O que é radiação terrestre?

Perguntado por: Fábio Loureiro Pinto  |  Última atualização: 12. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (21 avaliações)

Radiação terrestre refere-se a fontes de radiação que estão no solo, na água e na vegetação. Os principais isótopos preocupantes da radiação terrestre são o potássio, o urânio e os produtos de decomposição do urânio, como o tório, o rádio e o rádon .

Como acontece a radiação terrestre?

Quando a atmosfera absorve radiação terrestre ela se aquece e eventualmente irradia esta energia, para cima e para baixo, onde é novamente absorvida pela Terra. Portanto, a superfície da Terra é continuamente suprida com radiação da atmosfera e do Sol.

O que é radiação atmosférica?

Enfoca a transferência de radiação na atmosfera e sua interação com nuvens e aerossóis através de medidas experimentais e por satélite assim como de modelagem numérica para obtenção de propriedades atmosféricas.

O que é uma radiação solar?

A radiação solar é a energia emitida pelo Sol, que se propaga em todas as direções através do espaço por meio de ondas eletromagnéticas. Emitida pela superfície solar, essa energia determina a dinâmica dos processos atmosféricos e climatológicos.

O que a radiação solar envia para Terra?

Como a radiação solar chega à Terra? A radiação solar atravessa a atmosfera e chega até a superfície terrestre, aquecendo-a. Boa parte da radiação recebida é absorvida, sendo esta parte a responsável pelo aquecimento do planeta. Outra fração - a infravermelha - é refletida e não chega à Terra.

10ª Classe - Geografia - Radiação solar e radiação terreste

15 questões relacionadas encontradas

O que acontece quando a radiação solar entra na atmosfera da Terra?

Quando atinge a Terra a radiação solar é refletida, retrodifundida e absorvida por várias componentes: 6% é retrodifundida para o espaço pelo próprio ar, 20% é refletida pelas nuvens e 4% é refletida pela superfície da Terra.

Quanto de radiação chega até a Terra?

Como radiação solar chega à superfície da Terra

Uma parte da radiação é refletida para o espaço pelas camadas mais altas da atmosfera. Outra parte é absorvida pelos gases responsáveis pelo efeito estufa: vapor d agua, gás carbônico, metano etc. Ao solo, chega somente 47% da radiação que penetrou na alta atmosfera.

Qual radiação solar?

Tipos de radiação solar

Raios infravermelhos (IV): A radiação infravermelha fornece calor e representa 49% da radiação solar. Raios visíveis (VI): representam 43% da radiação e fornecem luz. Raios ultravioleta (radiação UV): representam 7%. Outros tipos de raios: representam cerca de 1% do total.

O que a radiação solar pode causar?

A radiação ultravioleta produz efeitos prejudiciais, como o aumento de risco de câncer de pele e o fotoenvelhecimento cutâneo, processo que torna a pele espessada, áspera e manchada. ... Já as ondas UVA, mais longas, também aumentam o risco de câncer de pele e são as principais envolvidas no envelhecimento precoce da pele.

Quais são os tipos de radiação solar?

A radiação solar é composta pelo infravermelho, espectro visível e ultravioleta. Esta última faixa é constituída de 3 faixas de comprimento de onda: UVC, UVB e UVA, sendo que a faixa de radiação ultravioleta que se propaga no ar tem comprimento de onda entre 200 e 400nm.

O que é radiação e dê exemplos?

Radiação é um processo físico de emissão (saída) e de propagação (deslocamento) de energia por meio de partículas ou de ondas eletromagnéticas em movimento. ... São exemplos de radiações bastante conhecidas e comentadas: alfa, beta, gama, raio X, ultravioleta, luz visível, ondas de rádio, infravermelha, micro-ondas, etc.

Onde a radiação solar é maior?

A maior parte da absorção da radiação solar em comprimentos de onda do intervalo infravermelho deve-se ao vapor d'água e ocorre na troposfera, onde a maior parte do vapor d'água está localizado. Esta parte da absorção apresenta grande variabilidade devido à distribuição do vapor d'água.

O que há no interior do Sol?

Basicamente, tem átomos de gases batendo uns nos outros, gerando outros gases e liberando energia na forma de luz e calor. Um bruta calor, que no centro do Sol chega a 15 milhões de graus Celsius! Essa fornalha é alimentada pelas chamadas reações nucleares, que transformam hidrogênio em hélio.

Como o Sol emite radiação?

O sol emite alguns tipos de radiação, cada qual com um efeito diferente sobre a pele: Radiação infravermelha: responsável pela produção de calor. Luz visível: toda a luz que enxergamos a olho nu. ... Radiação ultravioleta B: não atinge a superfície terrestre.

Como se dá o balanço de radiação?

O balanço de radiação na superfície da terra é composta de fluxos de radiação solar de ondas curtas (com comprimentos de onda de 0,3 à 3,0μm) e de ondas longas (com comprimento superior à 3,0μm) (TANNER & LEMON, 1962). A reflexão das folhas em maior importância na determinação do balanço de radiação do dossel.

Como a Terra é aquecida?

À medida que os raios solares incidem na superfície terrestre as massas continentais e oceanos concentram e liberam uma parcela de energia recebida. Essa energia refletida aquece a atmosfera, como se fosse uma estufa, denominada de irradiação. Se não houvesse esse fenômeno, a Terra teria uma temperatura muito fria.

Quais são os sintomas da radiação solar?

Além da pele, outras partes do corpo sofrem os efeitos da radiação solar. Os olhos, por exemplo, podem sofrer lesões graves e desenvolverem catarata e fotoconjuntivites como resultado da exposição à radiação. A exposição solar também se relaciona com a desidratação, um problema grave que pode ocasionar a morte.

Qual radiação dá câncer?

Isso ocorre porque elas emitem altos níveis de UVA, a radiação ultravioleta, de maior risco para a doença.

Quanto de radiação O sol emite?

Do Sol a Terra recebe algo como a energia de 10 bilhões de Itaipus. E isso é apenas uma ínfama parcela da luz e calor que emite. Vista da superfície do astro-rei, a Terra é um irrisório grão de areia girando à remota distância de 150 milhões de quilômetros( uma unidade astronômica).

Qual raio é mais nocivo UVA ou UVB?

Raios UVA: Raios Ultravioleta A têm muito mais incidência na superfície terrestre do que os Raios UVB, pois independente do clima eles estão presentes desde o nascimento ao pôr do sol. São invisíveis e os mais prejudiciais à saúde humana, por isso a importância da proteção solar todos os dias.

Quais são os tipos de radiação que existem?

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Qual a porcentagem de emissão da radiação?

Dessa energia, apenas 6% é emitida directamente para o espaço (emissão terrestre) e 111% é absorvida pelos gases de estufa da atmosfera, que reemite depois, de volta para a superfície, uma energia correspondendo a 96% da radiação solar incidente.

Qual tipo de radiação a Terra emite para o espaço?

A Terra, então, libera essa energia, mandando-a de volta para o espaço, na forma de irradiação infravermelha de ondas longas. A maior parte da irradiação infravermelha que a Terra emite é absorvida pelo vapor d'água, pelo dióxido de carbono e outros “gases de efeito estufa” presentes naturalmente na atmosfera.

O que acontece com os raios solares quando chega à superfície terrestre são absorvidos refletidos?

O efeito estufa ocorre quando uma parte da radiação solar refletida pela superfície terrestre é absorvida por determinados gases presentes na atmosfera, entre os quais merecem destaque: o gás carbônico ou dióxido de carbono (CO2), o metano ou gás natural (CH4) e o óxido nitroso (N2O).

O que ocorre dentro do Sol?

Portanto, resumidamente, o Sol gera energia por meio de fusão nuclear do hidrogênio, combinando átomos de hidrogênio para criar hélio e emitir energia. O Sol transforma, em seu núcleo, várias centenas de milhões de toneladas de hélio, a cada segundo.

Artigo anterior
O que é juros de mora diária?
Artigo seguinte
Como pedir luz no meu nome?