O que é radiação solar total?

Perguntado por: Eduarda Soraia de Nunes  |  Última atualização: 24. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (16 avaliações)

A radiação solar é a energia emitida pelo sol na forma de radiação - ondas eletromagnéticas. Ela é emitida pela fotosfera, a camada mais externa do sol, que possui aproximadamente 300 km de extensão. É fonte de energia para o planeta, além de ser responsável pelo seu aquecimento.

O que é uma radiação solar?

A radiação solar é a energia emitida pelo Sol, que se propaga em todas as direções através do espaço por meio de ondas eletromagnéticas. Emitida pela superfície solar, essa energia determina a dinâmica dos processos atmosféricos e climatológicos.

O que é radiação solar global?

Um conceito sempre usado nos modelos de irradiância solar é que a irradiância solar extraterrestre é aquela incidente sobre uma superfície horizontal. Considerando uma superfície plana fora da atmosfera terrestre paralela ao solo.

O que é a constante solar?

1 Constante solar (Fo)

A constante solar é o fluxo de radiação (taxa de transferência de energia = J/s) solar que chega ao topo da atmosfera terrestre e é recebida em uma superfície perpendicular a direção do sol.

Quanto de radiação chega até a Terra?

Dessa energia, apenas 6% é emitida directamente para o espaço (emissão terrestre) e 111% é absorvida pelos gases de estufa da atmosfera, que reemite depois, de volta para a superfície, uma energia correspondendo a 96% da radiação solar incidente.

10ª Classe - Geografia - Radiação solar e radiação terreste

40 questões relacionadas encontradas

Quais radiações chegam até o nosso planeta?

As ondas UVA, UVB e UVC têm diferentes comprimentos de onda. A radiação UVA corresponde quase à totalidade da radiação ultravioleta que chega até a Terra. Em menor escala, a radiação UVB também chega à superfície. Estas duas podem causar queimaduras solares.

É possível 100% da radiação que chega no topo da atmosfera atingir nossa superfície?

Da radiação emitida pela parte sólida da Terra, cerca de 90% é absorvida pela atmosfera, que irradia cerca de 80% novamente para o solo.

O que significa a constante solar dar seu valor médio?

A constante solar é uma constante usada em astronomia que consiste na taxa à qual é recebida a energia solar, por unidade de área, no limite exterior da atmosfera terrestre para a distância média entre a Terra e o Sol. O seu valor é de 1,353 kW/m2.

O que é a constante solar e explique o motivo da quantidade de energia que chega à superfície terrestre não ser igual a ela?

A constante solar

A quantidade de energia radiante que chega ao limite da alta atmosfera recebe o nome de constante solar e tem um valor aproximado de 2 cal/(cm2/min). Apesar do nome, essa quantidade de energia varia de acordo com a distância entre o Sol e a Terra e também segundo a intensidade da atividade solar.

Que Variáveis Compõem a constante solar?

A constante solar está relacionada com a magnitude aparente do Sol (a intensidade de seu brilho recebida pelo espectador) cujo valor é de -26,8; já que ambos os parâmetros vêm descrever o brilho observável do Sol, embora a magnitude se refira apenas ao espectro visível.

O que é a radiação terrestre?

Radiação terrestre refere-se a fontes de radiação que estão no solo, na água e na vegetação. Os principais isótopos preocupantes da radiação terrestre são o potássio, o urânio e os produtos de decomposição do urânio, como o tório, o rádio e o rádon .

Quais as componentes da radiação solar global?

* Radiação solar Global (Rglo): é a somatória da Radiação solar direta mais a difusa (Rglo= Rd + RDif); A interação da radiação solar com atmosfera resulta em momentos agradáveis.

O que é radiação direta difusa e global?

Radiação difusa: luz solar recebida indirectamente, resultante da acção da difracção nas nuvens, nevoeiro, poeiras em suspensão e outros obstáculos na atmosfera. ... Radiação Global: radiação solar total que atinge uma superfície sendo igual a soma da radiação directa, da radiação difusa e da radiação reflectida.

O que a radiação solar pode causar?

A radiação ultravioleta produz efeitos prejudiciais, como o aumento de risco de câncer de pele e o fotoenvelhecimento cutâneo, processo que torna a pele espessada, áspera e manchada. ... Já as ondas UVA, mais longas, também aumentam o risco de câncer de pele e são as principais envolvidas no envelhecimento precoce da pele.

O que a radiação solar afeta?

A radiação solar ou irradiância constitui um importante fator que influencia os processos químicos, físicos e biológicos na Terra. Essa radiação emitida por diferentes camadas da atmosfera solar afeta a atmosfera superior e também o clima da Terra. ... Essas medidas são fundamentais para a modelagem do clima da Terra.

Qual é o tipo de radiação do sol?

Radiação solar é a energia emitida pelo sol na forma de radiação eletromagnética não ionizante, sendo a principal fonte de exposição humana à radiação ultravioleta (UV).

Como a energia do Sol chega até nós?

A irradiação ou radiação é o processo mais importante de propagação de calor, pois é através dele que o calor do Sol chega até a Terra. Sem esse processo não haveria vida na Terra. A irradiação é o processo de transferência de calor através de ondas eletromagnéticas, chamadas ondas de calor ou calor radiante.

Qual a quantidade de energia do Sol?

Cada metro quadrado na Terra recebe do Sol uma potência de 1400 watts, ou seja, 1400 joules por segundo, que corresponde à potência de 14 lâmpadas de 100 watts. Por essa potência recebida na Terra, determina-se a luminosidade do Sol em 4.1026watts, ou 4.1033 ergs/s.

Como a energia do Sol chega a Terra e aquece o planeta?

Reações nucleares transformam o hidrogênio em hélio e liberam uma enorme quantidade de energia. ... E nosso planeta recebe apenas uma pequena parte da energia produzida. Quando um gás é comprimido, ou pressionado, ele aquece. No Sol, a pressão é milhões de vezes maior do que a pressão na Terra.

Qual a média em W m² de radiação solar na superfície da Terra?

A maior parte da radiação eletromagnética emitida da superfície do Sol se concentra na banda do visível centrada em 0,5 µm. A quantidade total de energia emitida da superfície do Sol é aproximadamente 63.000.000 Watts por metro quadrado.

Quais radiações não são absorvidas pela atmosfera?

2.11 vemos que na atmosfera como um todo, nenhum gás absorve efetivamente radiação entre 0,3 e 0,7 ; portanto, existe uma larga "janela". Esta região do espectro corresponde ao intervalo visível ao qual pertence uma grande fração da radiação solar.

O que acontece quando a radiação penetra na atmosfera?

Quando a radiação solar penetra na atmosfera terrestre, sofre atenuações causadas por reflexão, espalhamento e absorção pelos constituintes atmosféricos, por partículas dispersas e nuvens (atenuações da energia solar ao atravessar a atmosfera).

Qual a principal consequência da quantidade de radiação recebida na superfície terrestre?

Quando a atmosfera absorve radiação terrestre ela se aquece e eventualmente irradia esta energia, para cima e para baixo, onde é novamente absorvida pela Terra. ... Este jogo entre a superfície da Terra e a atmosfera torna a temperatura média da Terra ~ 35° C mais alta do que seria.

Quais são os tipos de radiação que existem?

As radiações electromagnéticas mais conhecidas são: luz, microondas, ondas de rádio, radar, laser, raios X e radiação gama. As radiações sob a forma de partículas, com massa, carga eléctrica, carga magnética mais comuns são os feixes de elétrons, os feixes de prótrons, radiação beta, radiação alfa.

Artigo anterior
O que é o que é ginástica artística?
Artigo seguinte
O que foi a colonização portuguesa na América?