Quais fatos marcaram a investida conhecida como grande medo?

Perguntado por: Rui Afonso Coelho Domingues Ramos  |  Última atualização: 18. Dezember 2024
Pontuação: 5/5 (37 avaliações)

Conhecida como Grande Medo, essa investida aconteceu entre julho e agosto de 1789 e ficou marcada por saqueamentos e ataques contra propriedades da nobreza, seguidos de, em muitos casos, o assassinato do proprietário do local.

O que aconteceu no episódio conhecido como o Grande Medo?

Após a Queda da Bastilha, muitos camponeses, no interior do país, temendo ficar sem alimentos e muito endividados, partiram para o ataque. Esse foi o período do Grande Medo, que ocorreu entre julho e agosto de 1789, e durante o qual camponeses começaram a atacar aristocratas e suas propriedades.

Qual foi o resultado do Grande Medo?

Teve como consequência imediata, a votação na noite de 4 de Agosto de 1789, na Assembleia Nacional Constituinte, que aboliu os privilégios feudais.

Quais foram os principais acontecimentos da convenção nacional?

Convenção Nacional
  • 02 a 05 de setembro de 1792: execução de emigrados e padres refratários, matanças de setembro;
  • Janeiro de 1793: julgamento e decapitação do rei;
  • Março de 1793: criação do Tribunal Revolucionário;
  • Abril de 1793: criação do Comitê de Salvação Pública;

O que foi o Grande Medo e como ele influenciou o contexto revolucionário francês?

A expressão "Grande Medo" se refere a um período ainda no início da Revolução Francesa, quando os camponeses se voltaram contra a alta nobreza, chegando a invadir Versalhes – ameaçando a segurança da corte, do rei Luís XVI (1754-1793) e, principalmente, da impopular rainha de origem austríaca Maria Antonieta (1755-1793 ...

Revolução Francesa Grande Medo | Resumo

27 questões relacionadas encontradas

Qual foi o Grande Medo na Revolução Francesa?

Conhecida como Grande Medo, essa investida aconteceu entre julho e agosto de 1789. Todos os privilégios feudais foram banidos e, pouco tempo depois, a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão foi anunciada. Este documento determinava, em teoria, que todos eram iguais perante a lei.

O que foi o período do Grande Medo Brainly?

Resposta: Grande Medo foi um período no qual o campesinato francês toma conhecimento da Revolução Francesa, tornando-a de caráter nacional, desencadeando uma série de ataques a castelos, casas, igrejas e saques a aldeias. Muitos nobres fugiram de suas propriedades propiciando o fim dos resquícios feudais na França.

Quais são os acontecimentos mais marcantes da Revolução Francesa?

Cronologia da Revolução Francesa
  • - 5 de maio de 1789: Assembleia dos Estados Gerais em Versalhes.
  • - 14 de julho de 1789: Queda da Bastilha. ...
  • - Agosto de 1789: a Assembleia Constituinte aprova a Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão.

Qual foi um dos fatos históricos mais importantes da Revolução Francesa?

O fato inaugural desse importante evento histórico foi a Queda da Bastilha, em 14 de julho de 1789. A Bastilha era uma prisão localizada em Paris, para aonde eram direcionados os condenados por ações políticas que desagravam à realeza absolutista francesa.

Quais as principais características da Convenção Nacional da Revolução Francesa?

Para atender os populares permitiu a criação do sufrágio universal, anulou os direitos feudais remanescentes, permitiu a formação de pequenas propriedades e tabelou o preço de todos os gêneros de primeira necessidade.

Qual foi o evento que marcou o início da Revolução Francesa?

A Queda da Bastilha, que aconteceu em 14 de julho de 1789, marcou o início da Revolução Francesa. A Revolução Francesa foi um ciclo revolucionário que aconteceu na França entre 1789 e 1799 e que teve como resultado prático o fim do absolutismo no país.

O que marcou o fim da Revolução Francesa?

Em 18 de Brumário do ano VIII (9 de Novembro de 1799), Napoleão toma o poder por meio de um golpe militar e se declara cônsul da França. Esse golpe tem o apoio da burguesia, que enxerga em Napoleão um aliado de seus interesses econômicos. Nesse momento termina a Revolução Francesa.

Qual o marco histórico da Revolução Francesa em 1789?

Em 14 de julho de 1789, a massa de populares tomou a Bastilha, a prisão que era símbolo do Antigo Regime e, em 4 de agosto, a Assembleia Nacional instituiu uma série de decretos que, dentre outras coisas, cortava os privilégios da nobreza, como a isenção de impostos e o monopólio sobre terras cultiváveis.

Por que o rei Luís 16 foi condenado à morte?

Foi julgado pela Convenção Nacional (auto-instituída como um tribunal para a ocasião), considerado culpado de alta traição e executado na guilhotina em 21 de janeiro de 1793 como um cidadão francês dessacralizado conhecido como "Cidadão Luís Capeto", um apelido em referência a Hugo Capeto, o fundador da dinastia ...

O que fez o rei Luís diante da crise que o país passava?

Pressionado com tal ato de hostilidade ao interesse monárquico, o rei Luis XVI reconheceu as novas atribuições assumidas pelos Estados Gerais. Contudo, resolveu pressionar seus integrantes com a demissão de Necker e a convocação do conservador barão de Bretevil para o ministério das finanças.

Qual era o principal objetivo da reunião dos Estados Gerais?

Em maio daquele ano, os Estados-gerais foram convocados para a formação de uma assembléia que deveria mudar o conjunto de leis da França. Nesta assembléia, dividia-se a população francesa em três grandes classes sociais, cada uma representando um estado. O primeiro estado era dominado pelo clero.

Qual é o grande marco da revolução?

Resposta. Letra A. O grande marco da Revolução Francesa foi a Queda da Bastilha, pois a política da época era marcada pelo poder da prisão então o primeiro alvo dos revolucionários foram a bastilha.

Quais foram os principais acontecimentos do início da Idade Moderna?

Foram aspectos marcantes da Idade Moderna:
  • absolutismo;
  • iluminismo;
  • Reforma Protestante;
  • mercantilismo;
  • chegada dos europeus à América;
  • Guerra das Rosas;
  • Revolução Inglesa;
  • Revolução Francesa;

Qual foi o impacto da Revolução Francesa?

A Revolução Francesa marcou a ascensão da burguesia como classe social dominante, superando a aristocracia proprietária de terras, bem como a criação de novas instituições e novas formas de organizar a vida econômica, política e social que iriam se expandir para todo o planeta.

Qual é a importância histórica da Revolução Francesa?

O ciclo revolucionário foi fundamental para a formação da sociedade moderna, pois trouxe concepções importante a respeito da democracia. "A Revolução Francesa teve importância na sociedade moderna e liberal atual, ressaltando a importância das liberdades individuais, tripartição dos poderes", explicou.

Quem foi o grande líder da Revolução Francesa?

Seus principais líderes foram Danton, Marat e Robespierre. Sua facção mais radical era representada pelos raivosos, liderados por Jacques Hébert, que queriam o povo no poder. Havia ainda um grupo de deputados sem opiniões muito firmes, que votavam na proposta que tinha mais chances de vencer.

O que causou o período do terror?

A morte do jornalista, médico e escritor Jean-Paul Marat – o Amigo do Povo, próximo aos sans-culottes –, em julho de 1793, por Charlote Corday, ligado aos girondinos, foi o que desencadeou as ações da fase do terror da Revolução Francesa.

Como funciona o processo de elaboração da Constituição da França em 1791?

Em 1791, uma nova constituição começou a vigorar na França. De acordo com seus termos, o governo passaria a ser comandado por uma monarquia constitucional. O poder passou a ser exercido pelos três poderes: legislativo, executivo e judiciário.

Quem liderou a fase do Terror na Revolução Francesa?

Uma fase de “terror” se estabeleceu na França e Robespierre, líder do partido jacobino, foi o protagonista de ações antidemocráticas, perseguindo e matando pessoas. Seu radicalismo o levou à guilhotina por seus inimigos.

Artigo anterior
O que faz a Boost Stone?
Artigo seguinte
Como Xangô se manifesta?