O que é preciso para o desenvolvimento de um bom processo de implementação de uma política pública?

Perguntado por: Doriana Nádia Gonçalves Almeida Domingues  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.2/5 (48 avaliações)

Para o desenvolvimento de um bom processo de implementação, é necessário que, dentre outros fatores: o programa disponha de recursos suficientes; a política implementada tenha um embasamento teórico adequado em relação ao problema e a sua solução; haja uma só agência implementadora ou baixo nível de dependência entre ...

Como se dá o processo de implementação de uma política pública?

Em políticas públicas, a implementação é um processo de interação estratégica entre diversos atores que operam em ambiente de incertezas, pelosdiferentes interesses em jogo, onde recursos são barganhados e tomadas de decisão são negociadas.

Quais são as etapas necessárias para a construção de uma política pública eficiente?

o modelo às sete fases principais: 1) identifica- ção do problema, 2) formação da agenda, 3) formulação de alternativas, 4) tomada de decisão, 5) implementação, 6) avaliação, 7) extinção. Figura 3.1 - Ciclo de políticas públicas.

Quais são as quatro fases do processo da política?

No caso das políticas públicas, é um modelo para compreender em que pé se encontra o país e o que pode ser feito por ele.
  • Primeira fase: a formação da agenda. ...
  • Segunda fase: a formulação da política. ...
  • Terceira fase: processo de tomada de decisão. ...
  • Quarta fase: implementação da política. ...
  • Quinta fase: avaliação.

O que são políticas públicas distributivas redistributivas e regulatórias?

Políticas Públicas Regulatórias: Criadas para avaliar setores públicos no intuito de criar normas ou implementar serviços e equipamentos, as políticas públicas regulatórias são responsáveis pela normatização das políticas públicas distributivas e redistributivas. Elas incidem de forma diferente em cada segmento social.

Como implementar uma política pública

41 questões relacionadas encontradas

Quais os elementos principais das políticas públicas?

A política pública é, pois, uma diretriz elaborada para enfrentar um problema público. Ela possui dois elementos fundamentais que são: a intencionalidade pública Page 4 4 e a resposta a um problema público.

Quais as etapas tradicionais da implementação de políticas públicas?

Agenda, em que são selecionadas as prioridades; Formulação, em que são apresentadas soluções ou alternativas; Implementação, em que são executadas as políticas; Avaliação, em que ocorre a análise das ações tomadas.

Em quais fases ocorre a formulação das políticas públicas de saúde?

A primeira fase (1990 -1994) com definição das bases legais do SUS, como exemplo as Leis Orgânicas de Saúde. e. A segunda fase de (1998-2002), com ênfase na regulação do mercado em saúde, como exemplo a criação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

Quais são os dois modelos de implementação de políticas públicas?

Neste curso não desenvolveremos com profundidade todo o ciclo, entretanto, cabe definir e destacar a fase de implementação, onde encontramos dois modelos: o top-down (cima-para-baixo) e bottom-up (baixo-para-cima).

Quem implementa as políticas públicas?

As Políticas Públicas são definidas no Poder Legislativo, o que insere os Parlamentares (vereadores e deputados) nesse processo. Entretanto, as propostas das Políticas Públicas partem do Poder Executivo, e é esse Poder que efetivamente as coloca em prática.

Quais são os tipos de políticas públicas?

Os tipos de políticas públicas
  • Políticas públicas distributivas. ...
  • Políticas públicas redistributivas. ...
  • Políticas públicas regulatórias. ...
  • Políticas públicas constitutivas.

O que são os modelos top-down e bottom up na implementação de políticas públicas?

O primeiro deles é um modelo centralizador, que consolida o Estado como ator principal, sendo denominado top-down; o outro modelo cujo foco se enquadra nos agentes implementadores e seu poder de discricionariedade na efetivação (ou não) de políticas públicas e, por esta razão, é chamado bottom-up.

Quais são os modelos apresentados por Sabatier?

2. Quais são os modelos - apresentados por Sabatier (1983) - utilizados para a compreensão da fase de implementação das políticas públicas? R: Top-down (de cima para baixo) e Botton-up (de baixo para cima).

O que são as políticas públicas de saúde?

As políticas públicas em saúde integram o campo de ação social do Estado orientado para a melhoria das condições de saúde da população e dos ambientes natural, social e do trabalho.

Como é assegurada a participação social na formulação das políticas?

A participação contínua da sociedade na gestão pública é um direito assegurado pela Constituição Federal, permitindo que os cidadãos não só participem da formulação das políticas públicas, mas, também, fiscalizem de forma permanente a aplicação dos recursos públicos.

Quais as três esferas das políticas públicas?

Organizado em três esferas, o Executivo abrange os governos federal, representado pelo presidente da República; estadual, nas figuras dos governadores; e municipal, exercido pelos prefeitos.

Quais os critérios utilizados para avaliação das políticas públicas?

Os critérios da avaliação de políticas públicas mais comuns (primeiro objetivo específico) são: eficiência; eficiência alocativa; eficiência econômica; eficiência administrativa; eficácia; impacto (ou efetividade); efetividade social; efetividade institucional; sustentabilidade; análise custo-efetividade; satisfação do ...

Quais são as vantagens e desvantagens do modelo Top-down é do modelo bottom up na implementação de uma política pública?

Urgência. A abordagem top-down deve ser usada quando o cenário exigir uma tomada rápida de decisão ou quando houver dados e relatórios disponíveis. Já as mudanças de longo prazo combinam mais com o modelo bottom-up, pois essa análise envolve um debate mais longo e aprofundado.

Qual é a fase que antecede a formação da agenda pública?

Para Howlett e Ramesh (2013), existem cinco fases do ciclo de políticas públicas: formação da agenda, formulação da política, tomada de decisão, implementação e avaliação. Na prática os estágios não são sequenciais ou obrigatórios em sua plenitude. Tudo vai depender da situação política e econômica.

O que é política Top Down?

O modelo top down busca determinar o porquê de certas políticas serem bem sucedidas (bem implementadas), e outras não, partindo de uma definiçãode implementação como um processo em que as ações de atores públicos ou privados são dirigidas ao cumprimento de objetivos definidos em decisões políticas anteriores, no ...

Qual a diferença entre uma visão Top-down de cima para baixo e uma Bottom-up de baixo para cima da estratégia de produção?

A principal diferença entre top-down e bottom-up é a orientação dos seus fluxos: enquanto o primeiro tem um efeito descendente (ou seja, do topo da empresa para a sua base), o segundo tem o curso ascendente (isso quer dizer, da base do negócio para o seu topo).

Qual a grande crítica ao modelo Top-down?

As principais críticas à abordagem top-down referem-se à natureza ou compreensão da política, à inter-relação dos processos de formulação e de implementação e à explicitação normativa, ou a sua ausência de como colocar em prática uma dada política.

Quais os tipos de políticas públicas educacionais?

Entre esses aspectos, podemos citar: escola para todos, educação de qualidade, eliminação do déficit de aprendizagem, conciliação entre trabalho e atividades escolares, combate à evasão escolar, ambiente jovem e acolhedor, integração a iniciativas de combate à miséria e esclarecimento sobre o papel da escola.

São exemplos de políticas públicas constitutivas?

As políticas públicas constitutivas ditam as “regras do jogo”, isto é, estipulam competências, normas e formas de a sociedade participar dessas ações. As leis que definem a responsabilidade de cada um dos três poderes no preenchimento desses direitos são exemplos de políticas públicas constitutivas.

Quais são as políticas públicas de assistência social?

Para reduzir os níveis de pobreza, prevê diversas estratégias: criação de programas de geração de trabalho e renda; proteção a maternidade, as crianças e aos adolescentes; apoio a gestantes; pessoas com deficiência ou pessoas idosas, desde que carentes por meio de ações continuadas de assistência social.

Artigo anterior
Qual o significado de bilateralidade?
Artigo seguinte
Qual a importância do EJA na vida do aluno?