O que é Elefantiase e como é transmitida?
Perguntado por: Rebeca Monteiro | Última atualização: 26. Januar 2022Pontuação: 4.3/5 (42 avaliações)
A elefantíase é uma condição também chamada de filariose linfática, causada por um parasita transmitido pela picada de um mosquito, levando a uma inflamação no sistema linfático, fazendo com que o paciente desenvolva um grande inchaço (também conhecido como edema) em seus membros e em pontos como os seios e a bolsa ...
Que medidas podem ser tomadas para prevenir a Elefantiase?
- Uso de mosquiteiro para dormir;
- Telas nas janelas e nas portas;
- Evitar deixar água parada em pneus, garrafas e vasos de plantas, por exemplo;
- Usar repelente diariamente;
- Evitar locais com moscas e mosquitos;
Qual é o causador da doença filariose o vetor é o que afeta?
A filariose é causada por várias espécies de vermes. No Brasil, o principal causador da doença é o nematódeo Wuchereria bancrofti. A transmissão não ocorre de pessoa para pessoa, é necessário um vetor, o qual pode ser um mosquito ou mosca.
Como a filariose Bancroftiniana é transmitida entre os humanos?
Descrição: Doença parasitária crônica de caráter endêmico, restrita a áreas focais. Transmissão: O ser humano é a fonte primária de infecção, o parasita nematóide Wuchereria bancrofti é transmitido de pessoa a pessoa por meio da picada do mosquito Culex quinquefasciatus (pernilongo).
Que medidas preventivas podem ser tomadas para ser evitar infecção com Wuchereria bancrofti?
Uma das medidas de controle adotadas é a redução do mosquito vetor, através de biocidas, instalação de mosquiteiros ou cortinas impregnadas com inseticidas para limitar o contato entre o vetor e o homem; utilização de inseticidas no interior das residências; informar às comunidades das áreas afetadas, sobre a doença e ...
Você sabe o que é e como se transmite elefantíase?
Quais medidas podem ser tomadas para evitar a ascaridíase?
- Lave bem os alimentos antes do consumo;
- Prefira alimentos cozidos;
- Lave sempre as mãos;
- Mantenha o local de preparação dos alimentos limpo;
- Beba apenas água filtrada;
- Mantenha sua higiene pessoal em dia.
O que pode ser feito para evitar a esquistossomose?
A prevenção da esquistossomose consiste em evitar o contato com águas onde existam os caramujos hospedeiros intermediários infectados.
Como a esquistossomose é transmitida?
A transmissão da esquistossomose ocorre quando o indivíduo, hospedeiro definitivo, infectado elimina os ovos do verme por meio das fezes humanas. Em contato com a água, os ovos eclodem e liberam larvas que infectam os caramujos, hospedeiros intermediários que vivem nas águas doces.
Qual sistema é afetado pela filariose?
A filariose linfática é causada pelos vermes Wuchereria bancrofti , Brugia malayi e Brugia timori. Essas filárias ocupam o sistema linfático, incluindo os gânglios linfáticos, causando linfedema e, em casos crônicos, levando à doença conhecida como elefantíase.
Como podemos evitar a filariose?
A melhor forma de prevenção é o combate tanto ao vetor, o mosquito C. quinquefasciatus, quanto às suas larvas com a utilização de inseticidas e saneamento ambiental. Assim que forem percebidos os sintomas da filariose, um médico deve ser consultado.
Qual é o agente causador de elefantíase?
O que é Filariose Linfática (Elefantíase)?
É causada pelo verme nematoide Wuchereria Bancrofti e transmitida basicamente pela picada do mosquito Culex quiquefasciatus (pernilongo ou muriçoca) infectado com larvas do parasita.
Como a filariose é popularmente conhecida qual é o sintoma típico dessa doença?
A) A filariose é conhecida popularmente pelo nome de elefantíase. O sintoma típico dessa doença é a hipertrofia do órgão afetado, com mais frequência, as pernas.
O que é a filaríase ou filariose?
A filariose linfatica (FL), filaríase ou elefantíase é uma doença parasitária crônica, causada pelo nematóide (verme cilíndrico) Wuchereria bancrofti, também conhecido como filária.
Quais são as formas de prevenção do amarelão?
O amarelão é uma doença característica de países subdesenvolvidos em que as condições de saneamento e higiene são precárias. Assim, é importante andar sempre calçado, evitar mexer em terra e adotar medidas básicas de higiene, como lavar as mãos antes de comer e antes e depois de ir ao banheiro.
O que provoca o inchaço da elefantíase?
A elefantíase é uma condição também chamada de filariose linfática, causada por um parasita transmitido pela picada de um mosquito, levando a uma inflamação no sistema linfático, fazendo com que o paciente desenvolva um grande inchaço (também conhecido como edema) em seus membros e em pontos como os seios e a bolsa ...
Qual a relação dos helmintos e a filariose?
A filariose é causada por um helminto (verme) longo e delgado, a filaria Wuchereria bancrofti, único agente na África e nas Américas. Os outros agentes patogênicos são a Brugia malayi (na China, Sudeste Asiático, Indonésia, Filipinas e sul da Índia) e a Brugia timori (na ilha de Timor).
Qual s manifestações são ocasionadas na filariose?
A Filariose Linfática também conhecida por elefantíase, por causar aumentos e deformidades no corpo humano, com espessamento da pele, particularmente em membros inferiores apresentando muita semelhança com a pata de um elefante.
O que é a filariose Bancroftiana?
A filariose bancroftiana é caracterizada por um amplo espectro clínico associado à presença dos parasitos adultos ou das microfilárias e varia desde a presença de indivíduos sem doença clínica aparente (portador assintomático) até manifestações relacionadas com inflamação aguda linfática e também patologia linfática ...
Como ocorre a transmissão da ascaridíase?
Ascaridíase é a doença causada pelo verme Ascaris lumbricoides, mais conhecido como lombriga, que pode chegar a medir até 40 cm. As crianças adquirem a doença ao ingerir alimentos contaminados com os ovos do verme, principalmente frutas e verduras que não tenham sido lavadas adequadamente.
Qual a forma de transmissão da tênia?
Teníase, popularmente conhecida como “solitária”, é uma verminose causada pelos platelmintos das espécies Taenia solium e Taenia saginata. A doença é contraída por meio da ingestão de carne malcozida ou crua de suínos ou bovinos contaminados.
Qual o ciclo biológico da esquistossomose?
O hospedeiro definitivo do Schistosoma mansoni é o homem que elimina os ovos do verme através de suas fezes. Quando as fezes são eliminadas na água, os ovos eclodem e liberam larvas ciliadas denominadas miracídios. Elas penetram nos caramujos, os hospedeiros intermediários, onde se multiplicam.
Que medidas podem ser adotadas para prevenir a leptospirose?
Evitar o contato com água ou lama de enchentes e impedir que crianças nadem ou brinquem nessas águas. Pessoas que trabalham na limpeza de lama, entulhos e desentupimento de esgoto devem usar botas e luvas de borracha (ou sacos plásticos duplos amarrados nas mãos e nos pés).
Quais os instrumentos disponíveis para o controle da esquistossomose Mansonica?
Existem duas drogas disponíveis para o tratamento da Esquistossomose Mansônica: oxamniquine e praziquantel. Os dois medicamentos se equivalem quanto à eficácia e segurança.
Como diagnosticar filariose?
O diagnóstico é feito pela detecção de microfilárias no sangue, visualização por ultrassom de vermes adultos nos vasos linfáticos ou sorologia. O tratamento é realizado com dietilcarbamazina; antibióticos são usados em complicações como celulite bacteriana.
Qual o agente etiológico da filariose no Brasil?
A filariose linfática (FL), doença parasitária crônica, é causada pelo verme nematóide Wuchereria bancrofti, sendo também conhecida como bancroftose. Sua transmissão se dá pela picada da fêmea do mosquito Culex quinquefasciatus infectado com larvas do parasito.
Qual a diferença entre aferir e medir?
O que é inovação em produto?