O que é prospecção ativa e passiva?

Perguntado por: Iara Filipa Leite Carvalho  |  Última atualização: 10. April 2022
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Em poucas palavras, na prospecção ativa, você chega até o potencial cliente sem que ele tenha solicitado um contato ou fornecido seus dados. Por outro lado, na prospecção passiva, o lead entra em contato com a sua organização ou fornece seus dados de forma espontânea, por conta própria.

Qual a diferença entre prospecção ativa e passiva?

Enquanto na prospecção ativa o cliente entra no funil por iniciativa do vendedor, na passiva a decisão é do consumidor. Nesse último caso, o benefício é que a pessoa passa por cada uma dessas etapas, muitas vezes, sem perceber e ela mesma se convence a comprar.

O que é prospecção ativa?

O que é a prospecção ativa? Em poucas palavras, a prospecção de novos clientes é uma maneira de conseguir clientes de forma ativa. Ao invés de esperar o contato de alguém interessado no seu produto ou serviço, você vai em busca dos clientes que podem ser mais lucrativos para o seu negócio.

Qual a diferença entre venda passiva e ativa?

Venda passiva ou venda ativa: qual escolher? A venda passiva basicamente acontece com os clientes que chegam até sua loja por meio divulgações, e a venda ativa são os clientes que foram prospectados para sua loja.

Como fazer uma prospecção ativa?

Como fazer uma prospecção ativa?
  1. Defina um perfil do cliente ideal para prospectar. ...
  2. Mapeie os canais de comunicação em que os clientes estão. ...
  3. Produza conteúdo relevante aos clientes. ...
  4. Crie relação antes de fazer proposta comercial. ...
  5. Determine uma rotina de prospecção. ...
  6. Peça indicações aos clientes atuais.

Diferenças entre prospecção ativa e passiva

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Como fazer uma boa prospecção?

10 dicas para a prospecção de clientes em seu negócio
  1. Ofereça o seu produto a quem precisa. ...
  2. Não misture as tarefas. ...
  3. Peça indicações aos clientes atuais. ...
  4. Olhe para o seu portfólio. ...
  5. Esteja on-line. ...
  6. Conheça o cliente. ...
  7. Visite feiras e convenções. ...
  8. Ajuste o foco.

Como estruturar um processo de prospecção?

Como definir um processo de prospecção que converta?
  1. Conheça bem o seu cliente. ...
  2. Qualifique os contatos. ...
  3. Defina os melhores canais de comunicação. ...
  4. Classifique cada potencial cliente. ...
  5. Integre a prospecção ao fluxo de venda. ...
  6. Utilize a tecnologia para ajudá-lo.

Como vender de forma ativa?

Para que isso não ocorra, confira 5 dicas para fazer venda ativa e conquistar mais clientes:
  1. Faça o planejamento de sua oferta ativa. ...
  2. Invista na capacitação de sua equipe. ...
  3. Acredite no seu valor. ...
  4. Utilize ferramentas de marketing digital. ...
  5. Não incomode seu cliente.

O que é venda receptiva e ativa?

No que diz respeito à venda, trata-se de um tipo muito eficaz para alcançar clientes que precisam de determinado produto ou serviço, mas não tomam a iniciativa de ligar para comprar. Já no telemarketing receptivo, a empresa recebe a ligação de um cliente que está disposto a comprar e que foi motivado pela propaganda.

O que é passiva e ativa e relativa?

Ativas são as mulheres com mais iniciativa na cama, que gostam de fazer sexo oral na parceira, penetrar com os dedos, brinquedos etc. Passivas são as que preferem manter uma postura mais submissa durante a relação sexual. E relativas ou flexíveis, as que revezam esses "papéis".

O que é trabalho de prospecção?

De maneira simplificada, prospecção significa ir atrás do seu potencial cliente – que também pode ser conhecido como prospect. Anúncios e inbound marketing, por exemplo, são diferentes de prospecção ativa. No primeiro, o departamento de marketing cria anúncios com o objetivo de atingir potenciais clientes.

Como definir prospecção?

A palavra prospecção carrega dois sentidos: o primeiro, é de mostrar-se importante e mais visível; já o segundo, refere-se à procura de um terreno. Em ambos os casos, o termo é aplicável quando estamos falando de empresas ou negócios.

O que é ação de prospecção?

Prospecção de clientes é uma etapa do funil de vendas que tem como objetivo a tentativa de contato com potenciais clientes. Somente após a passagem do Lead por alguns filtros, em um processo chamado de qualificação de Leads, é que se deve prospectar clientes.

O que é prospecção passiva?

Prospecção Passiva

Ou seja, o possível cliente toma conhecimento da sua empresa ou produto de forma espontânea, ao procurar pela solução de alguma dor específica. É o prospect que toma a iniciativa do contato, e não a empresa.

O que que é ativa e passiva?

Uma pessoa ativa é aquela que faz uma ação, sendo um agente que determina os rumos de uma situação. Por sua vez, uma pessoa passiva é aquela que submete-se a uma ação. Assim, o ativo e passivo são opostos completos de personalidade onde um rege aquilo que acontece e o outro é regido.

Quando prospecção ativa é mais indicado para uma empresa?

A prospecção ativa é mais recomendada para empresas que ainda não possuem um grande número de clientes e são novas no mercado. Isso porque, como já informado anteriormente, ela consegue resultados expressivos de forma bem mais rápida.

O que faz um receptivo de vendas?

Podemos definir o que é atendimento receptivo como o contato que o cliente estabelece voluntariamente com a empresa para comprar algum produto ou serviço ou esclarecer alguma dúvida e fazer elogios ou reclamações. Esse tipo de atendimento acaba sendo uma boa oportunidade para que a empresa consiga converter uma venda.

O que é um ativo de vendas?

O Operador de Telemarketing Ativo é o profissional responsável por realizar ligações á clientes ou empresas, com o objetivo de divulgar a marca e vender o produto ou serviço garantindo assim a satisfação do cliente.

Qual melhor ativo ou receptivo?

No telemarketing ativo os profissionais fazem contato com leads e clientes para vender um produto ou serviço ou estabelecer um contato de relacionamento com o cliente. Já o telemarketing receptivo, como o nome sugere, recebe as ligações dos clientes ou potenciais clientes.

Como fazer venda ativa por telefone?

Os 10 passos para fazer uma abordagem por telefone com sucesso
  1. Fale com convicção. ...
  2. Conduza o atendimento. ...
  3. Mostre ao cliente como a sua solução pode ajudá-lo. ...
  4. Mostre o diferencial do seu negócio. ...
  5. Economize o tempo do cliente. ...
  6. Saiba escutar o cliente. ...
  7. Fale a língua do cliente. ...
  8. Ofereça ferramentas que auxiliem a equipe de vendas.

Qual a diferença entre Prospect e lead?

O lead que tem um interesse inicial no seu negócio, entretanto, sua equipe de vendas ainda não sabe se ele tem perfil de comprador ou real interesse e capacidade para realizar o investimento. Já o prospect é um cliente em potencial que entende o valor da sua solução e atende aos critérios de prospecção da sua empresa.

O que é venda selecionada?

Trata-se de encorajar o cliente que está comprando a investir um pouco mais e adquirir um produto que atenda às suas necessidades, mas mais completo. Esse é um tipo de venda comum na indústria automotiva, mas não só nela.

Quais são as etapas da prospecção?

Quais as etapas da prospecção de clientes?
  1. Pesquisa. O primeiro momento do processo é essencial para sustentar o que vem depois. ...
  2. Prospecção. A prospecção é o momento de fazer um primeiro contato. ...
  3. Conexão. Na conexão, você chega até o tomador de decisão — ele é o seu prospect. ...
  4. Educação. ...
  5. Fechamento.

Quais são os tipos de prospecção?

Conheça os tipos de prospecção de clientes
  1. Outbound. O modelo Outbound é a forma tradicional de prospectar clientes. ...
  2. Inbound. Entre os tipos de prospecção atuais, o Inbound é o que está ganhando mais destaque atualmente. ...
  3. Referral Marketing. ...
  4. Canais.

Em qual etapa é feita a prospecção dos clientes?

Prospecção de clientes é uma etapa do funil de vendas que tem como objetivo a tentativa de contato com potenciais clientes. Somente após a passagem do Lead por alguns filtros, em um processo chamado de qualificação de Leads, é que se deve prospectar clientes.

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