O que é provisão para férias e 13o salário?

Perguntado por: Lorena Vitória Gaspar de Almeida  |  Última atualização: 25. August 2024
Pontuação: 4.2/5 (62 avaliações)

provisão de férias: registrar e acumular a expectativa futura de despesa com férias de funcionários; provisão de 13º salário: garantir o pagamento do 13º salário dos funcionários.

O que é provisão de férias e 13o salário?

A provisão de férias é uma cálculo estimativo das despesas da empresa durante o período aquisitivo dos colaboradores. Assim, ela é um débito mensal que tem por intuito assegurar o pagamento das férias de todos os empregados, incluindo devido o pagamento de impostos.

O que é provisão para férias?

A provisão de férias é uma prática contábil adotada pelas empresas para garantir que tenham recursos financeiros suficientes para cobrir os custos das férias de seus empregados.

Como fazer a provisão de 13o salário?

A fórmula é a seguinte: valor corresponde à remuneração do funcionário em dezembro dividido por 12 e multiplicado pelo número de meses trabalhados no ano. Por exemplo, se ele tiver o salário fixo de R$ 1.500 e trabalhou 10 meses em 2016, a conta será: 1.500 / 12 = 125 x 10 = 1.250.

O que é provisão de salário?

Tratam-se de despesas que, ainda que não pagas, configuram-se como ocorridas, pelo princípio de competência contábil. As provisões para férias e para pagamento do 13º salário possuem um processo padrão e tratamento específicos no sistema.

O que é provisão? Não utilize o termo PROVISÃO para férias e 13º salário

39 questões relacionadas encontradas

Como funciona uma provisão?

As provisões já configuram as despesas como ocorridas, mesmo enquanto ainda não foram pagas, seguindo o princípio de competência contábil. A partir do momento que o pagamento é essa obrigação é definida, ela deixa de ser uma provisão e passa a ser um recurso a pagar.

Como funciona a provisão de 13?

A Provisão de 13º Salário é contabilizada mensalmente pelo valor equivalente a 1/12 (um doze avos) do salário atualizado de cada funcionários que tiver trabalhado no mínimo quinze dias no mês, cabendo ajuste do valor provisionado nos meses anteriores em virtude de reajustes salariais, acrescidos dos encargos sociais ...

Como contabilizar a provisão de férias e 13o salário?

O Cálculo é feito com base no número de dias de férias a que já tiver direito cada empregado, e na respectiva remuneração, na data do balanço, acrescentando-se os encargos de INSS e FGTS. O Valor apurado deverá corresponder ao saldo da provisão na data do balanço.

Para que serve a provisão na Contabilidade?

O que é provisão contábil? A provisão contábil é a estimativa das despesas e obrigações financeiras futuras, garantindo à empresa a possibilidade de criar uma reserva financeira para arcar com esses gastos.

Como contabilizar as férias na folha de pagamento?

Calcular as férias na contabilidade envolve considerar o período aquisitivo e adicionar 1/3 constitucional sobre a remuneração. Como fazer cálculos de férias passo a passo? Os cálculos de férias são feitos identificando o período aquisitivo, calculando a remuneração do funcionário e adicionando 1/3 constitucional.

É obrigatório fazer provisão de férias?

Não existe uma regra sobre quando é necessário fazer a provisão de férias, porém, as empresas devem se organizar para evitar surpresas. Sendo assim, é adequado manter um calendário periódico para fazer o provisionamento das férias a fim de garantir que haverá o recurso para cumprir com as obrigações trabalhistas.

Como é feito o cálculo de provisão de férias?

É igual a Remuneração dividida por 12, vezes a quantidade de avos até a competência selecionada. Traz o valor da férias pagas na competência atual, para serem deduzidas do saldo provisionado.

Como fazer provisão de pagamento?

Como fazer o controle financeiro com a provisão de pagamentos?
  1. Fazer o controle do seu fluxo de caixa diariamente.
  2. Registrar todas as movimentações financeiras de sua empresa.
  3. Realizar a provisão de pagamentos.
  4. Manter um fundo de reserva financeira para seu negócio.
  5. Definir projeções de custos e orçamentos.

Qual a importância da provisão?

Com a provisão, irá se estimular o valor que vai se desembolsar em determinada dívida ou valor que vai se perder de ativo. Esses valores se originam de fatos geradores que já ocorreram, por isso a segurança de que irão ocorrer futuramente mesmo que ainda não efetivados.

Quais são os tipos de provisões?

Existem dois tipos de provisões:
  • Provisões ativas ou provisões redutoras do ativo.
  • Provisões passivas ou provisões representativas de exigibilidade.

Sou obrigado a pagar 13 para contador?

No entanto, os contabilistas e contadores que atuam pela CLT devem receber 13º salário como qualquer profissional que trabalha com carteira assinada, independentemente do segmento.

É obrigatório pagar décimo terceiro a contabilidade?

Não existe lei que obrigue o proprietário de uma empresa a pagar essa despesa ao contador, assim como não existe lei que impeça o contador de fazer essa cobrança, tudo isso pode ser negociado entre as partes.

Quando contabilizar provisão?

As provisões devem ser reavaliadas no encerramento do exercício, para refletir melhor nas demonstrações contábeis a estimativa corrente. Quando não houver mais dúvidas a respeito do valor e do prazo da obrigação, ela deixará de ser uma provisão e passará a ser considerada uma obrigação a pagar.

São exemplos de provisões?

São exemplos de provisões:
  • férias;
  • décimo terceiro;
  • encargos sociais;
  • dividendos;
  • gratificações e participações devidas aos empregados e administradores;
  • participações de partes beneficiárias e outros.

Quais são as provisões da folha de pagamento?

Na folha de pagamento, além dos salários dos funcionários, constam também outros valores, tais como: férias, 13º salário, INSS e IRRF descontados dos salários, valor do desconto relativo ao vale-transporte e às refeições e ainda o valor do FGTS incidente sobre os salários.

O que é provisionamento de pagamento?

É possível dizer que o provisionamento é uma maneira de lidar com uma variação patrimonial (contas a pagar) que pode acontecer no futuro, gerando custos para a companhia. Em alguns casos, o valor exato do pagamento não é conhecido, mas muitas empresas fazem o provisionamento tentando estimar quanto vão gastar.

Como contabilizar a folha do 13o salário?

O valor do 13° salário corresponde ao valor recebido em um mês de trabalho na empresa. Conforme diz a lei, a gratificação corresponderá a 1/12 (um doze avos) da remuneração devida em dezembro, por mês de serviço, do ano correspondente.

O que pode descontar no pagamento das férias?

Para fazer o cálculo de férias adequado, os descontos não podem ser esquecidos. No pagamento, são descontados o Imposto de Renda e a contribuição ao Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS). Além disso, é preciso se atentar também aos vencimentos.

Como entender a folha das férias?

Pagamento e cálculo das férias

O salário do funcionário é dividido por 30. O resultado equivale ao valor do dia trabalhado pelo empregado. Esse valor é depois multiplicado pelo número de dias que o empregado ficará ausente. O valor dos dias de férias é dividido por três para calcular o Terço Constitucional de Férias.

Artigo anterior
Quais as 4 etapas da logística reversa?
Artigo seguinte
Quem pode ser curador?