O que é punção venosa profunda?

Perguntado por: Maria Vitória Baptista Santos  |  Última atualização: 23. Mai 2025
Pontuação: 4.6/5 (73 avaliações)

A punção vascular com cateter para acesso profundo é utilizada para infusões em pacientes com limitações de acesso venoso periférico, ou ainda, quando se faz necessário infusões especiais (nutrição parenteral, drogas vasoativas, etc), obtenção de medidas de pressão e hemodiálise.

O que é uma punção venosa profunda?

Ela tem como objetivo garantir um acesso venoso que facilite a administração de medicações para pacientes graves incluindo: aminas vasoativas, antibióticos, substâncias hiperosmóticas ou irritantes, além de realizar monitorização, ser via para administração de nutrição parenteral e hemodiálise de urgência.

Quais são os tipos de punção venosa?

- PUNÇÃO VENOSA – superficial (subcutâneo) ou profunda (centrais).

Como puncionar uma veia profunda?

Inserir a agulha com o bisel voltado para cima, até observar o refluxo do sangue. Retirar o mandril quando puncionar com cateter sobre agulha, fazendo pressão acima da ponta do cateter com o indicador da mão não dominante. Soltar o garrote e solicitar ao cliente para abrir a mão.

Quais são os cuidados com o cateter de punção profunda?

Durante qualquer cuidado ao cateter venoso central, é importante sempre lavar as mãos antes e utilizar uma técnica estéril, ou seja, deve-se manipular o CVC utilizado-se um campo estéril, assim como luvas esterilizadas, mesmo que seja apenas para administrar algum tipo de medicação.

Como fazer punção venosa - Aula prática com o Professor Emerson Marques

18 questões relacionadas encontradas

Quanto tempo dura acesso profundo?

Possui uma durabilidade indeterminada, que varia segundo o surgimento de complicações, como infecção, flebite, oclusão ou deslocamento do sistema, além de ter o tempo de uso determinado pelo fim da sua necessidade.

Quais são os locais que devemos evitar em uma punção venosa?

1 - Evitar punção em área de articulações e membros inferiores. 2 - Inserir o cateter com técnica asséptica, material estéril e usar luvas de procedimento.

Quais são os locais de punção?

Os locais de punção endovenosa mais comuns são a face anterior e posterior do antebraço. Não use as veias das mãos nos idosos ou em pacientes que deambulam. A inserção endovenosa em veias dos MMII é comum em crianças, porém esses locais devem ser evitados em adultos pelos riscos de tromboembolismo.

Qual veia não pode puncionar?

Não puncionar o membro em casos: ✓ veias esclerosadas ou membros paralisados, edemaciados ou com lesões, ✓ fístula arterio-venosa.

Quanto de ar pode entrar na veia?

A quantidade de ar estimada para produzir o quadro de embolia gasosa significativa entre 300 e 500 ml de ar, numa taxa de 100 ml/segundo. Porém, quantidades menores podem ser fatais em pacientes gravemente enfermos e com reserva cardiopulmonar limitada.

Quais os três tipos de cateter?

Quais os tipos de cateter? O cateter é um tubo usado para ser introduzido no organismo a fim de aplicar medicação e soro ou remover líquidos que não são eliminados naturalmente. Você normalmente encontra cateter venoso, intravenoso, duplo J e nasal.

Qual a diferença entre IV e EV na enfermagem?

Qual a diferença entre via intravenosa e endovenosa? Na verdade, os termos são sinônimos, pois ambos descrevem a aplicação de um composto diretamente na veia do paciente. Ou seja, não há diferença real entre via intravenosa e endovenosa.

Quais são as veias mais utilizadas para punção venosa?

No braço e antebraço escolhe-se as veias cefálica, basílica e cubital mediana. Salienta- se que a fossa cubital proporciona uma melhor apresentação e possui veias de maior calibre, sendo um local bastante utilizado, principalmente para punções de menor duração (1,2).

Como fazer uma punção correta?

Inserir o cateter na veia com a mão dominante com o bisel da agulha voltado para cima, em ângulo de 30º, 1 cm abaixo do local da punção. Após a verificação do refluxo sanguíneo, pedir para o paciente abrir a mão, introduzir delicadamente o corpo do cateter e retirar o mandril (cateter sobre agulha).

Qual a técnica de punção venosa?

Inserir o cateter na veia com o bisel voltado para cima com angulação de 5-30º (quanto mais superficial a veia, menor o ângulo). Quando a agulha e o cateter estiverem no lúmen da veia, avança-se o cateter ao mesmo tempo que retira a agulha.

O que significa a sigla AVP?

O acesso venoso periférico (AVP) se dá pela introdução de um cateter de tamanho curto na circulação venosa periférica, como o nome sugere. Essa inserção permite uma via capaz de prover a infusão de grandes volumes ao paciente diretamente na corrente sanguínea.

Qual a única veia que não leva sangue venoso?

O termo veia era associado anteriormente ao transporte de sangue venoso, entretanto, a veia pulmonar transporta sangue rico em oxigênio. Assim sendo, afirmar que a veia transporta apenas um tipo de sangue é uma inverdade.

Como se chama o acesso na jugular?

Acesso venoso central pela veia jugular

A via posterior é obtida na punção da bissetriz de duas linhas imaginárias, uma feita sobre a inserção esternal do músculo esternocleidomastoideo e outra sobre a clavícula. O ponto de aplicação deve ser na margem lateral do feixe clavicular do músculo esternocleidomastoideo.

Qual a melhor veia para tirar sangue?

As veias cefálica do antebraço e basílica do antebraço são preferíveis para coleta de sangue, mas pode-se utilizar outras veias do braço e da mão. A veia cefálica está localizada no aspecto lateral (radial) do braço, e a veia basílica no aspecto medial (ulnar).

Qual é o ângulo da punção venosa?

Puncionar a veia do paciente, com o bisel voltado para cima, num ângulo de 10 a 45o, compatível com a profundidade da veia.

Como achar uma veia para puncionar?

A principal veia para a coleta de sangue venoso é a fossa antecubital, localizada exatamente na dobrinha do braço, na parte oposta ao osso do cotovelo. Caso não esteja aparente, o paciente deve ser instruído a abaixar um pouco o braço e fechar a mão para que as veias basílica e cefálica fiquem mais aparentes.

Qual a diferença entre o scalp e Jelco?

Uma das principais diferenças entre o scalp e o jelco é que o scalp é geralmente utilizado apenas para a inserção do cateter IV, enquanto o jelco permanece inserido na veia do paciente durante todo o período de tratamento.

Pode fazer punção venosa no pé?

Autarquia Federal criada pela Lei Nº 5.905/73

Salientamos que a punção venosa periférica em membros inferiores pode ocorrer apenas em situações de extrema necessidade e, sugerimos fortemente a construção e adoção de protocolo institucional para orientar esse cuidado de Enfermagem de forma segura.

Quem pode fazer punção venosa?

Esta comissão conclui que o profissional enfermeiro possui competência para realizar acesso venoso, acesso intraósseo e cricotireoidostomiaq O técnico de enfermagem, na ausência do enfermeiro, poderá realizar punção para acesso venoso periférico, exceto de veia jugular.

Artigo anterior
O que é ser indígena no Brasil hoje?
Artigo seguinte
Qual a função da caixa de gordura?