O que é prova nova no processo penal?

Perguntado por: Érica Amorim Rodrigues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.6/5 (14 avaliações)

AVENTADA PROVA NOVA (ART. 621 , INCISO III , DO CÓDIGO DE PROCESSO PENAL ). DECLARAÇÕES EXTRAJUDICIAIS QUE SUPOSTAMENTE COMPROVAM A INOCÊNCIA DO APENADO. PROVA, NO ENTANTO, QUE DEVE SER PRODUZIDA POR MEIO DE JUSTIFICAÇÃO JUDICIAL E SUBMETIDA AO CRIVO DO CONTRADITÓRIO.

O que é uma prova nova?

621 , III , do Código de Processo Penal é a existência de prova nova, ou seja, a existência de prova surgida após a condenação, é descabido e incoerente exigir que, para que seja considerada como prova nova, tenha sido ela submetida a contraditório prévio.

Quais são os tipos de provas no Processo Penal?

Por ser de grande relevância, o Código de Processo Penal, traz em seu texto os meios de provas, são estes:
  • Prova pericial.
  • Exame de corpo de delito.
  • Documental.
  • Testemunhal.
  • Prova emprestada.

O que é a prova no Processo Penal?

Das Provas no Processo Penal

A prova é o ato que busca comprovar a verdade dos fatos, afim de instruir o julgador. Busca reconstruir um fato passado, através das provas, buscando a verdade dos fatos.

Quais os princípios das provas?

Princípios atinentes à prova no Processo Penal
  • Princípio da comunhão da prova. ...
  • Princípio da liberdade da prova. ...
  • Princípio da inadmissibilidade das provas obtidas por meios ilícitos.

Processo Penal - Provas - Prof. Juliano Yamakawa

18 questões relacionadas encontradas

O que são elementos de prova?

Elemento de prova é o que se extrai do meio de prova, de modo que a necessária e fundamental valoração realizada pelo magistrado ainda não se consumou. Dessa forma, percebe-se que o elemento de prova pode ser útil ou não para a busca da verdade real.

Qual a função da prova?

A função da prova é ligar os pontos entre a teoria e a realidade. Entre aquilo que dizemos que ocorreu e aquilo que de fato ocorreu.

Qual a importância da prova no Processo Penal?

A prova e seus indícios, sempre observando os princípios da ampla defesa e do contraditório, são imprescindíveis para o processo penal, visto que por ela se dá o convencimento do juiz a autoria ou a inocência do acusado, sendo utilizados, portanto, pela acusação e pela defesa, quando necessário.

Qual a classificação das provas?

Classificação das provas

A prova direta destina-se a comprovar a alegação de um fato, já a prova indireta, destina-se a demonstrar fatos secundários ou circunstanciais (indícios), por meio dos quais o juiz, em raciocínio dedutivo.

Quais são os meios de prova?

1.4. Meios de prova: De acordo com o Código de Processo Civil, os meios de provas são: depoimento pessoal; confissão; exibição de documento ou coisa; prova documental; prova testemunhal; prova pericial e inspeção judicial.

Qual a diferença de prova direta e indireta?

A prova direta dirá respeito ao próprio fato probando. ... A prova indireta é a não se dirige ao próprio fato probando, mas, por raciocínio que se desenvolve, se chega a ele. Na prova indireta há uma construção lógica através do qual se chega ao fato ou às circunstâncias que se quer provar.

Pode apresentar prova nova em recurso?

Adianto que é possível sim a apresentação de novas provas no momento da interposição do recurso inominado ou apelação! Isso mesmo, essa possibilidade se estende aos processos previdenciários que tramitam tanto pelo Juizado Especial Federal, rito sumaríssimo, quanto pelo procedimento comum nas varas federais.

Qual o prazo para entrar com ação rescisória?

O prazo decadencial para a propositura de ação rescisória é de dois anos, contados do trânsito em julgado da decisão, nos termos do art. 975 do CPC.

Quem são as partes na ação rescisória?

O artigo 967 do Novo CPC dá legitimidade para iniciar ação rescisória as partes do processo a ser discutido e seus sucessores; um terceiro juridicamente interessado na lide; qualquer pessoa que deveria ser obrigatoriamente ouvida no processo, mas por algum motivo não foi e, por último, o Ministério Público.

Como se classificam as provas quanto ao objeto?

A classificação da prova quanto ao objeto, ou seja, ao próprio fato que se pretende provar, é dividida em direta e indireta.

Qual a classificação da prova testemunhal?

4.1 – As diretas são aquelas que assistiram o fato, enquanto as indiretas são aquelas que ouviram os fatos. 4.2 –As testemunhas próprias são aquelas que prestam depoimento sobre os fatos objetivos do processo, e as improprias prestam o depoimento sobre fatos que possuem relação com o principal, mas são alheios a este.

O que é presunção absoluta ou relativa?

PRESUNÇÃO ABSOLUTA (“jure et de jure”) – O juiz aceita o fato presumido, desconsiderando qualquer prova em contrário. Assim, o fato não é objeto de prova. A presunção absoluta é uma ficção legal; PRESUNÇÃO LEGAL – É aquela expressa e determinada pelo próprio texto legal.

Quanto à prova no processo penal é possível afirmar que?

1 CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE A TEORIA DA PROVA PENAL

Portanto, é possível afirmar que as provas são os instrumentos pelos quais se busca reconstruir um fato passado, com o intuito de trazer à tona o que realmente ocorreu em determinada situação delituosa.

Como podemos definir prova no processo penal Qual importância da prova este ramo específico do direito processual?

Conceito de prova

Prova, na persecução penal, é o ato ou o complexo destes que visam a estabelecer a veracidade de um fato ou da prática de um ato tendo como finalidade a formação da convicção da entidade decidente – juiz ou tribunal – acerca da existência ou inexistência de determinada situação factual.

O que é o objeto da prova?

3 OBJETO DA PROVA

O objeto da prova é a coisa, o fato, o acontecimento que deve ser conhecido pelo juiz, a fim de que possa emitir um juízo de valor. São os fatos sobre os quais versa o caso penal.

Quais as funções da prova no processo judicial?

A prova é para o processo penal a mola mestra de toda a atividade processual. É ela que alimenta o processo e visa esclarecer a existência ou inexistência de um fato criminoso imputado ao réu. Assim, a qualidade da prova poderá absolver ou condenar. Daí sua importância, como bem anuncia Dezem (2008, p.

O que se entende por prova do direito?

Provas de direito: quando tratamos do “objeto de prova”, afirmamos que são os fatos controvertidos relevantes, sendo possível excepcionalmente a prova de “direito” (e não de “fato”) em circunstâncias excepcionais, as quais se encontram previstas no art. 337.

Qual a diferença entre elementos de prova é prova?

Desta premissa, é possível afirmar que a diferença entre elementos de informação e prova está principalmente no momento em que elas são apuradas e, consequentemente, no valor probatório que possuem.

O que são elementos informativos E o que é prova?

para depois documentá-las no inquérito policial, mediante termos próprios e juntadas. Essa série de diligências documentadas no inquérito policial é chamada de elementos informativos, com exceção das provas cautelares, provas não repetíveis e provas antecipadas, que são consideradas elementos probatórios.

O que é um meio de prova?

Meios de prova: sãos os meios utilizados pelas partes no processo para o convencimento do juiz, que remontem à formação do fato criminoso, isto é, à sucessão de acontecimentos, demonstrada dentro uma linha cronológica, referente ao delito cometido; esses elementos probatórios servirão de base para a decisão que será ...

Artigo anterior
Quais são as 6 virtudes?
Artigo seguinte
Onde é Ctrl Alt DEL?