Qual a classificação do pronome você?
Perguntado por: Diogo Santos Nogueira | Última atualização: 31. Oktober 2024Pontuação: 4.9/5 (52 avaliações)
O pronome “você” corresponde à segunda pessoa do discurso, mesmo que se relacione à terceira pessoa gramatical, tendo em vista a forma verbal que a ele é atribuída.
Que tipo de pronome E você?
Hoje o pronome “você” é usado como se fosse um nono pronome pessoal do caso reto (além de eu, tu, ele, ela, nós, vós, eles e elas). O problema decorre quando as pessoas misturam os elementos que acompanham os pronomes pessoais do caso reto, como os pronomes pessoais do caso oblíquo e os pronomes possessivos.
Qual é a classificação de você?
Assim, “você” é um pronome de tratamento que, como todos os outros da mesma classe, pede verbos conjugados em terceira pessoa, e não em segunda.
Qual o pronome adequado para você?
O pronome “você”, por exemplo, não é um pronome pessoal, e sim um pronome de tratamento. Por isso, apesar de “você” referir-se à 2ª pessoa (“tu”, ou “vocês” para “vós”), os verbos são conjugados na 3ª pessoa. Observe o exemplo: Tu já foste ao cinema ver esse filme?
Qual é a função do pronome você?
Você desempenha a função gramatical de pronome de tratamento,utilizado quando se refere àquele a quem nos dirigimos, tanto na modalidade oralquanto escrita da língua.
Aprenda Pronomes de Uma Vez Por Todas (O que é? Como Usar) MUITO FÁCIL!
Qual é o pronome de tu é você?
Embora tu e você se refiram à segunda pessoa do discurso, tu pertence à 2. ª e você pertence à 3. ª pessoa gramatical, exigindo as formas verbais e os pronomes respectivos, porém, a evolução diacrônica da língua aponta a supressão do tu pelo você e a retirada de cena de tu/vós.
Qual a origem do pronome você?
Sua origem etimológica encontra-se na expressão de tratamento de deferência vossa mercê, que se transformou sucessivamente em , vosmecê, vancê e você. Vossa mercê (mercê significa graça, concessão) era um tratamento dado a pessoas às quais não era possível se dirigir pelo pronome tu.
Quais são os 7 pronomes pessoais?
Os pronomes pessoais oblíquos átonos são: me, te, lhe, o, a, se, nos, vos, lhes, os, as, se. Os oblíquos tônicos são: mim, ti, ele, ela, si, nós, vós, eles, elas, si.
Quais são os pronomes possessivos?
Pronomes possessivos: são pronomes que estão relacionados à ideia de posse. Eles são: “meu”, “minha”, “meus”, “minhas”, “teu”, “tua”, “teus”, “tuas”, “seu”, “sua”, “seus”, “suas”, “nosso”, “nossa”, “nossos”, “nossas”, “vosso”, “vossa”, “vossos” e “vossas”.
Qual a pessoa do pronome você?
6) Quanto à concordância verbal, embora se trate de pronome da segunda pessoa (com quem se fala), o pronome de tratamento precedido de vossa (e aqui se enquadra o você) leva o verbo e os demais pronomes para a terceira pessoa.
Qual é a diferença entre você e tu?
Embora tu e você se refiram à segunda pessoa do discurso, tu pertence à 2. ª e você pertence à 3. ª pessoa gramatical, exigindo as formas verbais e os pronomes respectivos. Mas o rumo evolutivo da língua aponta a supremacia absoluta do você e a retirada de cena de tu/vós.
Qual é o pronome neutro?
O pronome neutro é um termo utilizado para se referir a uma pessoa sem indicar o gênero, ou seja, sem utilizar pronomes masculinos ou femininos. Esse tipo de pronome ainda não é amplamente utilizado na língua portuguesa, mas algumas alternativas já estão sendo propostas e utilizadas, como "elu" e "ile".
Quais são os pronomes indefinidos?
Pronomes indefinidos e interrogativos - Nenhum, outro, qualquer, quem?, quanto?, qual? Pronomes indefinidos são aqueles que se referem à 3ª pessoa do discurso de modo vago, genérico e impreciso. Pode funcionar como pronome adjetivo ou pronome substantivo.
O que é o pronome indefinido?
Os pronomes indefinidos são aqueles que se referem à terceira pessoa do discurso de forma vaga, imprecisa e genérica. Alguém deixou o cachorro fugir. - o indefinido algum, posposto ao substantivo assume sentido negativo. - o indefinido cada não deve ser utilizado desacompanhado de substantivo ou numeral.
Quais são os 10 pronomes?
São eles: onde, que, quem, o qual, a qual, os quais, as quais, quanto, quantos, cujo, cuja, cujos, cujas, quantas, etc. Eles retomam substantivos, substituindo-os na oração seguinte.
Quais são os 9 pronomes?
Eles são divididos em pronomes pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos, relativos e de tratamentos.
Quais são os 4 pronomes?
Há seis tipos de pronomes: pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, interrogativos e relativos. Pronomes podem ser classificados em seis tipos diferentes. Os pronomes são a classe de palavra que substitui ou acompanha um nome (substantivo) no enunciado.
Quais os 8 tipos de pronomes?
Existem seis tipos de pronomes: pessoais (retos, oblíquos e de tratamento), possessivos, demonstrativos, interrogativos, relativos e indefinidos.
Como saber qual o meu pronome?
1ª pessoa do discurso (eu) → meu, minha, meus, minhas. 2ª pessoa do discurso (tu) → teu, tua, teus, tuas. 3ª pessoa do discurso (ele) → seu, sua, seus, suas. 1ª pessoa do discurso – plural (nós) → nosso, nossa, nossos, nossas.
Como identificar os pronomes?
Pronome é uma classe de palavras variável cuja finalidade é substituir ou determinar (acompanhar) um substantivo. Eles se classificam em razão dessas funções. Aquele que substitui o nome é chamado de pronome substantivo, e o que o determina (acompanha) é o pronome adjetivo.
Por que Gaúcho fala tu?
Devido à proximidade do espanhol rioplatense, o pronome já circulava na boca do povo da então Província de São Pedro antes das fronteiras do Estado serem como conhecemos hoje. Depois, os italianos que chegaram ao Rio Grande do Sul, por também terem tu em seu idioma materno, incorporaram o “tu” gaúcho com facilidade.
Qual é o sinônimo de você?
3 alguém, uma pessoa, um indivíduo, um homem, uma mulher. Exemplo: Se você conhece as pessoas certas, tem a vida facilitada. Formas populares: 4 cê, ocê, vassuncê, mecê, voncê, vancê, acê, ancê, vacê.
Qual é mais formal tu ou você?
Tu é usado com pessoas próximas, com quem se tem intimidade, ou com pessoas mais novas. Você é usado com pessoas com quem não se tem intimidade, mas não é um tratamento formal.
Quais são as principais características da ação penal?
Quais são os direitos dos portadores de lúpus?