O que é pronome relativo de exemplos?

Perguntado por: Vasco Flávio Martins de Mendes  |  Última atualização: 13. April 2022
Pontuação: 4.6/5 (62 avaliações)

Pronome relativo é uma classe de pronomes que substituem um termo da oração anterior e estabelece relação entre duas orações. Nós conhecemos o professor. O professor morreu. Nós conhecemos o professor que morreu.

Como saber qual é o pronome relativo?

Quando QUE é pronome relativo?
  1. substitui um substantivo, evitando a sua repetição;
  2. estabelece uma relação com o substantivo que substitui;
  3. aparece após o substantivo que substitui;
  4. pode ser substituído por o qual, a qual, os quais ou as quais.

Como usar o pronome relativo ONDE?

Onde pode ser pronome relativo, quando começa uma oração subordinada adjetiva ou advérbio interrogativo. Nos dois casos indica localização. Porém, quando for pronome relativo, poderá ser trocado por “em que”, o que não ocorre quando é um advérbio.

Quais é um pronome relativo?

Este pronome tem o mesmo valor de que e de quem. É sempre antecedido de artigo, que concorda com o elemento antecedente, ficando o qual, a qual, os quais, as quais.

Qual é o principal pronome relativo?

Os pronomes relativos são: que, quem, o qual (a qual, os quais, as quais), onde (equivalendo a em que), quanto (quanta, quantos, quantas) e cujo (cuja, cujos, cujas) e podem ser precedidos ou não por preposições.

Pronomes relativos [Prof. Noslen]

42 questões relacionadas encontradas

Quais são os tipos de pronome?

Os 7 tipos de pronomes
  1. Pronome Pessoal. Os pronomes pessoais são aqueles que indicam a pessoa do discurso e são classificados em dois tipos: ...
  2. Pronome Possessivo. ...
  3. Pronome Demonstrativo. ...
  4. Pronome de Tratamento. ...
  5. Pronome Indefinido. ...
  6. Pronome Relativo. ...
  7. Pronome Interrogativo.

Em que por onde?

A dúvida no uso de onde ou em que surge porque embora possamos substituir sempre onde por em que, nem sempre podemos substituir em que por onde. Onde, sendo um pronome relativo ou um advérbio de lugar, indica um lugar permanente.

Onde é um pronome na frase?

Questão 1 – O termo “onde” é um pronome na frase: a) “Onde havia florestas construímos cidades de concreto [...]” c) “[...] não é onde queremos viver [...]” d) “[...] então no fim de semana rumamos para onde há floresta ou praia [...]”

Qual é a diferença entre onde é aonde?

Emprega-se “onde” com verbos que indicam permanência, ou seja, ausência de movimento. ... Assim como verbos como estar, ser, morar, ficar… Aonde: Também indica lugar. No entanto, deve ser usado com verbos que indicam movimento e que são regidos pela preposição “a”.

Quando se utiliza no qual?

O pronome relativo qual e suas flexões devem ser utilizadas quando o termo vir acompanhado de um artigo. Lembre-se que “no” é junção de “em+o”, portanto, para a utilização desta expressão, a frase deve exigir a preposição “em”.

Como saber se o que é pronome relativo ou conjunção?

Vejamos como estabelecer a diferença entre essas duas classes: O pronome relativo inicia oração subordinada adjetiva, e a conjunção integrante, oração subordinada substantiva. O pronome relativo sempre estará entre um verbo e um substantivo – ou palavra substantivada – que mantêm relação sintática entre si.

Como usar o qual?

“O qual” pode ser utilizado para substituir ou mencionar um substantivo e sempre é precedido de uma preposição, locução prepositiva e artigo. Exemplo: Entregamos o pacote para o cliente, o qual ficou feliz ao receber os produtos. Neste caso, “o qual” evita a repetição de “o cliente”.

Qual a diferença entre onde é aonde cite 2 exemplos para cada um?

A bicicleta é o lugar onde os ciclistas estão, para ir aonde eles querem. A palavra “aonde” é formada pela união da preposição “a” e do advérbio ou pronome relativo “onde”.

Onde você está ou aonde?

Enquanto “onde” exprime a ideia de um lugar que está parado, “aonde” é utilizado quando se está em direção ao local de referência, ou seja, traduz a ideia de movimento. “Aonde” deve ser usado em situações nas quais o sujeito está a caminho ou voltando de um determinado local.

É mau ou mal?

“Mau” é sempre um adjetivo usado para descrever algo ou alguém de forma negativa. “Mal”, por sua vez, pode ser um advérbio de modo, um substantivo ou uma conjunção. Como advérbio, a palavra indica que algo não foi bem feito. Na forma de substantivo, refere-se à doença, tristeza ou problemas.

Qual o pronome da frase?

Pronome é a palavra que se usa para substituir o nome do objeto ou da pessoa já indicados anteriormente em uma frase. Toda expressão que tem o papel de retomar o sujeito da sentença é considerada um pronome. Portanto, as frases com palavras como ele, ela, que, neste e tantas outras podem ser consideradas pronominais.

Quais são as frases com pronomes?

Exemplos de frases com pronomes possessivos:
  • Aquele computador é meu. (pronome possessivo masculino no singular)
  • Essas são minhas coisas. (pronome possessivo feminino no plural)
  • Nosso avô ficou doente e precisou ir o hospital. (pronome possessivo masculino no singular)
  • Suas escolhas são sempre muito boas.

Quais são os 7 tipos de pronomes?

Os pronomes podem ser pessoais, possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos, indefinidos e também substantivos e adjetivos. Na língua portuguesa existem dez classes gramaticais, também chamadas de classes morfológicas ou, ainda, classes de palavras.

Em que pode substituir por onde?

1 em que lugar, em qual lugar, em que local, em qual local, em que parte, em que ponto, em que localidade. Exemplo: Onde você está? Em que: 2 em que, no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Como substituir em que?

1 no qual, na qual, nos quais, nas quais, onde, quando.

O que substituir na qual?

1 em que, no qual, nas quais, nos quais, onde, quando.

Quais os tipos de pronomes que existem?

De acordo com o que determina a nossa gramática normativa, existem seis tipos de pronomes: os pessoais, demonstrativos, interrogativos, possessivos, relativos e indefinidos.

Quantos e qual pronome?

Pronomes interrogativos são aqueles empregados em orações interrogativas diretas ou indiretas. São eles: que, quem, qual, quais, quanto, quanta, quantos, quantas.

Para que serve os 4 tipos de porquês?

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Onde exemplos de frases?

Exemplos de frases com onde
  • Onde você mora?
  • Onde está a minha caneta?
  • Você sabe onde está minha bolsa?
  • Onde fica a sua empresa?

Artigo anterior
Que es el riesgo pais?
Artigo seguinte
Qual a validade de uma procuração para assembleia de condomínio?