O que é processo de salinização?

Perguntado por: Paulo Faria de Maia  |  Última atualização: 15. Februar 2022
Pontuação: 4.3/5 (26 avaliações)

Entende-se por salinização do solo o processo de excessivo acúmulo de sais minerais, estes geralmente provenientes das águas pluviais, oceânicas ou aquelas utilizadas pela irrigação na agricultura.

O que é a salinização?

O termo salinidade se refere à presença, no solo, de sais solúveis. O processo de salinização (concentração de sais na solução do solo) ocorre, de maneira geral, em solos situados em região de baixa precipitação pluviométrica e que possuam lençol freático próximo da superfície. ...

Como ocorre o processo de salinização dos solos?

Existem três causas principais para a salinização do solo: a subida do nível freático, a adoção de métodos incorretos de irrigação e o acúmulo de água salgada proveniente dos mares e oceanos.

O que é salinização e quais são seus efeitos no solo?

A salinização do solo é um processo de acumulação de sais minerais (Na+, Ca2+, Mg2+, K+, etc.) na terra. Esse aumento de concentração de sais prejudica as propriedades do solo e consequentemente o crescimento das plantas.

Como corrigir a salinização do solo?

Se você reparou que o solo de sua plantação está com concentração de sal, seja por causa de uma má irrigação, seja pelo uso incorreto de fertilizantes, ou mesmo por outro motivo, uma das maneiras de corrigir esse índice de salinidade é com o uso da água salina magnetizada.

Salinização dos Solos | Geografia Física | Prof. Djalma Romes

27 questões relacionadas encontradas

Como tirar a salinidade das plantas?

EFEITO OSMÓTICO

A utilização de água de baixa qualidade para a irrigação torna-se um fator limitante para a produção vegetal, uma vez que a salinidade inibe o crescimento das plantas, em função dos efeitos osmóticos e tóxicos dos íons (MUNNS, 2002). A salinidade afeta negativamente a absorção de água pelas raízes.

O que provoca o alto grau de salinidade?

Os fatores diretamente responsáveis pela salinização dos solos em áreas irrigadas são o uso de água de irrigação com alta concentração salina, elevação do lençol freático por causa do manejo inadequado de irrigação, ausência ou deficiência de drenagem, elevação do lençol freático em decorrência da perda de água por ...

Quais são os tipos de salinização?

No Brasil, a Resolução Conama nº 357 (Conama, 2005) adota a seguinte classificação: yy água doce: apresenta salinidade igual ou inferior a 0,05% ou ≈ 500 mg/L; yy água salobra: apresenta salinidade superior a 0,05% e inferior a 3,0% ou entre 500 mg/L e 30.000 mg/L; yy água salina: apresenta salinidade igual ou superior ...

Qual a diferença entre salinização e desertificação?

A diferença básica entre desertificação e arenização está, principalmente, no clima da região de ocorrência. ... Resumindo: a desertificação ocorre em regiões secas, com poucas chuvas; já a arenização ocorre em regiões onde a falta de água não é problema.

O que é degrada o solo?

O que é degradação do solo? Em síntese, a degradação do solo pode ser definida como todo processo relacionado a sua destruição. Nesse sentido, um solo degradado pode sofrer perda de nutrientes e estrutura, acidificação, salinização e redução de matéria orgânica e permeabilidade.

Como é o processo de lixiviação?

Lixiviação é o movimento de materiais solúveis na matriz do solo pelo efeito da água que escorre e causa erosão ou a água que infiltra no solo em direção ao lençol freático. ... “A lixiviação pode ocorrer em qualquer tipo de solo e é responsável pela formação de alguns tipos de solo.

Como se dá o processo de acidificação do solo?

A Acidificação do solo é um processo químico, em que o solo tem uma redução do (PH). ... Para a acidificação ocorrer no solo, ela pode ser causada a partir da emissão de águas residuais, com a chuva ácida, a emissão de gases ácidos, da água contaminada, entre outros.

Como acontece a compactação do solo?

A compactação do solo é o aumento da densidade do solo e a redução da sua porosidade, que se dá quando ele é submetido a um grande esforço ou a uma pressão contínua. A compactação é causada pela ação do homem ao manejar o solo utilizando máquinas e implementos de maneira inadequada.

Por que solos localizados nas regiões áridas e Semi-áridas são mais facilmente impactados com problemas de salinização?

Em regiões de climas árido ou semiárido, essa ocorrência é muito comum, pois além da taxa de evaporação ser muito elevada, há pouca quantidade de chuvas que teriam a função de “lavar” os solos e diminuir a concentração de sais. Não por acaso, as taxas de desertificação são acentuadas em regiões com esse tipo climático.

Qual a diferença entre salinidade e Sodicidade?

Os fenómenos de salinização do solo referem-se a diferentes tipos de desequilíbrios de sais, como sejam o excesso de sais solúveis (salinidade) ou a percentagem de Na (sódio) de troca no complexo de troca do solo (sodicidade) (Daliakopoulos et al., 2016).

O que é arenização e desertificação?

A arenização consiste no processo de formação de bancos de areia no solo, em um fenômeno equivalente à desertificação, diferenciando-se desta por manifestar-se em áreas de clima úmido e relativamente chuvoso, além de ser comum em solos de composição previamente arenosa.

Quais biomas são afetados pelo processo de arenização e desertificação?

A ocorrência da desertificação no Brasil concentra-se nas regiões Nordeste e Sul do país. ... No Brasil, esse processo ocorre, majoritariamente, nas regiões Nordeste e Sul (porém, nessa última, o fenômeno é chamado de arenização, como veremos mais adiante).

O que é a seca e a desertificação?

A seca pode ser entendida como a falta de chuva por um longo período de tempo. ... Por outro lado, desenvolver propostas e alternativas para abrandar os efeitos da falta prolongada de chuva é fundamental para garantir a qualidade de vida. Já a desertificação é um processo grave de degradação do solo.

Como é classificada a água doce?

Segundo essa classificação, possuímos três tipos de água: doce, salobra e salgada. A água salgada é aquela que apresenta alta concentração de sal, principalmente cloreto de sódio, e salinidade igual ou superior a 30%. ... Por fim, temos a água doce, que possui salinidade inferior ou igual a 0,5%.

Como pode ser classificada a água?

Os Diversos tipos de água
  • – Água salgada: É a conhecida água do mar. ...
  • – Água doce: Não, não tem açúcar, disso você já sabe, na verdade ela é definida assim por ter pouca quantidade de cloreto de sódio. ...
  • – Água salobra: ...
  • – Água potável: ...
  • – Água mineral: ...
  • – Água destilada: ...
  • – Água deionizada: ...
  • – Água poluída:

Quando a água é considerada salgada?

Água salina ou salgada: é a água com salinidade igual ou superior a 30 partes por mil. É o caso da água do mar. Esse tipo é comum no planeta e representa 97,5% do total. Possui uma grande quantidade de sais, como o cloreto de sódio, popularmente conhecido como sal de cozinha.

Como varia a salinidade?

Nas águas de superfície dos oceanos a salinidade média varia de 33 a 37, mas nas regiões costeiras a variação pode ser entre 28 até 40 ou mais. Água salobra tem salinidade menor que 25 enquanto águas hipersalinas são maiores do que 40.

Quais os efeitos da salinidade na vida marinha e para os seres humanos?

Efeitos da salinidade

Para além de ter um papel importante nos movimentos e na mistura das massas de água, devido ao seu efeito na densidade, sais dissolvidos na água condicionam a fisiologia dos organismos que ali vivem.

Porque a salinidade das águas oceânicas é maior na região tropical?

Quando a evaporação acontece nas áreas tropicais, a água se torna mais salgada porque o mar perde volume, ao mesmo tempo em que a evaporação aumenta as precipitações nas latitudes polares, tendo como conseqüência mares mais doces.

Como plantas sobrevivem a ambientes com alto teor de sal?

O solo salino mata as plantas interferindo com a forma como elas conseguem a água e os nutrientes de que precisam para crescer. As plantas absorvem água e nutrientes do solo por meio de um processo chamado de osmose. No processo de osmose, uma solução fraca do solo move-se para solução mais forte nas raízes da planta.

Artigo anterior
Quais as principais causas dos conflitos no Afeganistão?
Artigo seguinte
O que é a disponibilidade na manutenção?