O que causa leite Lina?

Perguntado por: Jorge Morais  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.7/5 (72 avaliações)

LINA (Leite Instável Não Ácido) é uma alteração na qualidade do leite resultan- te do desequilíbrio no sistema de produ- ção. A principal alteração identificada é a perda da estabilidade da caseína ao teste do álcool, resultando em precipita- ção positiva, sem haver acidez elevada (acima de 18 ºD) (Zanela, 2004).

Como prevenir leite Lina?

Algumas medidas podem ser eficientes para prevenção de LINA com consequente aumento da lucratividade da produção, tais como:
  1. Oferecimento de dietas equilibradas e suplementação alimentar;
  2. Fornecimento de sombra e água fresca aos animais nos dias mais quentes e abrigo nos dias mais frios;

O que é leite Lina é porque o teste do Alizarol pode ser um problema para ele?

Um dos testes mais comuns no dia a dia do campo é a prova do álcool (Alizarol), teste este que indica a acidez e a estabilidade térmica do leite, sendo que o resultado determinará se o leite será aceito ou rejeitado. Porém, esse teste pode produzir um falso-positivo, chamado de Leite Instável Não Ácido (LINA).

O que é o Lina?

— O lina é uma nova nomenclatura que nós estamos dando para um leite que coagula quando fazemos o teste do álcool, mas não apresenta problemas de acidez. Ele pode ser utilizado na indústria e para outras funções. O que produz acidez no leite são microrganismos que produzem o ácido lático.

Como é feito o teste do álcool no leite?

Funciona assim: em uma tira com papel absorvente, a mãe lactante deve pingar algumas gotas de leite materno e aguardar dois minutos, como se fosse um exame de gravidez. Depois deste intervalo, aparece o resultado. Se o papel continuar claro, o leite está aprovado.

O leite instável não-ácido e a confusão com os produtores | Programa Terra Sul

15 questões relacionadas encontradas

Para que serve o teste do álcool no leite?

Teste do álcool no leite

A estabilidade do leite ao teste do álcool é utilizada para avaliação indireta da estabilidade térmica das proteínas do leite, o que está correlacionado com qualidade microbiológica do leite.

Quanto tempo o álcool fica no leite?

Se amamentar, não beba / Se beber, não amamente

Isso porque o álcool pode ser identificado no leite materno até cerca de 2 a 3 horas após o consumo de bebida alcoólica.

O que é um leite alcalino?

-Leite alcalino: coloração arroxeada ou violeta (provável indicativo da presença de água, leite derivado de vacas com mamite ou leite com adição de redutores como o bicarbonato de sódio). Muito simples e prático, basta ferver uma pequena amostra de leite. O leite normal deve resistir à fervura sem “talhar”.

Como tirar acidez do leite da vaca?

Para evitar o alto nível de acidez, faça sempre uma análise da qualidade do leite. Ainda, é possível tratar o problema no cocho. Na seca, a incidência pode ser maior, devido à alimentação com pasto deficiente em nutrientes, por isso, suprir as necessidades nutricionais no cocho é fundamental.

Quais são os fatores que interferem no teste do Alizarol?

Se for observada presença de grumos com a coloração amarela ou mais fraca do que o vermelho tijolo esperado, a amostra é classificada como instável ao teste do alizarol. O leite pode estar instável por duas situações: - Acidez de origem microbiológica; - Leite instável não ácido (LINA).

O que é o teste de Alizarol?

É uma análise que seleciona o leite de acordo com sua capacidade de resistir ao tratamento térmico que será submetido ao entrar na produção. Segundo a legislação, a graduação mínima do alizarol a ser utilizada deve ser de 72°GL. Sendo que quanto maior essa graduação for, mais “rigoroso” será o teste.

O que significa Alizarol?

Alizarol é o corante chamado alizarina quando diluído em uma solução de álcool. Portanto, “alizarina + álcool = alizarol”. A alizarina é um pigmento vermelho que se origina da espécie Rubia tinctorum, também conhecida como garança.

Para que serve o bicarbonato no leite?

O bicarbonato de sódio evitará com que o leite talhe / coalhe, e assim conseguimos uma consistência cremosa / pastosa. O leite industrializado é levemente ácido. Quando esquentamos o leite para preparar o doce de leite, parte da água evaporará e a concentração de ácido lático aumentará.

Qual a diferença entre leite tipo A B e C?

Os leites dos tipo A, B e C possuem praticamente a mesma composição nutricional. A diferença entre eles está no tipo de rebanho, ordenha, processo de obtenção e número de bactérias presentes após pasteurização.

Pode dar bicarbonato para vaca leiteira?

Utilização de bicarbonato de sódio como estratégia para aumentar o teor de gordura no leite. A utilização de bicarbonato de sódio como tamponante na dieta de vacas leiteiras têm-se demonstrado uma ferramenta eficaz para maximização do resultado zootécnico e econômico dos produtores de leite.

Porque o leite da vaca azeda?

O leite só fica ácido depois que sai da vaca. Geralmente, por causa da falta de higiene na hora da ordenha ou até por falhas no sistema de resfriamento. Sujeira e calor, por exemplo, aumentam a quantidade de bactérias no leite e são elas que deixam o produto "ácido".

Porque o leite da vaca fica aguado?

Separar e tratar as vacas que apresentarem alteração no leite como presença de grumos, leite amarelado, leite aguado, pois estes são sinais típicos de mastite clínica.

O que é o meio alcalino?

É o símbolo para a grandeza físico-química chamada potencial hidrogeniônico, que indica acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer. ... Qualquer pH inferior a 7 é considerado ácido e qualquer pH acima de 7 é considerado básico, ou alcalino. Um pH de 7 é neutro, que não é nem ácido ou básico.

Qual a acidez normal de um leite?

O leite de vaca normal apresenta pH entre 6,6 e 6,8 e acidez titulável entre 0,14 a 0,18 % em ácido lático, enquanto que o leite de cabra deve apresentar acidez entre 0,13 a 0,18%.

Qual deve ser o pH do leite?

O pH do leite fresco apresenta reação ligeiramente ácida, variando entre 6,6 e 6,8, com média de 6,7 a 20oC ou 6,6 a 25oC. Leite de glândulas mamárias com inflamação (mastite) fica alcalino e pode chegar a 7,3 - 7,5.

O que acontece se beber e amamentar?

O consumo de álcool durante o aleitamento pode afetar o sono e a fome do bebê, podendo até mesmo deixar a criança sonolenta a ponto de interferir na sua capacidade de sucção. Ainda, em bebês que sofrem com refluxo e outros problemas gástricos, há um aumento no risco de regurgitação.

Quanto tempo demora para limpar o leite materno?

Um alimento demora 4-6 horas a afetar o leite materno após a ingestão de alimentos pela mãe e isso deve ser tido em conta para determinar qual o alimento suspeito. Depois deve ser excluído da dieta materna durante 2-3 semanas.

Quanto posso beber amamentando?

Pode ocorrer apenas ocasionalmente, e a quantidade de álcool não pode ultrapassar 0,5 g de álcool puro por quilograma de peso corporal. Isso significa que uma mãe que amamenta pode beber uma cerveja pequena (330 ml) ou um copo de vinho (cerca de 100 ml).

Qual seria a resistência ideal do leite quanto ao teste do álcool?

Essa legislação substituiu a Instrução Normativa 51 (BRASIL, 2002). Segundo a IN 62, antes da coleta na UPL, o leite deve ser homogeneizado e amostrado para realização da prova do álcool ou alizarol na concentração mí- nima de 72º GL, devendo o mesmo ser estável a esse teste.

Qual o objetivo do teste da densidade no leite?

A determinação da densidade é feita com um aparelho, o termolactodensímetro. A densidade abaixo do mínimo fornece uma indicação de adição de água no leite e, eventualmente, poderá indicar também problemas de saúde da vaca, ou mesmo problemas nutricionais.

Artigo anterior
Quantos habitantes tem a cidade de Exu PE?
Artigo seguinte
O que significa uma agência executiva?