O que é processos de fundição continua?

Perguntado por: Rita Rafaela Garcia de Morais  |  Última atualização: 16. April 2022
Pontuação: 5/5 (50 avaliações)

O processo de fundição contínua consiste em fundir e conformar o produto final em uma única operação, eliminando tempos intermediários de esfriamento em moldes, garantindo controle e constância de propriedades físicas e geométricas de cada produto.

Quais são os tipos de fundição continua?

quadrada, retangular, hexagonal ou de formatos diversos. O processo funde barras de grande comprimento com as secções mencionadas, as quais serão posteriormente processadas por usinagem ou pelos métodos de conformação mecânica no estado sólido.

Quais os tipos de processos de fundição?

Tipos de Fundição
  • FUNDIÇÃO EM AREIA.
  • FUNDIÇÃO EM COQUILHA.
  • FUNDIÇÃO SOB PRESSÃO.
  • TIXOFUNDIÇÃO.

Para que serve um Massalote?

Massalotes: São reservatórios de metal liquido que irão compensar a contração do metal da peça quando da mudança do estado liquido para o sólido. Um massalote mal dimensionado irá causar um “rechupe” ou vazio de contração na peça.

O que é a fundição centrífuga?

O que é Fundição Centrifugada? Como o nome sugere, o processo envolve o uso de uma força centrífuga (ação de rotação de alta velocidade) para exercer pressão sobre o metal derretido à medida que é derramado em um molde.

Telecurso 2000 - Processos de Fabricação - 03 Entrou areia na fundição!

42 questões relacionadas encontradas

O que é fundição Shell Molding?

A moldagem em casca (“shell molding”) é um processo de confecção de molde em areia sobre um modelo de metal onde este é constituído por uma camada fina de areia com resina o que permite a utilização de uma menor quantidade de material no processo (mesmo assim, é um processo mais caro que o convencional, mas permite ...

Em que casos a fundição por centrifugação é usada?

Em que casos a fundição por centrifugação é usada? R: Fabricação de tubos de ferro fundido para linhas de suprimento de água.

Para que serve o Massalote na fundição?

Na fundição de peças complexas pode ser necessário o uso de resfriadores para direcionar a solidificação para o massalote. Assim, pedaços de metal são acoplados ao molde e em contato com o metal fundido, diminuem a temperatura e aceleram o tempo de solidificação naquela parte da peça [3, 6].

Onde colocar o Massalote?

Para peças fundidas em moldes com partição horizontal é importante que o rechupe do massalote não fique abaixo do nível da peça, para minimizar o risco de apresentar rechupe na parte superior da peça, como ilustra a figura abaixo.

O que causa o Rechupe?

Rechupe. O rechupe acontece principalmente devido a contração volumétrica após a solidificação. Um bom projeto do molde solucionará esse problema, e para isso deve-se colocar massalotes nas regiões mais críticas ou aplicar padding, que depois são removidos.

Qual dos processos de fundição e mais importante comercialmente?

Fundição em areia é o mais importante exemplo de processos com molde perecível, no qual o metal liquido é vazado num molde à base de areia.

Quais as características da fundição?

Fundição é um processo de fabricação onde um metal ou liga metálica, no estado líquido, é vazado em um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser produzida. Vantagens: 1. podem apresentar formas externas e internas desde a mais simples até a mais complexa.

O que é o processo de sinterização?

A sinterização é um processo no qual, pós cuja preparação pode ser cristalina ou não, uma vez compactados, recebem tratamento térmicos e a temperatura de processamento é sempre menor que a sua temperatura de fusão. Este processo cria uma alteração estrutura microscópica do elemento base.

Quais tipos de fundição mais utilizados na indústria?

As mais comuns são:
  • Fundição por gravidade.
  • Fundição em molde permanente.
  • Fundição por centrifugação.
  • Fundição de precisão.

O que é fundição em areia verde?

A areia verde é a combinação da areia sílica com os agentes aglomerantes, em geral a argila, componentes estes normalmente baratos. O processo de fundição consiste em liquefazer o metal desejado utilizando um cadinho (recipiente onde é depositado o metal), um forno e um queimador.

O que é fundição em molde permanente?

Os processos de fundição por molde permanente usam moldes metálicos para a produção das peças fundidas. Por esses processos realiza-se a fundição por gravidade ou por pressão. A utilização dos moldes metálicos está restrita aos metais com temperatura de fusão mais baixa do que o ferro e o aço.

Para que serve uma Lingoteira de fundição?

A lingoteira é um molde que tem a função de receber metal ou liga metálica no estado líquido, quente, para formar determinada peça após o tempo de cura, quando o material se solidifica. Esse processo recebe o nome de fundição.

Quais as razões de se utilizar os Massalotes e ou montantes quando devem ser utilizados?

O uso de massalotes é necessário para compensar a contração volumétrica que ocorre durante a solidificação. Mas, sua presença significa custo e diminuição no rendimento metálico, que é a relação entre o peso líquido do fundido e o peso total do fundido.

Como dimensionar Massalote?

Dimensionamento do Massalote 1º - o massalote deve se localizar na parte que se solidifica por último 2º - deve solidificar depois da parte da peça que este alimentando 3º - deve possuir volume de metal suficiente para alimentar a peça - um massalote único - vários massalotes - um massalote para várias peças 4º - deve ...

Porque a cura a frio e menos utilizada que a cura a quente?

A cura a frio é mais caro e utiliza substâncias ácidas e corrosivas como catalisadores da reação química, que exigem muito cuidado na manipulação porque são tóxicas. Por estas desvantagens é pouco utilizado. A cura a quente é chamada de “shell molding” (moldagem em casca).

Por que acontece a trinca interna em fundidos?

Causas: • Areia com baixa coesão (de molde e macho); • Areia muito seca; Sistema de vazamento mal projetado. O metal entra no molde com alta velocidade e/ou passa durante muito tempo pelo mesmo ataque.

Quais são as variáveis do processo de fundição por centrifugação?

a fundição centrifugada por ser processada em alta velocidade, elimina gases, porosidades e inclusões, evitando desperdícios de tempo e usinagem com refugos, o tempo de fabricação é reduzido e a relação metal fundido e peça entregue é elevada.

Quais as vantagens e desvantagens do processo de fundição por centrifugação?

Os Benefícios da Fundição Centrífuga
  • A Fundição Centrífuga Elimina os Defeitos no Meio da Parede. ...
  • A Fundição Centrífuga Controla as Impurezas. ...
  • A Fundição Centrífuga Reduz a Micro Porosidade. ...
  • Redução do Custo do Equipamento e dos Custos de Fabricação. ...
  • Maior Vida Útil do Produto.

Quais são os tipos de moldes usados na fundição?

Moldes de Fundição Permanentes: São abertos para a retirada das peças e portanto, podem ser reutilizados, sendo possível produzir milhares de peças a partir de um único molde. Por sua vez, os moldes permanentes são aqueles fabricados por processo de usinagem em materiais de alta resistência, como aço, ferro e cobre.

Como funciona o Shell Molding?

O produto, é moldado pela deposição de areia impregnada de resina sobre o molde e posteriormente submetida ao calor. A areia irá enrijecer, formando uma casca. De onde advêm o nome do processo. As cascas, com a parte superior e inferior, serão unidades formando a cavidade que será preenchida com o material.

Artigo anterior
Como criar E-mail institucional Gmail?
Artigo seguinte
Como a política de valorização do café pode ser resumida?