fim de diminuírem sua energia e tornarem-se mais estáveis. A radioatividade é a capacidade de alguns elementos de emitir energia na forma de partículas ou radiação eletromagnética.

O que é radioatividade é para que serve?

A radioatividade é um fenômeno natural ou artificial, pelo qual algumas substâncias ou elementos químicos chamados radioativos são capazes de emitir radiações. ... As radiações emitidas pelas substâncias radioativas são: partículas alfa, partículas beta e raios gama.

O que é radiação é dê exemplos?

Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento. ... São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc.

O que é a radioatividade? Como ela funciona?

35 questões relacionadas encontradas

O que é irradiação em ciências?

A irradiação ou radiação é o processo mais importante de propagação de calor, pois é através dele que o calor do Sol chega até a Terra. ... A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante.

Quais são os 3 tipos de radiação?

As três emissões radioativas naturais são: partículas alfa (2 prótons e 2 nêutrons), partículas beta (1 elétron) e radiações gama (radiação eletromagnética).

Qual a importância da radioatividade para a sociedade?

“A radioatividade pode nos ajudar, e muito. Por exemplo, na medicina. Na parte de diagnóstico, a medicina nuclear nos ajuda a localizar tumores, com a tomografia. Ela também nos ajuda a tratar alguns tumores, com a radioterapia”, explica o professor, que lembra também da radiografia.

O que vem a ser radioatividade?

Quando uma pessoa sofre contaminação radioativa, ela também se torna uma ameaça para as outras pessoas, pois o material radioativo que está presente nela continua emitindo radiações, que podem contaminar outros. Isso nos mostra que toda pessoa contaminada também foi irradiada.

Como se aplica à radioatividade?

No Brasil, vários são os campos que tiram proveito dos radioisótopos, que são controlados pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN).
  1. Medicina. Na área médica, os radioisótopos são usados principalmente para obter diagnósticos. ...
  2. Meio ambiente. ...
  3. Indústria e agricultura. ...
  4. Alimentos. ...
  5. Da Redação/WS.

O que é radioatividade é os efeitos de impacto na nossa vida?

A radiação ionizante é capaz de alterar o número de cargas de um átomo, mudando a forma como ele interage com outros átomos. Pode causar queimaduras na pele e, dentro do corpo, dependendo da quantidade e intensidade da dose, causar mutações genéticas e danos irreversíveis às células.

Como usar a radioatividade nos dias de hoje?

No entanto, esse fenômeno está sendo usado para ações que fazem parte do nosso cotidiano como nas radiografias esterilização de materiais, na televisão, nos raios solares, na cerveja, nos objetos luminosos e até mesmo na areia da praia.

Qual é a origem da radioatividade?

Pierre e Marie Curie, em 1898, cunharam a palavra RADIOACTIVITÉ em razão de sua recente descoberta. Ela se forma do Latim RADIUS, “vareta de roda, raio de luz”, mais ACTIVUS, de ACTUS, “algo feito”, de AGERE, “agir, realizar, fazer, colocar em movimento”.

Quais os danos à saúde causados pela radioatividade?

A radiação pode provocar basicamente dois tipos de danos ao corpo, um deles é a destruição das células com o calor, e o outro consiste numa ionização e fragmentação(divisão) das células. O calor emitido pela radiação é tão forte que pode queimar bem mais do que a exposição prolongada ao sol.

Quais os principais problemas causados pela radioatividade?

Grandes doses de radiação ionizante podem causar doença aguda reduzindo a produção de células sanguíneas e danificando o trato digestivo. Uma dose muito grande de radiação ionizante também pode danificar o coração e os vasos sanguíneos (sistema cardiovascular), o cérebro e a pele.

Porque Chernobyl não pode ser habitada?

Os elementos químicos que foram liberados na atmosfera também contaminaram a água local e destruíram muitas populações de plantas e de animais. As forças soviéticas, por sua vez, fizeram o patrulhamento da Zona de Exclusão e mataram todos os animais sobreviventes que estavam à vista na década de 80.

Qual é a importância da radioatividade?

Para que serve. Atualmente, são diversas as aplicações da radiação, mas uma das principais é na área da saúde, como nos tratamentos radioterápicos, para o combate e cura do câncer. Mas a radiação também é utilizada nos meios de comunicação, como nos rádios e nos celulares.

Qual dos benefícios de se utilizar radiação em nosso dia a dia?

Um grande benefício da aplicação da radioatividade no nosso cotidiano é a produção de energia elétrica limpa. Essa fonte de energia corresponde hoje a 17% da geração de energia elétrica mundial.

Quais os pontos positivos da radioatividade?

Esterilização de materiais

Tendo em vista que a radiação pode agredir microrganismos, são usadas também para esterilizar equipamentos médicos, alimentos e soros. O processo não deixa resíduos tóxicos, nem radioativos.

Quais são os tipos de radiação que existem?

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Quais são as 3 principais radiações ionizantes?

Conhecer os principais tipos de radiação ionizante (partículas alfa, partículas beta, raios X e raios gama), e saber as diferenças entre elas.

Quantos e quais são os tipos de radiação?

Existem três tipos de radiação: alfa, beta e gama.
...
Nenhuma transmutação se verifica pelos raios gama.
  • Os raios gama são partículas, ou fótons, de energia eletromagnética.
  • Núcleo do radio.
  • Os raios gama são liberados quando um núcleo, após uma desintegração radioativa, fica num estado de alta energia.

Qual a diferença entre radiação e irradiação?

Irradiação e radiação

Enquanto a palavra radiação refere-se à energia que é emitida na forma de ondas eletromagnéticas, a irradiação refere-se à exposição a essa radiação. Por exemplo: a radiação solar irradia o planeta Terra, provendo-lhe de energia em forma de calor e luz visível.

O que é irradiação térmica cite 2 exemplos?

Exemplos de Irradiação Térmica no Cotidiano

Aquecer numa lareira; Irradiação das lâmpadas; Aquecimento dos alimentos no Micro-ondas; Paredes de uma garrafa térmica.

O que é um diagrama de irradiação?

O diagrama de irradiação de uma antena é uma representação gráfica em duas ou três dimensões do comportamento de uma determinada antena, com a diretividade ( ( )φ D ) sendo representada em função do ganho (representando a potência irradiada).

Artigo anterior
É possível aplicar sanção administrativa após o término da vigência contratual?
Artigo seguinte
Qual câmbio do Audi A3 2017?