O que é qualidade para Feigenbaum?

Perguntado por: Fernando Denis Nogueira Pinho  |  Última atualização: 24. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (7 avaliações)

Feigenbaum define qualidade como um conjunto de características do produto ou serviço em uso, as quais satisfazem as expectativas do cliente. ... De acordo com sua abordagem, a qualidade é um instrumento estratégico que deve preocupar todos os trabalhadores.

Como Feigenbaum contribuiu para a qualidade?

Como Feigenbaum contribuiu para Qualidade? Feigenbaum trouxe à tona o conceito de que a Qualidade nada mais é a soma dos esforços de toda a organização para satisfazer o cliente, nas suas próprias palavras, “A qualidade é o que o usuário, o cliente, diz que é”.

Quais são os custos de qualidade segundo Feigenbaum?

Já Feigenbaum (1990) define custos da qualidade como aqueles custos associados com a definição, criação e controle da qualidade, assim como a avaliação e retroalimentação da Page 4 Revista Qualidade Emergente, 2017, v. 8, n. 1: 32-44 35 conformação da qualidade, garantia e requisitos de segurança, e aqueles custos ...

O que é qualidade segundo Crosby?

O conceito de Ishikawa da qualidade se foca em desenvolver, projetar, produzir e comercializar um produto ou serviço de qualidade de forma mais econômica, útil e que garanta satisfação ao consumidor.

Como ocorreu a evolução da qualidade Segundo Feigenbaum?

Feigenbaum notou o aumento constante da exigência dos consumidores. Para ele a solução para atender a essas demandas, é envolver toda a equipe no processo de qualidade. Diante disso, ele criou o termo TQC (Total Quality Control/Controle da Qualidade Total).

Gestão da Qualidade - Armand Vallin Feigenbaum

32 questões relacionadas encontradas

Como foi a evolução do conceito da qualidade?

A partir da década de 50, surgiu a preocupação com a gestão da qualidade, que trouxe uma nova filosofia gerencial com base no desenvolvimento e na aplicação de conceitos, métodos e técnicas adequados a uma nova realidade.

Como ocorreu a evolução histórica da qualidade?

Podemos dizer que a história da qualidade começou com a Revolução Industrial e a disseminação da produção em série. ... foi logo substituído pelas “técnicas estatísticas de controle da qualidade”, criadas por Walter Andrew Shewhart que, então, trabalhava na Western Eletric, por volta de 1920.

O que é qualidade segundo?

Qualidade, segundo a ISO (International Standardization Organization), é a adequação e conformidade dos requisitos que a própria norma e os clientes estabelecem.

Quais as definições de qualidade segundo Crosby e Juran?

- Segundo JURAN, "Qualidade é ausência de defeitos"; - Segundo CROSBY, "Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações.", ou seja, é fornecer ao cliente exatamente aquilo que foi prometido. ... Hoje Qualidade é tudo isso e muito mais.

Como Crosby contribuiu para qualidade?

Crosby estabelecia que a Qualidade seria alcançada quando a produção conseguisse entregar produtos que atendessem aos padrões estipulados pela administração. Os padrões, por sua vez, deveriam ser definidos de acordo com as necessidades do cliente e procurando aumentar satisfação dele.

Quais são os custos de qualidade?

São todos os custos incorridos para evitar que falhas aconteçam (os custos associados às acções de prevenção, investigação das causas ou redução de defeitos e falhas). Tais custos tem como objectivo controlar a qualidade dos produtos, de forma a evitar gastos provenientes de erros no sistema produtivo.

Como são classificados os custos da qualidade?

A classificação de custos da qualidade mais utilizada na literatura atual é a utilizada por Juran e Gryna (1991 apud MAIA, 2006, p. 21) no livro Controle da Qualidade Handbook, onde os custos são classificados em: custos de prevenção, custos de avaliação, custos de falhas internas e custos de falhas externas.

Quais os quatro tipos de custos de qualidade diferencie os Apresentando exemplos?

Pode ser dividido em quatro categorias.
...
Estes podem incluir, mas não estão limitados a:
  • Estabelecimento de especificações do produto.
  • Planejamento de Qualidade.
  • Desenvolvimento de novos produtos e testes.
  • Desenvolvimento de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ)
  • Treinamento adequado de funcionários.

O que é qualidade para Juran?

Qualidade é ausência de defeitos (JURAN, 1989). Qualidade é a conformidade do produto às suas especificações, ou seja, é fornecer ao cliente exatamente aquilo que foi prometido (CROSBY, 1979).

Quais aspectos são necessários para a gestão da qualidade?

Quais os 8 pilares fundamentais para a gestão da qualidade
  1. Foco no cliente. ...
  2. Liderança proativa. ...
  3. Melhoria contínua. ...
  4. Decisão baseada em fatos. ...
  5. Boa relação com os fornecedores. ...
  6. Visão sistêmica. ...
  7. Gerenciamento por processos. ...
  8. Conscientização de todos os colaboradores.

Quais os princípios universais da qualidade delineados por Juran 1954?

A Trilogia Juran é composta por: Planejamento: considerar a qualidade desejada e projetar meios para alcançá-la. Controle: diagnosticar erros ou acertos no processo. Aperfeiçoamento: propor patamares de qualidade cada vez mais altos.

Qual a melhor definição de qualidade?

Qualidade é um conceito subjetivo, é o modo de ser, é a propriedade de qualificar os mais diversos serviços, objetos, indivíduos etc. Do latim qualitate. Qualidade está relacionado às percepções de cada indivíduo e diversos fatores como cultura, produto ou serviço prestado.

Quais são os cinco atributos da qualidade?

  • Características/especificações (Atributos dos produtos) ...
  • Desempenho (Características operacionais básicas ) ...
  • Conformidade (Grau de concordância com especificações) ...
  • Confiabilidade (Probabilidade de ocorrência de falhas) ...
  • Durabilidade (Medida da vida útil do produto) ...
  • Imagem (Percepção inicial do cliente sobre o produto)

Quais são os atributos de qualidade?

São eles: eficácia, efetividade, eficiência, otimização, aceitabilidade, legitimidade e equidade. Esses atributos foram importantes e contribuíram para a melhor compreensão do conceito de qualidade em saúde.

O que é qualidade resposta?

CONCEITO DE QUALIDADE APLICADO À ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Para Dening (1990), qualidade está diretamente ligada à satisfação do consumidor. Ele é quem pode aferir a qualidade do bem ou serviço. Para Crosby (1990), a qualidade está associada a dois princípios: a conformidade aos requisitos e a ausência de defeitos.

O que é qualidade de exemplo?

A qualidade se refere ao grau de precisão, perfeição oué necessário que esteja conforme a determinado padrão. Exemplificando: Essa água é de excelente qualidade. As pessoas daquele país têm ótima qualidade de vida.

O que é a qualidade de uma empresa?

A gestão de qualidade é uma estratégia de busca contínua por elevados padrões, visando melhorar o desempenho das pessoas, os processos, os produtos e o próprio ambiente de trabalho. Para tanto, são utilizadas filosofias, métodos e tecnologias que são aplicadas à empresa.

Quais as etapas da evolução da qualidade?

As 4 Eras das Qualidade:
  • Era da Inspeção. ...
  • Era do Controle Estatístico da Qualidade. ...
  • Era da Garantia da Qualidade. ...
  • Era da Gestão da Qualidade Total. ...
  • A 5ª Era da Qualidade. ...
  • Estratégia: o papel da Qualidade na próxima Era. ...
  • O profissional da qualidade será um evangelizador.

Como foi a evolução do controle de qualidade?

Após a Revolução Industrial e a conseqüente departamentalização das indústrias o controle de qualidade passou a ser exercido pelos inspetores que controlavam a produção, deixando de ser executado pelos mestres. ... Essa vertente passou a ser conhecida como “Quality Assurance” (Garantia de Qualidade).

Como surgiu a história da gestão da qualidade?

A Gestão da Qualidade é uma gerência focada na qualidade da produção e dos serviços de determinada empresa. Inicialmente, surgiu na Segunda Guerra Mundial, para corrigir os erros dos produtos bélicos, mas anteriormente o termo utilizado era “Controle de Processos”.

Artigo anterior
Qual o número oposto de 4?
Artigo seguinte
Quais os materiais utilizados para curativos?