Quais os efeitos do não comparecimento do reclamante e do reclamado na audiência trabalhista?

Perguntado por: Mafalda Carlota Matos Nogueira Gomes  |  Última atualização: 2. Dezember 2024
Pontuação: 4.1/5 (40 avaliações)

A decisão se baseou no artigo 844 da CLT, que dispõe que: “O não comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação e o não comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão ficta quanto à matéria de fato”.

O que acontece se o reclamante não comparecer na audiência trabalhista?

Hoje a norma vigente determina que o não comparecimento do autor da reclamação à audiência levará ao arquivamento do processo.

Quais são as consequências jurídicas do não comparecimento das partes em audiência?

O não comparecimento à audiência judicial de conciliação ou mediação não gera nulidade, extinguindo o processo, contudo, quando não justificado por alguma das partes, é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e deve ser sancionado com multa de até dois por cento do valor da causa.

Qual a consequência injustificada da ausência do reclamante na audiência de instrução?

Conforme dispõe o artigo 844 da CLT [1], o não comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, e o não-comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato.

Quantas vezes o reclamante pode faltar à audiência?

Pelo teor de decisão da 5ª Turma do TRT-MG, ocorre a perempção no processo do trabalho quando o reclamante, por duas vezes seguidas, deixa de comparecer à audiência sem justificativa, dando causa ao arquivamento da reclamação trabalhista, nos termos dos artigos 732 e 844 da CLT.

A PARTE NÃO PODE IR À AUDIÊNCIA, O QUE ACONTECE?

26 questões relacionadas encontradas

Quando o reclamante não comparece na audiência?

Art. 844 - O não-comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, e o não-comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato. De onde vêm as informações do Jusbrasil?

Quantas vezes o reclamante pode entrar com reclamação trabalhista?

O número de vezes que a empresa pode recorrer em um processo trabalhista depende da decisão das instâncias judiciais e do tipo de recurso apresentado. Inicialmente, após a sentença de primeira instância, a empresa tem o direito de recorrer uma vez por meio de recurso ordinário.

O que diz o artigo 847 da CLT?

847. Não havendo acordo, o reclamado terá vinte minutos para aduzir sua defesa, após a leitura da reclamação, quando esta não for dispensada por ambas as partes. Art.

O que ocorre quando uma das partes seja reclamante ou reclamado não comparece na audiência fixada pelo juiz do trabalho?

Fala-se em "acordo" na prática processual trabalhista. O não-comparecimento do reclamante à audiência importa, segun- do a linguagem da Consolidação das Leis do Trabalho, o arquivamento da reclamação, e "o não-comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão, quanto à matéria de fato" (art. 844).

Quando não se aplica os efeitos da revelia?

A revelia não produz o efeito mencionado no art. 344 se: II – o litígio versar sobre direitos indisponíveis. Assim, quando a demanda envolve algum tipo de direito indisponível das partes, os efeitos da revelia não serão aplicados.

Tem como reverter a revelia?

Se a sentença foi proferida sem que o réu tenha sido citado ou num caso em que a citação foi inválida (hipóteses em que, rigorosamente, a revelia reconhecida no processo não teria sequer acontecido), pode o réu propor uma demanda autônoma, por meio da qual impugnará a sentença.

Qual a diferença entre reclamante e reclamado?

Qual a diferença entre reclamante e reclamado? De forma resumida, o autor do processo trabalhista é chamado de reclamante, enquanto o réu é chamado de reclamado.

O que acontece com o processo se o autor não comparecer e não justificar sua ausência na audiência do juizado especial?

Se o autor não comparecer à audiência de conciliação ou à audiência de instrução e julgamento, sem justificativa, o processo será extinto, com a condenação ao pagamento das custas processuais.

Quais são as consequências da revelia para a empresa?

Quais os efeitos da revelia? A revelia produz três efeitos: a presunção da veracidade dos fatos alegados pelo autor, desnecessidade de intimação do réu revel e o julgamento antecipado por mérito.

Quais as consequências da revelia para empresa?

O principal efeito da revelia incide sobe a prova, uma vez que, se o réu não contestar a ação, serão considerados verdadeiros os fatos alegados pelo autor, dispensando-se a produção de outras provas sobre tais fatos.

É possível perder um processo trabalhista?

Caso o processo ainda não chegue a uma conclusão, ele será encaminhado para o Tribunal Superior do Trabalho (TST). Por fim, o último órgão no qual esse processo pode ser julgado é o Supremo Tribunal Federal.

Quando as duas partes não comparece à audiência trabalhista?

"3 - NOS TERMOS DO ART. 343, §§ 1º E 2º, O NÃO COMPARECIMENTO SEM JUSTIFICATIVA DA PARTE DEVIDAMENTE INTIMADA À AUDIÊNCIA DESIGNADA ACARRETA A APLICAÇÃO DA PENA DE CONFISSÃO. 4 - O NÃO COMPARECIMENTO JUSTIFICADO DA PARTE NORMALMENTE GERA O ADIAMENTO DA AUDIÊNCIA ANTERIORMENTE DESIGNADA.

Quem pode substituir o reclamante?

Segundo ensinamentos de Carlos Henrique Bezerra Leite, se por doença ou qualquer outro motivo relevante, devidamente comprovado, não for possível ao empregado comparecer pessoalmente, poderá fazer-se representar por outro empregado que pertença à mesma profissão ou pelo seu sindicato (artigo 843, 2º, da CLT).

O que acontece quando uma das partes não comparece na audiência de conciliação?

§ 8º O não comparecimento injustificado do autor ou do réu à audiência de conciliação é considerado ato atentatório à dignidade da justiça e será sancionado com multa de até dois por cento da vantagem econômica pretendida ou do valor da causa, revertida em favor da União ou do Estado.

O que diz o artigo 769 da CLT?

769 - Nos casos omissos, o direito processual comum será fonte subsidiária do direito processual do trabalho, exceto naquilo em que for incompatível com as normas deste Título.

Até quando o reclamante pode desistir da ação trabalhista?

O Reclamante pode desistir da Reclamação Trabalhista proposta, de forma unilateral (sem o consentimento da Reclamada) antes da apresentação da contestação.

O que diz o artigo 844 da CLT?

844 - O não-comparecimento do reclamante à audiência importa o arquivamento da reclamação, e o não-comparecimento do reclamado importa revelia, além de confissão quanto à matéria de fato. Parágrafo único - Ocorrendo, entretanto, motivo relevante, poderá o presidente suspender o julgamento, designando nova audiência.

Quanto tempo prescreve reclamação trabalhista?

Em razão de o prazo prescricional possuir dois prazos, o quinquenal (5 anos) e o bienal (2 anos), o trabalhador deve entrar com a ação quanto antes. Isso porque, esses prazos não são somados, ou seja, não significa que são 7 anos para ajuizar uma ação.

Quantas vezes um processo trabalhista pode ser julgado?

Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença? É possível recorrer tantas vezes porque no Direito, toda e qualquer pessoa é considerada inocente até o trânsito em julgado da decisão (até ser julgado pelas 3 instâncias, caso recorrida). Isso é chamado de “princípio da presunção de inocência”.

Quanto tempo dura uma reclamação trabalhista?

Dessa forma, enquanto alguns duram cerca de seis meses, outros podem demorar anos. Com base no relatório Justiça em Números 2022, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), um processo permanece 4 anos e 7 meses no acervo dos tribunais, em média.

Artigo anterior
Qual a importância do recebimento de materiais em uma empresa?
Artigo seguinte
O que é uma aresta de um cubo?