Quem foi um dos principais representantes do rococó?

Perguntado por: Benedita Doriana Anjos Reis  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (68 avaliações)

Jean-Antoine Watteau (1684-1721)
Este pintor francês foi um dos principais representantes da arte rococó e ficou conhecido por representar a sociedade aristocrática da época.

Quais foram os principais artistas do rococó?

Os principais artistas do barroco-rococó no Brasil são:
  • Mestre Valentim (1745-1813): escultor;
  • Mestre Ataíde (1762-1830): pintor;
  • Francisco Xavier de Brito (?-1751): escultor.
  • Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa) (1738-1814): arquiteto e escultor.

Quem foi o escultor do rococó?

Os principais artistas do movimento foram: Juste-Aurèle Meissonier (1695-1750): foi um escultor, ouvires e pintor francês. Pioneiro na arte decorativa. François Boucher (1703-1770): foi um dos maiores artistas decorativos do período.

Qual o nome do principal artista brasileiro representante do rococó?

O artista Rococó mais conhecido foi o mineiro Aleijadinho - Antônio Francisco Lisboa (1738-1814). Ficou conhecido por esse apelido em razão de uma doença que fez definhar suas mãos e pés. Entretanto, apesar das deformidades, não deixou de trabalhar em suas esculturas e obras arquitetônicas.

Quem foi o principal representante da arquitetura do período do rococó?

Johann Michael Fischer (1692-1766): arquiteto alemão.

Rococó - História da Arte | 4

15 questões relacionadas encontradas

Como é a arquitetura do rococó?

Caracterizada pela utilização de curvas e pelo forte caráter decorativo, a arquitetura rococó apareceu como uma oposição aos excessos e às suntuosidades do barroco. Logo, ficou conhecida por sua natureza hedonista e aristocrática, manifestada com delicadeza e elegância.

Quem foram os artistas que pertenceram e se destacaram na pintura rococó?

Principais artistas da arte rococó
  • Jean-Honoré Fragonard (1732-1806) ...
  • Jean-Antoine Watteau (1684-1721) ...
  • Giovanni Battista Tiepolo (1696-1770) ...
  • François Boucher (1703-1770)

O que foi o rococó no Brasil?

O rococó é um estilo artístico que começou na Europa no século XVIII, ele buscava se contrapor ao estilo do barroco. Esse estilo chegou a América do Sul em meados do século XVIII e, no Brasil, teve grande representação por meio do mobiliário desse período e ficou conhecido como estilo Dom João V.

Qual foi o artista que mais se destacou no neoclassicismo?

Jacques-Louis David (1748–1825): importante pintor do Neoclassicismo, David realizou trabalhos para eventos sociais como desenhos de trajes e cenários para “Festival do Ser Supremo “, por exemplo.

Qual é a representação do rococó na atualidade?

Os principais resquícios do Rococó na atualidade ficam para a decoração de interiores, já que muitas peças e mobiliários são produzidos com inspiração neste estilo. Esse estilo nos demonstra que a arte quase sempre é um movimento de respostas ao que a antecedeu.

Como era a escultura no rococó?

O Rococó na Escultura

A escultura representou muitos nobres e influentes da época. Linhas mais leves e suaves eram aplicadas em estátuas que serviam à decoração.

Como era a escultura do rococó?

Quanto à escultura é em sua disposição dentro da arquitetura que se manifesta o espírito Rococó. As linhas curvas e contracurvas do barroco permanecem, mas são mais delicadas e fluídas. Os temas aplicados são mitológicos, campestres e alegóricos.

Quem foram os responsáveis pelo advento do rococó no Brasil?

Já no Brasil, foram os portugueses os responsáveis pelo advento desse estilo, que ficou conhecido como “estilo Dom João V”. Por aqui, ele foi usado principalmente na decoração interna, dando estilo ao mobiliário da época. O estilo se consolidou mesmo no final do século XVIII, devido a uma forte influência religiosa.

Qual foi o objetivo da arte rococó?

O objetivo da arte rococó era entregar às pessoas o que elas buscavam: um misto de prazer e elevação artística sem pretensão.

Qual foi o maior representante da pintura do Neoclassicismo?

Os maiores representantes da pintura neoclássica são: Jacques-Louis David (1748-1825) pintor francês, foi considerado o pintor da Revolução Francesa, mais tarde, tornou-se o pintor oficial do Império de Napoleão.

Quem foi o importante artista iniciador do estilo neoclássico?

Essa fé na lógica levou à ordem e às virtudes “enobrecedoras” da arte neoclássica. O iniciador da tendência foi Jacques-Louis David pintor e democrata francês que imitava a arte grega e romana para inspirar a nova república francesa.

Quais os principais artistas do Neoclassicismo brasileiro?

Os grandes expoentes do movimento foram: Cláudio Manuel Costa (1729 – 1789), Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810) e Silva Alvarenga (1749-1814).

Como se deu a introdução do Rococó no Brasil?

Analisando friamente, esse estilo de arte não demorou muito para chegar no Brasil, pois já exercia sua influência em nossa terra durante o século XVIII mesmo. A primeira vez que essa linha artística apareceu por aqui foi na parte mobiliária, que era muito apreciada por D. João V.

Qual foi o maior impacto que o Rococó deixou para o estudo da arte?

Em geral, a substituição das cores vibrantes do barroco por tons rosa, verde-claro, estabelecem uma primeira diferenciação entre os dois estilos. Além disso, a originalidade do rococó é conferida no abandono das linhas retorcidas e pela utilização de linhas e formas mais leves e delicadas.

Como foi o maneirismo no Brasil?

A introdução do maneirismo no Brasil representou o lançamento da pedra angular da história artística dos descendentes de europeus. Descoberto pelos portugueses em 1500, o Brasil era habitado por povos indígenas, cuja cultura tinha ricas tradições imemoriais, mas era diferente da cultura portuguesa.

Quem foi Caravaggio e qual a técnica criada por ele para destacar suas pinturas?

Caravaggio (1571-1610) foi um pintor do século XVI, responsável pelo pontapé inicial na arte barroca. A dramaticidade e a religiosidade tem marcas profundas nas sua obras. Para pinta-las, ele usava modelos reais, ou seja, homens e mulheres que se dispunham a posar para suas pinturas.

Quais as características da moda rococó?

Tons pastel, sensualidade discreta, festas ao ar livre, elegância, alegria, frivolidade e exuberância são acaracterísticas deste estilo quando conectado com a moda. O requinte era acentuado pelos tecidos que eram normalmente cetim, brocados e rendas, principalmente em tons pastel.

Qual das alternativas caracteriza o estilo rococó?

Na ourivesaria, no mobiliário, na pintura ou na decoração dos interiores dos hotéis parisienses da aristocracia, encontram-se os elementos que caracterizam o rococó: as linhas curvas, delicadas e fluídas, as cores suaves, o caráter lúdico e mundano dos retratos e das festas galantes, em que os pintores representaram os ...

O que é decoração rococó?

A decoração rococó pode ser caracterizada por conter cores mais suaves do que no caso de uma decoração barroca – na qual as cores fortes são marca registrada. Da mesma maneira em que o barroco exagera em linhas retorcidas, no rococó os ornamentos ficam mais leves e delicados – um toque de elegância a mais.

Porque o rococó queria agradar a classe alta?

Neste contexto histórico e social, surgiu a refinada estética decorativa do Rococó, servindo ao gosto da aristocracia, que se dedicava à busca de satisfação e divertimento antes da Revolução Francesa de 1789.

Artigo anterior
Qual lençol que não dá bolinhas?
Artigo seguinte
Qual é a dosagem do Rivotril mais forte?