O que é procedimento sumário no processo civil?

Perguntado por: Márcio Frederico Mota Simões  |  Última atualização: 16. August 2024
Pontuação: 4.3/5 (29 avaliações)

O procedimento sumário tem como finalidade propiciar maior celeridade à solução de determinadas causas, seja em razão do valor envolvido, seja em razão da pouca complexidade da matéria. O legislador criou dispositivos que tornaram esse procedimento mais simplificado e concentrado, quando comparado com o rito ordinário.

O que é um procedimento sumário civil?

O procedimento sumário só observa os atos substanciais; dispensa as outras formalidades do rito ordinário que dificultam e alongam a sua marcha, diminui os prazos e reduz o processo a termos mínimos e básicos, quais sejam, o pedido, a discussão verbal e a sentença.

Quando se aplica o procedimento sumário?

Procedimento será sumário quando a pena em abstrato for superiores a 2 anos e inferiores a 4. Aqui podem ser arroladas até 5 testemunhas.

Qual a diferença entre procedimento sumário e ordinário no Processo Civil?

O rito ordinário é um caminho mais tortuoso e longo até o final do processo. Ele requer uma seqüência maior de atos processuais. O rito sumário é mais concentrado e por isso exige menos atos, sendo, portanto, mais curto e mais célere (ágil). O rito sumaríssimo é o menor de todos eles.

O que é o rito sumário?

O rito sumaríssimo é o procedimento considerado mais simples e o mais rápido no direito trabalhista. Trata-se do rito focado em dissídios trabalhistas individuais. Este procedimento, previsto na CLT, trata de causas cujo valor não ultrapassa 40 salários mínimos.

Procedimento Comum (resumo em 15 minutos)

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os crimes que seguem o procedimento sumário?

Sumário: para os delitos que tenham pena máxima superior a 2 anos e inferior a 4, e para os quais não haja previsão de procedimento especial.

Qual o valor da causa no rito sumário?

Também conhecido como Rito de Alçada, o Rito Sumário está previsto no art. 2º, §§ 3º e 4º da Lei nº 5.584/70 e se aplica à causa com valor de até 2 (dois) salários mínimos vigente na data do ajuizamento.

Quais são as 4 fases do processo?

Um processo tem as seguintes fases: postulatória, instrutória, decisória, recursal e executória, que hoje o pessoal gosta de chamar de "fase de cumprimento de sentença.".

Como saber se o procedimento é ordinário ou sumário?

O procedimento comum será:
  1. ORDINÁRIO: crime com pena máxima IGUAL ou SUPERIOR a 04 anos de pena privativa de liberdade;
  2. SUMÁRIO: crime com pena máxima INFERIOR a 04 anos;
  3. SUMARÍSSIMO: infrações penais de menor potencial ofensivo (pena máxima IGUAL ou INFERIOR a 02 anos, cumulada ou não com multa), vide art.

Qual o prazo para alegações finais no procedimento sumário?

no procedimento ordinário, admitem-se alegações finais por escrito, no prazo de 05 (cinco) dias e, no sumário, no prazo de 03 dias.

Quantas testemunhas no procedimento sumário?

Número máximo de testemunhas: As partes podem arrolar no máximo oito testemunhas no processo ordinário, cinco para serem ouvidas no Plenário do Júri ( artigo 417, parágrafo 2º e artigo 421, parágrafo único), cinco no processo sumário ( artigo 539), e, diante da ausência de previsão legal, cinco no sumaríssimo.

Quantas testemunhas pode no rito sumário?

O procedimento sumaríssimo, destinado às causas que não ultrapassem o valor de 40 (quarenta) salários mínimos, admite a oitiva de até 02 (duas) testemunhas por parte (art. 852-H, § 2º, da CLT). Isto é, duas pela reclamante e duas pela reclamada.

Quando ocorre a absolvição sumária?

Absolvição sumária é uma decisão judicial tomada pelo juiz após a análise dos elementos presentes nos autos do processo que absolve o réu de todas as acusações apresentadas contra ele ainda na fase inicial do processo, ou seja, antes mesmo do julgamento propriamente dito.

O que diz o artigo 318 do CPC?

Aplica-se a todas as causas o procedimento comum, salvo disposição em contrário deste Código ou de lei. Parágrafo único. O procedimento comum aplica-se subsidiariamente aos demais procedimentos especiais e ao processo de execução.

Como saber qual o rito processual civil?

Identificar o rito de sua peça é muito simples. Veja se a ação está prevista nos procedimentos especiais do CPC ou em lei específica. Caso a situação não seja solucionável por um dos procedimentos do rito especial, o rito será o comum.

Quais são os procedimentos no novo CPC?

O Procedimento Comum no Novo CPC é constituído por 4 fases sendo elas: a) Postulatória; b) Saneatória, c) Instrutória e por último, d) Decisória.

Como saber se o processo está chegando ao fim?

Cada Tribunal possui um site oficial, onde é possível consultar informações sobre processos judiciais. No site, é possível encontrar informações como número do processo, valor da causa, andamento processual, entre outras.

Quando devem ser observados os procedimentos comuns ordinário sumário e sumaríssimo?

394, §1º, I do CPP mostra que no rito ordinário a pena imposta deverá ser igual ou superior a 4 anos (por exemplo, se em um delito a pena máxima for de 4 anos de privativa de liberdade, o procedimento será ordinário; sendo de 3 anos será sumário e de 2 anos será sumaríssimo).

Qual a fase final de um processo civil?

Do Julgamento

A decisão final é a principal decisão do processo, ainda que não chegue a efetivamente apreciar o mérito da causa, como as decisões de não conhecimento, de prejudicialidade, de homologação de desistência e de negativa de seguimento.

Quais são os tipos de procedimento no processo civil?

Procedimento Comum no Processo Civil
  • Propositura da demanda. O processo civil tem início com a propositura da ação. ...
  • Vícios na petição inicial. ...
  • Marcação de audiência de conciliação. ...
  • Oferecimento da contestação e contagem de prazo. ...
  • Réplica. ...
  • Saneamento e Instrução. ...
  • Sentença.

Quais as 3 fases do processo civil?

O que é procedimento comum? Fase Postulatória. Fase Saneadora. Fase Instrutória.

Quem paga o valor da causa em um processo?

Quem paga o valor da causa em um processo? O valor da causa não é pago por nenhuma das partes. O que acontece é que esse valor serve como base para o cálculo das custas processuais e dos honorários advocatícios.

Como é feito o pagamento de uma causa ganha na Justiça?

Como é feito o pagamento de uma causa ganha na justiça? O depósito judicial funciona como uma garantia de pagamento durante o andamento do processo judicial. Desse modo, o juiz determina que a quantia seja depositada em uma conta específica para garantir o pagamento à parte vencedora do processo.

Quantas vezes pode recorrer um processo civil?

Quantas vezes se pode recorrer de uma sentença? É possível recorrer tantas vezes porque no Direito, toda e qualquer pessoa é considerada inocente até o trânsito em julgado da decisão (até ser julgado pelas 3 instâncias, caso recorrida).

O que acontece se o réu não for encontrado?

Conforme já dito em linhas acima o pior efeito em caso do Poder Judiciário não encontrar o acusado para responder a Ação Penal que tramita em seu desfavor é a decretação de sua prisão preventiva sob o entendimento de que ele está foragido.

Artigo anterior
Quais os principais autores da poesia de 45?
Artigo seguinte
Como os resíduos do sangue são filtrados?