O que é psiconeurose?

Perguntado por: Vera Vaz de Tavares  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.5/5 (37 avaliações)

MEDICINA afeção nervosa caracterizada por perturbações funcionais consideradas como tendo origem psicológica (histeria, neurastenia, psicastenia, etc.)

O que causa a neurose?

Não há um fator único que possa ser apontado como causa das neuroses. O que se tem por estabelecido é que elas são distúrbios do desenvolvimento da personalidade que se iniciam ainda na infância muito precoce, embora só possam ser detectados mais tarde.

O que são neuroses atuais?

os sintomas das neuroses "atuais" – pressão intracraniana, sensações de dor, estado de irritação em um órgão, enfraquecimento ou inibição de uma função – não têm nenhum "sentido", nenhum significado psíquico.

O que é Psiconeurose para Freud?

A psiconeurose é uma doença marcada pela frequência de conflitos intrapsíquicos na mente do paciente. Por meio deles que o comportamento social do indivíduo fica inibido, embora a doença em si não mude o sentido da realidade.

O que é a neurose de transferência?

Em 1914 Freud introduz a noção de neurose de transferência relacionada com a idéia de que o analisando repete no tratamento psicanalítico os seus conflitos infantis transferindo-os ao seu analista. A sua elucidação leva à descoberta dos mecanismos em ação da neurose infantil. ...

FREUD (05) – NEUROSE E PSICOSE

15 questões relacionadas encontradas

Quais as principais neuroses de transferência?

As neuroses de transferência, cujos paradigmas são a histeria e a neurose obsessiva, eram aquelas cuja etiologia dos sintomas estava relacionada a eventos da história de vida do sujeito, em especial suas experiências infantis, e cujas coordenadas principais acabavam se atualizando na relação com o analista, ...

O que é a transferência para a psicanálise?

Na psicanálise, a transferência é um fenômeno que ocorre na relação entre o paciente e o terapeuta, quando o desejo do paciente irá se apresentar atualizado, com uma repetição dos modelos infantis, as figuras parentais e seus substitutos serão transpostas para o analista, e assim sentimentos, desejos, impressões dos ...

O que é histeria segundo a psicanálise?

Histeria é um tipo de neurose que se caracteriza predominantemente, pela transformação da ansiedade subjacente para um estado físico. A palavra vem do termo grego “hystéra”, que significa útero. A própria palavra nos revela o caráter feminino da doença, já que era atribuída a uma disfunção uterina.

Quais são as neuroses segundo Freud?

Neuroses atuais: Freud afirmou que toda neurose baseia-se na vida sexual do paciente. ... Então, estabeleceu dois tipos de neurose: a neurastenia (enfraquecimento do sistema nervoso central) e a psiconeurose (histeria e obsessões, como hipocondria). Neuroses narcísicas: resultantes do conflito entre o ego e o superego.

O que é Neuropsicose de defesa?

Neuropsicoses de defesa é uma categoria nosológica identificada por Freud em 1894, e abrange distúrbios neuróticos e psicóticos caracterizados por conflitos entre afetos e ideias: histeria, obsessões, fobias e psicoses alucinatórias.

Como lidar com uma pessoa neurótica?

O tratamento mais adequado para ajudar um paciente neurótico a lidar com esse distúrbio é a psicoterapia. A psicoterapia permite transformações profundas de personalidades e pode ser feita individualmente, em grupo, com casal, entre família e intervenção institucional.

O que é a histeria?

A histeria é um termo que se refere a um conjunto de transtornos psiquiátricos que, de acordo com a sua origem, pode ser chamado de transtorno de somatização, desordem de conversão, transtorno dissociativo e personalidade múltipla, que compartilham sintomas que normalmente se manifestam em casos de extrema ansiedade, ...

O que caracteriza a estrutura de personalidade neurótica?

A estrutura de personalidade neurótica também tem as suas subestruturas: obsessiva, histérica de angústia e histérica de conversão, sendo que estas serão determinadas pela forma como o Complexo de Édipo será vivenciado e pela maneira com que o superego torna-se presente (BERGERET, 1998).

Como se divide a neurose?

Já a Neurose, por sua vez, divide-se em histeria e neurose obsessiva. Seu mecanismo de defesa é o recalque ou repressão. Então, enquanto o psicótico encontra sempre fora de si o problema, e acaba por revelar seus distúrbios, ainda que de forma distorcida, o neurótico age da forma oposta.

Quais os tipos de ansiedade segundo Freud?

De acordo com Silva (2020), Freud dividiu a ansiedade em três categoria: Realista, Moral e Neurótica. Dessa maneira, a primeira se refere ao medo de algo existente no mundo exterior. Já a segunda, se trata de um medo se ser punido pelo sentimento de culpa.

Quais são as neuroses Narcisicas?

Freud coloca a melancolia entre as neuroses narcísicas, caracterizando-a como um conflito entre o ego e o superego. O narcisismo tenta explicar um investimento libidinal objetal que retorna para o eu e que, de certa forma, é uma recusa psíquica da realidade da perda do objeto.

O que é neurose obsessiva psicanálise?

Neurose obsessiva é o termo criado por Freud em 1986 para designar um distúrbio que produz sofrimento psíquico e que aponta para os impasses do sujeito com o seu desejo inconsciente, compondo, juntamente com a histeria, as neuroses de transferência.

Como Freud entende a histeria?

Freud e seus precursores

Isto porque Freud aprofunda mais essa pesquisa, afirmando que histeria é algo completamente emocional, e pode afetar tanto homens quanto mulheres, sendo um problema causado por traumas que impediam que suas vítimas conseguissem sentir prazer sexual de modo convencional.

Como era vista a histeria?

A histérica, escreve Freud, busca escapar continuamente, sendo sustentada pela fantasia como sintoma neurótico em que o sujeito é o objeto do prazer sexual do outro, num cenário em que ela mesma é excluída do prazer, como podemos identificar nos primórdios da psicanálise em Estudos sobre a histeria (1893-1895).

Qual mecanismo de defesa da histeria?

O símbolo que a histeria cria é especial, uma vez que não tem uma relação exata com a causa original. Ocorre o isolamento (esquecimento) da causa original que gerou o desprazer, o que constitui o recalcamento como uma defesa patológica, e, em seu lugar, as ideias excessivamente intensas.

O que Freud designou como transferência?

A transferência, segundo Freud, pode emergir como um exigência intensa de amor, de atenção, de reconhecinto, ou sob formas mais moderadas: desejo se ser recebido como filho(a) predileto(a), de ser alvo de uma estreita amizade (necessidade libidinal sublimada) etc.

Quais os tipos de transferência psicanálise?

Há portanto, que se considerar a distinção entre dois tipos de transferência , dentre os quais pode-se citar: a transferência positiva caracterizada por sentimentos amistosos e afetuosos e a transferência negativa por sentimentos hostis.

O que é transferência e contratransferência na psicanálise?

A transferência e a contratransferência são uma forma de projeção típica da relação terapêutica entre paciente e terapeuta e pode-se caracterizar de forma positiva, com sentimentos de afeto e admiração, ou negativa, com sentimentos de agressividade e resistência, dependendo dos laços inconscientes e emocionais que ...

O que é transferência positiva?

A transferência positiva se compõe de sentimentos conscientes amigáveis e ternos, e outros, cujos prolongamentos são encontrados no inconsciente e que, constantemente, parecem ter um fundamento erótico.

Qual a diferença entre neurose de transferência e aliança terapêutica?

As diferenças entre a aliança terapêutica e a neurose de transferência ancoram-se basicamente em um parâmetro temporal, uma vez que a primeira pode ser considerada um pré-requisito da segunda.

Artigo anterior
Qual a origem da seringueira?
Artigo seguinte
O que significa a palavra depositador?