O que é psicologia da educação e para que serve?

Perguntado por: Alexandra Almeida  |  Última atualização: 2. November 2021
Pontuação: 4.1/5 (63 avaliações)

A psicologia da educação é uma subárea de conhecimento dentro da psicologia, que tem como função a produção de saberes relativos aos fenômenos psicológicos constituintes do processo educativo. Estudar psicologia da educação ou psicologia educacional é compreender o processo de ensino e aprendizagem.

Quais os domínios objetivos e finalidades da psicologia da educação?

A Disciplina tem por objetivo geral sensibilizar e capacitar você para uma prática pedagógica orientada pela relação interdisciplinar entre a Psicologia e a Educação, incluindo aspectos históricos e intelectuais que conduzam para novas perspectivas em relação à compreensão de conceitos e o desenvolvimento de ...

O que é a psicologia educacional?

A Psicologia Educacional é uma das disciplinas da formação acadêmica dos professores, mas é também uma área de pesquisa com implicações para a aprendizagem e o ensino. Ela apresenta um meio para compreensão da complexa tarefa educacional no contexto da sala de aula e sociocultural.

Como a Psicologia pode contribuir com o trabalho do professor?

Se o papel do professor é ensinar e o do aluno é aprender, a psicologia da aprendizagem tenta contribuir como uma ponte, para que este processo, que nós chamamos de ato pedagógico, tenha êxito. ... Para ser mediador, o professor precisa conhecer os fundamentos da aprendizagem. E em relação à avaliação.

O que é a psicologia escolar e educacional?

Psicologia educacional ou psicologia da educação é o ramo da psicologia que estuda o processo de ensino/aprendizagem em diversas vertentes: os mecanismos de aprendizagem nas crianças e adultos (o que está estreitamente relacionado com a psicologia do desenvolvimento); a eficiência e eficácia das tácticas e estratégias ...

Psicologia da educação - Pedagogia Irada

30 questões relacionadas encontradas

Qual é a função da Psicologia da Educação?

A Psicologia da Educação fornece ao educador ferramentas para auxiliar os alunos a lidar melhor com essas e outras situações, instruindo-os com o que for necessário para superar o problema.

Qual a função do psicólogo escolar com o corpo docente?

De modo geral, as atividades realizadas pelo psicólogo escolar são: Assessorar a escola na construção do Projeto Político-pedagógico. Apoiar a escola em seu trabalho de resgate do valor e da autonomia do professor. Assessorar o professor na articulação entre a teoria de aprendizagem adotada e a prática pedagógica.

Qual a importância da psicologia para o processo?

A importância da psicologia no processo ensino-aprendizagem reside no reconhecimento de que a educação é um fenômeno verdadeiramente complexo e o seu impacto no desenvolvimento humano obriga que se considere a globalidade e a diversidade das práticas educativas em que o ser humano se encontra imerso, isto porque a ...

Qual é o papel da psicologia?

A Psicologia busca a compreensão acerca de como o ser humano cria a sua história, e o papel do psicólogo é utilizar essa ciência para conduzir uma pessoa à autodescoberta, à compreensão sobre as suas dificuldades e a forma com que se relaciona com o seu “mundo interior” e exterior.

Qual a utilidade do estudo da psicologia no direito?

A principal função dos psicólogos no âmbito da justiça é auxiliar em questões relativas à saúde mental dos envolvidos em um processo. A Psicologia Jurídica é um dos campos de conhecimento e de investigação dentro da psicologia, com importantes colaborações nas áreas da cidadania, violência e direitos humanos.

Onde o psicólogo educacional pode atuar?

O trabalho de Psicologia Educacional costuma acontecer dentro de instituições educativas, mas também pode se estender a outros ambientes, como o familiar e o social.

Onde o psicólogo educacional atua?

Com frequência, os psicólogos educacionais atuam em Unidades Escolares de Educação Básica (da Educação Infantil ao Ensino Médio). Mas, eles também podem atuar em outros espaços, como: Creches. Secretarias de Educação ou Coordenadorias.

Como foi consolidado o campo da psicologia educacional?

A partir da década de 1930 a Psicologia se consolidou como ciência e campo de atuação e serviu como grande pilar de sustentação para as realizações educativas. Em 1931, o então laboratório de Quaglio e Pizzoli passou a funcionar como Serviço de Psicologia Aplicada (à educação), sob a direção de Noemy Rudolfer.

Quais são os três campos centrais de atuação da Psicologia da Educação?

As ações desenvolvidas no período anterior deram as bases para os campos tradicionais de atuação da psicologia: educação, clínica e trabalho. ... Isso se revela não apenas no âmbito curricular, mas, sobretudo, na preferência de alunos e profissionais pelos campos da clínica e da organização do trabalho.

O que consiste o Socioconstrutivismo?

O sócio-construtivismo é uma teoria que vem se desenvolvendo, com base nos estudos de Vygotsky e seus seguidores, sobre o efeito da interação social, da linguagem e da cultura na origem e na evolução do psiquismo humano. ... Portanto, a aprendizagem é um resultado adaptativo que tem natureza social, histórica e cultural.

Qual a definição de Antunes 2007 para a psicologia da educação?

De acordo com Antunes (2007 apud BARBOSA 2012 p. 163 – 173) a Psicologia Educacional pode ser descrita como uma subárea da psicologia que é considerada uma área de conhecimento a qual entendemos como corpus sistemático e organizado de saberes científico.

Qual é o papel do psicólogo na sociedade?

A Psicologia Social estuda a relação do indivíduo com a sociedade. Ela observa comportamentos (ou suas intenções), nos momentos em que estamos cercados de outras pessoas. Uma de suas principais ideologias é que nosso comportamento é diferente quando estamos sozinhos e quando estamos em comunidade.

Como a psicologia se faz presente na nossa vida?

O psicólogo ajuda a lidar com problemas do passado que possam interferir na vida da pessoa, auxilia a enfrentar os problemas cotidianos com mais firmeza e segurança, além de fazer com que o indivíduo adquira um maior conhecimento sobre si mesmo, podendo melhorar seu comportamento humano fisicamente, socialmente e ...

Qual o papel do psicólogo na terapia?

Psicólogos são profissionais altamente capacitados nas áreas do comportamento humano, avaliação da saúde mental, diagnóstico e tratamento de alterações comportamentais. Os psicólogos, através da terapia, trabalham a mudança de emoções e atitudes dos pacientes para levá-los a padrões de vida mais saudáveis.

Por que a psicologia escolar é tão importante?

Por que ele é tão importante para a educação? Sua atuação na escola busca promover um ambiente que proporciona as mesmas oportunidades a todos os alunos, independentemente da sua origem ou classe social. ... E o psicólogo escolar ajuda na solução desses conflitos. É por isso que toda escola deveria contar com um.

Qual é a importância da psicologia nas aulas de educação física?

A Psicologia do Esporte atua de maneira diversificada na prática esportiva e de atividade física, de modo que requer o conhecimento de outras matérias. ... Ele precisa de processos neurológicos, mentais e cognitivos que sustentem o movimento, e quem trabalha com essa demanda deve conhecer ao menos o básico dessa relação.

O que é psicologia atual?

Psicologia é a ciência que estuda o comportamento humano e seus processos mentais. Melhor dizendo, a Psicologia estuda o que motiva o comportamento humano – o que o sustenta, o que o finaliza e seus processos mentais, que passam pela sensação, emoção, percepção, aprendizagem, inteligência...

Qual deve ser o papel do psicólogo escolar?

Como vimos no artigo, o psicólogo escolar tem papel fundamental na dinâmica das escolas. Seu papel é promover a melhoria no aprendizado e detectar possíveis falhas no processo. Além disso, oferecem o apoio necessário aos programas de prevenção e ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais.

Como o psicólogo escolar deve realizar o processo de intervenção escolar?

Possibilidades de intervenção

Criação de estratégias psicopedagógicas junto à equipe escolar e professores envolvidos. Ouvir os professores, suas demandas e fazê-los participar em alguns dos atendimentos com as crianças, repensando novas práticas e novos olhares sobre o aluno que chama de “problema”.

Como fazer um plano de ação psicologia escolar?

  1. 1 – Documente o plano de ação escolar. ...
  2. 2 – Defina e justifique o que será estudado. ...
  3. 3 – Coloque os objetivos de forma clara. ...
  4. 4 – Apoie os temas com bons autores. ...
  5. 5 – Estabeleça uma metodologia adequada. ...
  6. 6 – Programe as ações e as atividades. ...
  7. 7 – Faça o planejamento financeiro.

Artigo anterior
Como evitar manchas nos dentes?
Artigo seguinte
O que foi o tratado de kyoto?