O que é questão de fato?

Perguntado por: Davi Martim Abreu Assunção  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (16 avaliações)

CONCEITO. Matéria de fato: as partes devem demonstrar que estão certas através de todos os meios de prova possíveis. Matéria de direito: o juiz decidirá quem está certo de acordo com os documentos juntados e com a sua interpretação e aplicação da lei.

Qual a diferença entre de fato e de direito?

Os elementos do fato são constituídos pelos fatos e atos jurídicos que servem de base a uma pretensão, e deles depende o desfecho do processo. Já os elementos do direito são as regras jurídicas suscetíveis de serem aplicadas, à esses fatos.

O que é reexame de matéria de fato?

O ministro esclareceu que o reexame de prova é uma “reincursão no acervo fático probatório mediante a análise detalhada de documentos, testemunhos, contratos, perícias, dentre outros”. Nestes casos, o relator não pode examinar mera questão de fato ou alegação de error facti in judicando (julgamento errôneo da prova).

O que são razões de fato?

Reunião das razões de fato ou de direito, que em juízo são produzidas pelos litigantes sobre fatos que provocaram a demanda, servindo estas de objeto probatório, para convicção do julgador das regras normativas do direito a serem aplicadas.

O que é uma questão de mérito?

As questões decididas pelo juiz no processo ou são questões processuais ou são questões de mérito.

Exame da questão de fato nos recursos excepcionais

18 questões relacionadas encontradas

O que é questão de mérito?

Mérito é a pretensão apresentada ao juiz com pedido de sua satisfação” (DINAMARCO, Cândido Rangel, Capítulos de sentença, p. 51).

O que é mérito em direito?

Tudo que se relaciona com a substância do pedido, o conteúdo do feito, a existência do direito reclamado, a qualidade das partes litigantes, o apreço que resulta do conjunto de fatos, provas ou razões na causa que conduzem à formação de um juízo. O mesmo que merecimento.

O que são razões de direito?

São os motivos pelos quais o recorrente pleiteia pela invalidação, reforma, esclarecimento ou integração da decisão recorrida.

O que é matéria de fato no direito do trabalho?

Matéria de fato é o histórico a ser narrado na ação de origem dos direitos pleiteados. Deverá ser expressa na petição inicial e na defesa. Deve ser provada por todos os meios de prova em direito admitidos, ou seja, testemunhas, documentos, perícias, etc.

O que acontece quando o processo da revelia?

A revelia ocorre com a ausência de contestação e, como consequência, gera presunção de veracidade dos fatos alegados pelo autor. Art. 344. Se o réu não contestar a ação, será considerado revel e presumir-se-ão verdadeiras as alegações de fato formuladas pelo autor.”

O que é o reexame necessário?

O reexame necessário constitui exigência da lei para dar eficácia a determinadas sentenças. Consiste na necessidade de que determinadas sentenças sejam confirmadas pelo Tribunal ainda que não tenha havido nenhum recurso interposto pelas partes.

Qual recurso para reexame de fatos e provas?

22.451). "Recurso extraordinário – Reexame dos elementos probatórios e valoração. Impossível é confundir enquadramento jurídico dos fatos relatados na decisão proferida com a valoração dos elementos probatórios dos autos, sempre a pressupor o exame destes.

O que quer dizer a Súmula 7 do STJ?

O presente artigo visa objetivamente analisar o verdadeiro alcance e conteúdo da Súmula nº 7 do STJ que assim prescreve: “A pretensão de simples reexame de prova não enseja recurso especial”. Essa Súmula foi editada para evitar que a instância extraordinária se transforme em uma terceira instância judicial.

O que é poder de fato e de direito?

Sob este enfoque, dizer que é um poder de fato equivale a dizer que um poder político. Assim sendo, se não há Estado, não há Direito, não sofrendo poder constituinte derivado qualquer limitação de direito.

O que é exposição do fato e do direito?

a exposição do fato e do direito: É a exposição fático-jurídica e processual da controvérsia em debate.

Como delimitar as questões de fato e de direito?

337 do CPC). Por outro lado, delimitar as questões de fato e de direito é o mesmo que listar/explicitar/individualizar as controvérsias acerca dos fatos e de suas respectivas consequências jurídicas (mérito da ação).

O que é matéria exclusivamente de direito?

De forma simples e didática dizemos que a matéria é “unicamente de Direito”, quando a solução da quaestio juris passa pela aplicação pura e simples da Lei ao caso concreto, não dependendo de dilação probatória mais ampla, tal como a produção de prova testemunhal ou pericial, o que demanda análise mais complexa.

O que é matéria fática?

Significado de Fático

De fáctico, de fact, do latim factus, + ico. adjetivo [Linguística] Capaz de garantir o contato entre o falante e aquele com quem se fala ou destinatário, centrando-se no canal da comunicação: função fática da linguagem.

Quais são as matérias da faculdade de direito?

Dentro desse ramo do Direito, as principais matérias estudadas no curso são:
  • Direito Constitucional. O foco do estudo se volta para a Constituição. ...
  • Direito Administrativo. ...
  • Direito Processual. ...
  • Direito Penal. ...
  • Direito Tributário. ...
  • Direito privado. ...
  • Direito Civil. ...
  • Direito Empresarial.

O que quer dizer razões de apelação?

Trata-se de recurso contra decisões definitivas, que julgam extinto o processo, apreciando ou não o mérito, devolvendo ao tribunal superior amplo conhecimento da matéria. A apelação constitui, portanto, um recurso com incidência ampla tendo em vista que tem o condão de devolver todo o conjunto da decisão impugnada.

O que colocar nas razões recursais?

Tudo o que você precisa saber!
  1. o nome do órgão ao qual é endereçado. ...
  2. dados de identificação do segurado, endereço completo;
  3. motivo do recurso (ao que se refere, se indeferimento, cessação ou suspensão);
  4. razões do recurso (motivos que sustentam o direito, provas documentais, exames, atestados, etc.).

Como fazer razões de apelação?

Para fazer um recurso de apelação penal, ele deve ser interposto em primeiro grau, como já foi dito. Depois, o juiz deve atribuir a este os efeitos previstos na lei (regra de suspensividade) e encaminhar o processo a um tribunal. Já encaminhado, um relator será sorteado a examinar o caso e julgar a apelação.

Qual o conceito de mérito?

Significado de Mérito

substantivo masculino O que faz com que uma pessoa seja digna de elogio, de recompensa, de premiação. Qualidade apreciável de uma coisa, de uma pessoa; aquilo que torna essa coisa ou pessoa boa.

O que é o mérito no processo penal?

MÉRITO: é o cerne da ação penal, consistente no pedido principal formulado pelo órgão acusatório, que é a pretensão punitiva estatal. Julga-se o mérito da causa criminal, quando o juiz acolhe o pedido e condena o acusado, bem como quando o desacolhe, absolvendo o réu.

O que é o mérito na petição inicial?

A defesa do mérito é o momento de se defender e impugnar as alegações na petição inicial movida pelo autor da ação. Aqui todos os pontos devem ser respondidos e defendidos para que haja a apreciação do juiz. Caso algum ponto levantado pelo autor não seja contestado, eles serão dados como verdadeiros diante do juiz.

Artigo anterior
Onde vive os espíritos?
Artigo seguinte
O que posso fazer na BIOS?