O que é quase equilíbrio de Starling?

Perguntado por: Kyara Luísa de Freitas  |  Última atualização: 25. Juni 2025
Pontuação: 4.4/5 (51 avaliações)

As forças de Starling, ou Equação de Starling, foi formulada em 1896, e o que ela mostra é que, em situações fisiológicas, há um equilíbrio entre a filtração (depende da pressão hidrostática) e a reabsorção (que depende da pressão oncótica).

O que é equilíbrio de Starling?

O equilíbrio de Starling é um mecanismo que ocorre nas trocas capilares, onde são reguladas as trocas de líquido, nutrientes e resíduos entre o sangue e os tecidos. Esse equilíbrio é fundamental para garantir o suprimento adequado de oxigênio e nutrientes aos tecidos, bem como a remoção de resíduos metabólicos.

Quais são as pressões de Starling?

Pressão oncótica capilar (πc) Pressão oncótica intersticial (πi)

Qual a ação das forças de Starling na formação da urina?

Embora a pressão hidrostática glomerular seja consideravelmente maior do que pressão dos demais leitos capilares, a filtração glomerular também é dirigida pelas forças de Starling, que controlam a movimentação de líquidos entre os compartimentos intravascular e intersticial.

Como ocorre a regulação dos líquidos corporais através da Lei de Starling?

A fisiologia da lei de Frank-Starling

Com isso, quanto mais cheio o ventrículo, maior é a disposição muscular de voltar a esse estado, aumentando a intensidade da força de contração. Dessa forma, o coração consegue bombear todo o volume sanguíneo presente no ventrículo.

Edema e equação de Starling - Fisiologia Humana

30 questões relacionadas encontradas

Quais são as forças de Starling que regulam a circulação e trocas de nutrientes e metabólitos nos capilares sistêmicos?

Forças de Starling aplicadas aos capilares:

As proteínas plasmáticas geralmente não conseguem atravessar as paredes capilares → pressão oncótica plasmática ↑ em direção à extremidade venosa do capilar. Pressão oncótica relativamente mais alta nas vênulas permite que os resíduos sejam absorvidos pelos vasos.

Qual o princípio da Lei de Frank Starling como esse evento afeta o débito cardíaco?

A fisiologia da lei de Frank-Starling

Imagine que o ventrículo vai se enchendo, fazendo com que os músculos cardíacos se estirem e queiram voltar ao seu estado de repouso. Com isso, quanto mais cheio o ventrículo, maior é a disposição muscular de voltar a esse estado, aumentando a intensidade da força de contração.

Qual a explicação fisiológica para o mecanismo de Frank Starling?

Em resumo, o mecanismo de Frank-Starling é um reflexo cardíaco que aumenta a força de contração do coração quando há um aumento do retorno venoso, que é a pré-carga. Nessa pré-carga a energia de contração é proporcional ao comprimento inicial da fibra cardíaca.

Qual das forças de Starling está maior na porção arterial dos capilares?

-Pressão na artéria é altíssima. Medicina Lucas Lisboa de Liz insta: @medicinarealnodia Essa pressão forma uma coluna de líquido nos meus capilares sendo ela a Pressão Hidrostática é maior na extremidade capilar com arteríola e menor capilar com a vênula.

Como funciona a pressão osmótica?

A pressão osmótica é a pressão externa que deve ser aplicada ao solvente ou a uma solução mais concentrada para evitar a sua diluição por osmose. A osmose é a passagem de solvente (geralmente a água) por uma membrana semipermeável para um meio mais concentrado.

O que aumenta a pré-carga?

A queda na pressão intratorácica faz o sangue nas veias entrarem no tórax e, consequentemente no ventrículo direito. Dessa forma, dizemos que essa manobra eleva a pré-carga do ventrículo direito.

O que aumenta a pressão hidrostática?

A pressão hidrostática mede a força por unidade de área que um fluido em repouso é capaz de exercer contra uma superfície. Quanto maior for a profundidade de um corpo imerso em um fluido, maior será a pressão exercida sobre ele.

Qual a diferença entre pressão hidrostática e osmótica?

Apostolo afirma que a pressão hidrostática é infinitamente mais forte do que a osmótica, “o que significa dizer que nem todo plasma que saiu vai retornar”. Por isso, existe um sistema de drenagem, que é o linfático, que tem como finalidade drenar o excesso de plasma que ficou retido.

Onde existe maior pressão oncótica?

A pressão oncótica é maior em capilares que possuem uma grande rede de filtração (como os capilares do glomérulo renal) e pode ser medida com um oncômetro ou com a Equação de Van't Hoff (OP = n x (c/M) x RT).

O que significa pressão oncótica?

áreas da saúde, é a pressão osmótica gerada pelas. proteínas no plasma sanguíneo, especialmente pela. albumina e pelas globulinas.

O que é pressão hidrostática e Oncotica?

Pressão hidrostática intersticial: é a força exercida pelo fluido intersticial na parede vascular externa; Pressão oncótica capilar: é a força osmótica gerada pelas proteínas presentes no plasma; Pressão oncótica intersticial: é a força osmótica gerada pelas proteínas do interstício.

O que é pressão osmótica do sangue?

Pressão osmótica é a pressão que deve ser aplicada sobre uma membrana semipermeável para evitar que o solvente a atravesse, ou seja, é a força contrária à osmose.

Quais são os mecanismos que regulam a pressão arterial?

Os principais mecanismos reflexos que atuam na regulação da pressão arterial são o barorreflexo, os reflexos cardiopulmonares, o quimiorreflexo e o reflexo renorrenal. O controle hormonal envolve, principalmente, o sistema renina-angiotensina.

Como se calcula a pressão hidrostática?

A pressão hidrostática, também conhecida como pressão manométrica, é dada pela expressão matemática P = dgh. De acordo com o cálculo acima, a pressão exercida por um fluido em equilíbrio estático é dada pela expressão P = dgh, ou seja, quanto maior for a profundidade de um fluido, maior será a pressão exercida por ele.

Como o débito cardíaco é controlado pelo mecanismo de Frank Starling?

Mecanismo de Frank-Starling: Quando quantidade elevadas de sangue fluem para o coração, há distensão das paredes das câmaras cardíacas. Como resultado da distensão o músculo cardíaco se contrai com mais força, fazendo com que seja ejetado todo o sangue adicional que entrou da circulação sistêmica.

O que significa complacência arterial?

Complacência ou capacitância vascular

É a quantidade total de sangue que pode ser armazenada em uma região da circulação para cada mmHg de aumento de pressão. A complacência da veia é 24 vezes maior do que sua artéria correspondente, pois tem volume três vezes maior e é oito vezes mais distensível.

O que são as fibras de Purkinje?

As fibras de Purkinje são estruturas fundamentais no processo de propagação do estímulo elétrico do coração. Para que ocorra a contração dos músculos dos ventrículos é necessário que estas fibras estimulem o miocárdio de maneira sincronizada.

Qual a importância da Lei de Frank Starling para a homeostase do organismo?

Eles promovem vasodilatação e aumento da permeabilidade vascular (ocorre contração das células endoteliais, aumentando o espaço entre elas). Esse aumento da permeabilidade permite a passagem de macromoléculas, saindo do espaço vascular em direção ao interstício.

Qual a pior insuficiência cardíaca?

Insuficiência cardíaca congestiva (ICC)

Onde parte os impulsos que excitam o músculo cardíaco?

Embora todas as partes tenham a capacidade de gerar potenciais de ação e, portanto, contrações cardíacas, o nó sinoatrial é o principal iniciador e regulador desse impulso em um coração saudável.

Artigo anterior
Qual é o menor mamífero do mundo?
Artigo seguinte
O que são técnicas de relaxamento?