O que é produção unitária?

Perguntado por: Cristiana Neto  |  Última atualização: 26. Juni 2024
Pontuação: 4.1/5 (16 avaliações)

Produção unitária ou oficina – a produção é feita por unidades ou pequenas quantidades, cada produto a seu tempo sendo modificado à medida que é feito. Os trabalhadores utilizam uma variedade de instrumentos e ferramentas. O processo produtivo é menos padronizado e menos automatizado.

O que diz a Teoria da Contingência?

A Teoria da Contingência defende a visão de que não existe uma única estrutura organizacional que pode ser aplicada a todas as organizações da mesma forma, pois as empresas, os ambientes e os fatores contingenciais são diferentes.

Qual a teoria de Woodward?

Woodward (1958) Foi a primeira pesquisadora a propor a teoria da contingência. Woodward evidenciou que, à medida que a tecnologia avança, as empresas levam primeiro uma estrutura mais mecanicista e, depois, uma estrutura mais orgânica.

Qual a mensagem principal da Teoria da Contingência?

A Teoria da Contingência foi uma das teorias administrativas mais influentes da segunda metade do século XX e continua sendo no século XXI. É dela que vem a compreensão de que não há nada absoluto nas organizações ou na teoria administrativa, pois tudo é relativo.

Qual o foco da pesquisa de Lawrence e Lorsch?

PESQUISA DE LAWRENCE E LORSCH

Pesquisaram sobre organização e ambiente marcando o aparecimento da Teoria da Contingência.

Produção em lotes e produção unitária

20 questões relacionadas encontradas

Quem é Lawrence e Lorsch?

A pesquisa de Lawrence e Lorsch, e o aparecimento da teoria contingencial. Os dois resolveram pesquisar a relação entre organização e ambiente sinalizando de forma mais direta a Teoria da Contingência. Entre diversas empresas diferentes eles concluíram que havia três problemas básicos de organização: Diferenciação.

Quais são os três aspectos da teoria contingencial?

Assim, a Teoria da Contingência apresenta os seguintes aspectos básicos: A organização é de natureza sistemática; ela é um sistema aberto. As variáveis organizacionais apresentam um complexo inter-relacionamento entre si e com o ambiente.

Quem é o pai da Teoria da Contingência?

Na tentativa de explicar fenômenos que possam estar relacionados a custos, ressalta-se a Teoria Contingencial. A Teoria Contingencial eclodiu através dos estudos dos pesquisadores Woodward (1958), Burns & Stalker (1960) e Lawrence & Lorsch (1967), no século XX.

Como aplicar a Teoria Contingencial?

Como Aplicar a Teoria Contingencial em uma Empresa? A aplicação da teoria em uma empresa deve acontecer da seguinte forma: a equipe administrativa trabalha para encontrar soluções específicas para lidar com problemas no local de trabalho e satisfazer as necessidades dos clientes, adaptando-se às necessidades deles.

Quais são as teorias contingenciais?

Teorias da Abordagem Contingencial

Pode-se definir que a Abordagem Contingencial tem como composição de 5 fatores: o ambiente, a estratégia, a tecnologia, a gestão e a estrutura. Com isso, é necessário entender mais a fundo sobre cada um deles para definir a metodologia mais eficaz para cada organização.

O que é a teoria de Fayol?

Fayol. disposição dos setores da empresa e as relações entre os mesmos. ênfase é na estrutura e não nas tarefas. A teoria clássica caracteriza pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente.

Qual o objetivo da abordagem contingencial?

A abordagem contingencial explica que existe uma relação funcional entre as condições do ambiente e as técnicas administrativas apropriadas para o alcance eficaz dos objetivos da organização.

Qual a importância da Teoria da Contingência?

A Teoria da Contingência é relevante em um ambiente competitivo, como é o empresarial, com organizações complexas e diferenciadas, pois é uma ferramenta de controle sofisticada para a coordenação e integração organizacional.

Qual a teoria de Fiedler?

A TEORIA CONTINGENCIAL DE FIEDLER. A premissa básica da teoria contingencial de Fiedler é de que o desempenho do grupo depende da interacção dos estilos de liderança e das situações favoráveis para o líder (Mitchell et al., 1970).

Quais os pontos negativos da teoria contingencial?

Pontos negativos da Teoria Contingencial

Dessa forma, a organização não se prepara para projetos a longo prazo. Portanto, é importante que o gestor encontre uma forma de aproveitar o que essa teoria tem a oferecer de melhor, sem deixar de se preparar para projetos futuros.

Quais os pontos positivos da teoria contingencial?

Quais os pontos positivos da teoria da contingência? Os objetivos principais dessa teoria são conhecer e estudar os fatores internos e externos à organização, conhecidos como fatores contingenciais, que podem afetar a estrutura organizacional e, também, medir o nível de adequação estrutural das organizações.

Quais são os principais fatores contingenciais?

Os fatores contingenciais são definidos como variáveis que influenciam a gestão organizacional, podendo ser classificação como variáveis internas (tecnologia, estrutura, estratégia e porte), e variáveis externas (ambiente) (ESPEJO; FREZATTI, 2008).

O que é contingencial e situacional?

A liderança situacional ou contingencial é um modelo de liderança em que o líder sabe se adaptar às situações e entende que não existe um estilo de gestão único ou fixo para todas as circunstâncias.

O que diferencia a Teoria Contingencial das demais teorias?

A abordagem contingencial salienta que a eficácia organizacional não é alcançada seguindo um único e exclusivo modelo organizacional, ou seja, não existe uma forma única e adequada para organizar no sentido de se alcançar os objetivos variados das organizações dentro de um ambiente que também é variado.

O que é caráter de contingência?

1 Caráter ou qualidade do que é contingente. 2 Dúvida quanto à possibilidade de uma coisa acontecer ou não. 3 Fato cuja ocorrência é possível, porém incerta; eventualidade, imprevisto. INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES Antôn : incontigência .

O que é fator de contingência?

Os fatores contingenciais estratégia, porte, incerteza com relação às tarefas e tecnologia, para Donaldson (1999), são características organizacionais que refletem a influência do ambiente no qual a entidade está inserida.

Qual a diferença entre ambiente geral e ambiente de tarefa?

O ambiente geral consiste em fatores que podem ter um efeito direto imediato nas operações, mas influencia as atividades da empresa. As dimensões do ambiente geral são amplas e não específicas, enquanto as dimensões do ambiente de tarefas são compostas pela organização específica.

O que diz a teoria dos sistemas?

A teoria dos sistemas consiste em um conjunto de elementos que interagem entre si, operando sobre entradas e fornecendo saídas processadas. Assim é possível atingir um objetivo em comum. O método foi desenvolvido pelo cientista alemão Ludwig von Bertalanffy em 1960, com base em três premissas.

Como a Teoria da Contingência percebe as relações da empresa com o mercado?

A Teoria da Contingência busca compreender esses fatores que podem influenciar no crescimento e sobrevivência das organizações de acordo com o ambiente em que estão inseridas, procurando explicar o modo pelo qual as empresas funcionam em diferentes condições, que variam de acordo com o ambiente em que elas estão ...

Artigo anterior
Qual é a função de um pastor?
Artigo seguinte
Qual a inflação nos últimos 10 anos no Brasil?