O que é predicado verbo nominal e exemplos?

Perguntado por: Mauro Rúben de Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.1/5 (48 avaliações)

c) Predicado verbo-nominal: é aquele cujos núcleos são um verbo nocional + um nome (esse nome será predicativo do sujeito ou do objeto). Exemplo: – Os jogadores andam pelo gramado cabisbaixos. cabisbaixos: adjetivo, predicativo do sujeito e núcleo do predicado verbo-nominal.

O que é um predicado verbo-nominal exemplos?

Predicado verbal: é aquele que tem como núcleo um verbo. Ex: Os jogadores andam pelo gramado. Predicado verbo-nominal: é aquele que tem dois núcleos: um verbo e um nome. Ex: Os jogadores andam pelo gramado cansados.

O que é predicado verbo-nominal e como ele é formado de exemplos com frases?

O predicado verbo-nominal é um tipo de predicado que apresenta dois núcleos, sendo que um deles é um verbo, e o outro, um nome (substantivo ou adjetivo). Dessa forma, ele envolve os outros dois tipos de predicado: predicado nominal (onde o núcleo é um nome) e o predicado verbal (onde o núcleo é um verbo).

O que é frase nominal e exemplos?

Frase Nominal: é a frase construída sem verbos. Exemplos: Fogo! Cuidado!

O que é o predicado da frase?

Predicado é tudo o que se declara acerca do sujeito, ou seja, é tudo que há na frase que não é o sujeito. O predicado verbal possui obrigatoriamente um verbo, o qual é o núcleo do predicado. O verbo é núcleo do predicado quando é nocional, ou seja, que demonstra uma ação.

O que é Predicado VERBO-NOMINAL?

38 questões relacionadas encontradas

Qual das frases abaixo temos um predicado verbo-nominal?

Alternativa correta: e) Iara chegou cansada. O predicado verbo-nominal é formado por dois núcleos: um verbo (chegou) e um nome (cansada).

Quando ocorre predicado verbo-nominal?

O predicado é classificado em predicado verbo-nominal quando apresenta dois núcleos: um verbo que indica uma ação. um nome que indica uma qualidade ou estado.

Como identificar um verbo transitivo indireto?

O verbo é transitivo indireto quando o complemento está ligado ao verbo de forma indireta. Neste caso, o uso da preposição é obrigatória. São aqueles que necessitam de um objeto indireto para dar sentido a uma frase. Sem o objeto indireto ela fica incompleta.

Como saber se a frase e verbal ou nominal?

Por exemplo: o que diferencia uma frase nominal de uma oração (frase verbal) é a existência de um verbo. A frase nominal não é constituída por verbo. Já na oração (frase verbal) há a presença do verbo. Tanto a frase como a oração são dotadas de sentido.

Estava e verbo-nominal?

andam: verbo nocional e núcleo do predicado verbal. c) Predicado verbo-nominal: é aquele cujos núcleos são um verbo nocional + um nome (esse nome será predicativo do sujeito ou do objeto). Exemplo: – Os jogadores andam pelo gramado cabisbaixos.

Qual das seguintes orações apresenta um predicado verbo-nominal a meu pai está orgulhoso de mim?

Qual das seguintes orações apresenta um predicado verbo-nominal? a) Meu pai está orgulhoso de mim. b) Minha irmã caiu na patinação. c) A mãe do campeão sorria orgulhosa.

Qual o predicado da frase o pai está orgulhoso?

Exemplos de frases com predicado nominal

O pai está orgulhoso. Mariana parece ansiosa.

Estou orgulhosa da minha mãe predicado?

Estou orgulhosa da minha mãe. CORRETA. Um predicado nominal é ligado ao sujeito através de um verbo de ligação (na frase representado pelo verbo “estar” flexionado como "estou'') e por um nome (orgulhosa) que atribui característica, qualidade ou estado ao sujeito.

Como achar o predicado na frase?

Como o predicado é tudo aquilo que sobra de uma oração depois que lhe tiramos o sujeito, o jeito mais fácil de localizar o predicado é localizando primeiro o seu sujeito. Uma maneira fácil de localizar o sujeito de uma oração é interpelando o verbo, antepondo a ele o pronome interrogativo quem.

Como identificar o verbo intransitivo?

Verbos Intransitivos são aqueles que não necessitam de complemento porque têm sentido completo. Por esse motivo, eles conseguem formar o predicado sozinhos. Exemplos: Carmem morreu.

O que é um verbo nocional?

Os verbos nocionais e não nocionais se caracterizam por indicar, respectivamente, ação e estado. Os verbos nocionais e não nocionais estão intrinsecamente relacionados à predicação verbal, a qual se manifesta pela ligação existente entre o sujeito e o verbo e entre os verbos e seus complementos.

Quais são os verbos transitivos?

Verbos transitivos são verbos que, tendo sentido incompleto, necessitam de um complemento verbal para completar o seu sentido, ou seja, necessitam de um objeto direto e/ou objeto indireto.

O que é verbo transitivo Cite 5 Exemplos?

Os verbos transitivos (VT) são aqueles que precisam de complemento, pois possuem sentido incompleto. Repare que o verbo transitivo é aquele que transita e precisa encontrar seu complemento para que a ação verbal faça sentido. Exemplos: Tenho um lindo colar africano.

O que é transitividade exemplos?

A transitividade verbal indica a relação entre os verbos transitivos e os seus complementos. Isso porque, sozinho, o verbo transitivo não tem sentido completo, o que significa que ele tem que transitar para um elemento que o complete. Exemplos: Entregaram a encomenda.

O que é verbo transitivo indireto exemplos?

Os Verbos Transitivos Diretos e Indiretos são aqueles que necessitam de dois complementos: um sem preposição (objeto direto) e um com preposição (objeto indireto). Exemplos: Apresentou as condolências aos familiares. Emprestei a coleção à minha colega.

Quais são os verbos nocionais?

Gramática. Os verbos nocionais são aqueles que indicam ação, atuando sempre com núcleo do predicado, e os verbos não nocionais indicam estado de ser do sujeito.

O que é relacional e nocional?

Algumas preposições são empregadas em língua portuguesa por exigência gramatical (preposições relacionais), enquanto outras aparecem com valor semântico (preposições nocionais). O item em que a preposição sublinhada é relacional é: (A) “Após ouvir críticas de todos os lados...”; (B) “...

Quais são os tipos de sujeito?

Os tipos de sujeito se classificam em cinco categorias: simples, composto, indeterminado, oculto e oração sem sujeito. Falando em tipos de sujeito, já estudamos um pouquinho sobre eles. Caso não se lembre, acesse o texto “oração: sujeito e predicado”.

Esta é verbo intransitivo?

Intransitivo. Quando o verbo estar vier acompanhado de um adjunto adverbial de lugar, ele funcionará como verbo intransitivo, ou seja, aquele que tem sentido completo e não demanda objeto direto nem indireto. Vejamos alguns exemplos: Paulo estava no trabalho.

Faz é um verbo intransitivo?

Verbo fazer como verbo intransitivo

Como verbo intransitivo, o verbo fazer apresenta um sentido completo, não necessitando de complementos verbais: Ela fala, mas não faz.

Artigo anterior
O que a desaceleração causa no corpo humano?
Artigo seguinte
Qual a origem da epiderme?