O que é preciso para ser um assistente de compras?

Perguntado por: Mariana Kelly de Pinheiro  |  Última atualização: 1. April 2025
Pontuação: 4.6/5 (40 avaliações)

Requisitos
  1. Experiência profissional como Assistente de Compras, Supervisor de Compras ou função similar.
  2. Bons conhecimentos dos procedimentos da cadeia de suprimentos.
  3. Experiência prática com softwares de compras (por exemplo, Procurify ou SpendMap)
  4. Conhecimento avançado de MS Excel.
  5. Conhecimento de pesquisa de mercado.

O que precisa para ser assistente de compras?

Pré-requisitos para esta profissão
  1. Ter uma boa comunicação oral.
  2. Ter conhecimentos sobre as novidades do mercado.
  3. Ser atento.
  4. Saber fazer cálculos.
  5. Ter noção de administração.
  6. Saber analisar problemas e procurar pela melhor solução.
  7. Ter iniciativa.
  8. Ter boa Inteligência emocional.

Quanto ganha em média um assistente de compras?

Hoje quem trabalha como Assistente de Compras ganha em média um salário de R$ 2.022,00.

Qual a diferença entre auxiliar e assistente de compras?

Qual a diferença entre auxiliar e assistente de compras? Qualidades: enquanto o auxiliar deve ter disposição para realizar seus serviços e noções básicas de escrita, informática e atendimento ao cliente, o assistente precisa de todas essas habilidades, de organização e de boa comunicação oral.

O que é necessário para ser Analista de compras?

Analistas de compras não precisam ter uma formação específica, o que abre oportunidades para formados em diferentes áreas. No entanto, esses profissionais geralmente têm formação superior em cursos de administração , ciências econômicas e gestão de empresas, por exemplo.

O QUE FAZ UM COMPRADOR? Como fazer gestão de fornecedores?

20 questões relacionadas encontradas

O que é um assistente de compras?

A função principal desses profissionais é a de fazer cotações, lidar com a cadeia de suprimentos e de auxiliar na negociação da compra de produtos com o melhor custo-benefício. A atuação desses especialistas requer estratégia e conhecimento de mercado.

Qual melhor curso para setor de compras?

Abaixo, listamos alguns dos cursos mais importantes nessa área:
  1. Curso de Negociação. A habilidade de negociar é fundamental para um comprador profissional. ...
  2. Curso de Gestão de Suprimentos. ...
  3. Curso de Análise de Dados. ...
  4. Curso de Gestão de Estoques. ...
  5. Curso de Gestão de Contratos.

Quanto tempo de assistente para virar analista?

Quanto tempo de assistente para virar Analista? ASSISTENTE - nível escolar médio completo, ou médio técnico completo, mais experiência mínima de 6 (seis) meses na área. ANALISTA - curso superior completo, mais experiência mínima de 6 (seis) meses na área.

Quais são as 4 funções do setor de compras?

Receber e organizar os pedidos de compras de diversas áreas da empresa, seja da produção, vendas, manutenção ou para suprimentos. Fazer cotações e orçamentos e submeter àqueles que fizeram os pedidos de compra. Negociar com os fornecedores em busca de melhores preços, prazos de entrega e condições de pagamento.

Quem pode ser analista?

Para atuar como Analista, é ideal que o profissional tenha uma graduação e pós-graduação, porém os cursos de curta duração e especialização são muito importantes pois se aprofundam em atividades específicas.

Quanto ganha um assistente de compras Sênior?

Qual é o salário de Assistente de compras senior? O salário médio nacional de Assistente de compras senior é de R$2.633 em Brasil.

Quanto ganha um assistente de compras Júnior?

A média salarial do cargo de Assistente De Compras Júnior (Brasil) é de R$ 2.595 por mês. A remuneração variável do cargo de Assistente De Compras Júnior nessa localização (Brasil) é de R$ 600, variando entre R$ 200 e R$ 12.000.

O que estudar para trabalhar no setor de compras?

Os profissionais do setor geralmente são formados em Administração, Ciências Contábeis, Economia ou Engenharia.

Qual o perfil profissional deve ter um profissional de compras?

Exige-se para o novo profissional de compras que o mesmo esteja focado sobre toda a cadeia e ciclo dos suprimentos, produtos, além de conhecer profundamente o negócio da organização. Que seja pró-ativo, estratégico, planejador, negociador e com maior capacitação.

Qual a hierarquia do setor de compras?

Os cargos mais comuns são: assistente, analista, gestor e especialista de compras.

Quais são as 7 principais atividades da área de compras?

Quais são as etapas do processo de compras?
  • Reconhecimento da necessidade. A primeira etapa do processo de decisão de compra é o reconhecimento de uma necessidade. ...
  • Busca de informações. ...
  • Avaliação das alternativas pré-compra. ...
  • Compra. ...
  • Consumo. ...
  • Avaliação pós-consumo. ...
  • Descarte.

Pode ser analista sem formação?

Pode ser analista antes de se formar? Para atuar como Analista, é ideal que o profissional tenha uma graduação e pós-graduação, porém os cursos de curta duração e especialização são muito importantes pois se aprofundam em atividades específicas.

Que cargo é maior auxiliar ou assistente?

Nível hierárquico: o auxiliar está um nível hierárquico abaixo do assistente, sendo o cargo mais baixo da hierarquia do setor. Muitos profissionais da área financeira começam no cargo de auxiliar financeiro, evoluindo para assistente, passando para analista e assim por diante.

O que vem depois do assistente?

Um cargo acima do assistente está o analista, que atua com foco em uma determinada tarefa ou grupos de tarefas específicos. É ele quem cuida da parte administrativa pensando nas atividades que estão sendo desempenhadas, a fim de garantir que as estratégias estão sendo eficientes para o objetivo da empresa.

Que tipo de curso mais vende?

Quais cursos mais vendem?
  • #1 Liderança e gestão.
  • #2 Marketing e vendas.
  • #3 Saúde, qualidade de vida e beleza.
  • #4 Educação.
  • #5 Relacionamento.
  • #6 Gestão financeira.
  • #7 Desenvolvimento pessoal é o sétimo lugar entre os cursos online mais vendidos.

Qual a diferença de analista de compras e comprador?

Esse profissional, que é normalmente chamado por comprador ou analista de compras, é responsável por realizar todas as compras de materiais produtivos e improdutivos da companhia o que contempla: matéria prima para a produção de produtos acabados, além de negociar serviços, softwers, materiais de escritório, e entre ...

Quais os cursos mais pedidos pelas empresas?

Os cursos voltados para a área administrativa, contábil e econômica são sempre procurados pelas empresas e altamente recomendados para quem busca inserção rápida no mercado de trabalho.

Como chama quem trabalha no setor de compras?

O comprador atua na área de compras de locais como: Hospitais.

O que falar em uma entrevista de comprador?

Principais perguntas de entrevista para comprador(a) e como respondê-las
  1. Pergunta 1: Quais são as habilidades essenciais de compradores de sucesso? ...
  2. Pergunta 2: Fale sobre uma negociação desafiadora que tenha tido e o resultado dela. ...
  3. Pergunta 3: Você sabe indicar um dos nossos produtos mais populares?

O que é um Analista de compras?

O Analista de Compras é o profissional responsável pela conferência e entrada da documentação das matérias-primas e dos produtos na empresa cadastrando no sistema de materiais. Um Analista de Compras presta assistência à empresa em que trabalha na aquisição de produtos ou serviços.

Artigo anterior
Como sacar o dinheiro da Previdência Social?
Artigo seguinte
É normal a placa de bruxismo apertar?