O que é preciso para montar um plano de aula?

Perguntado por: Martinho Melo  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.4/5 (52 avaliações)

Como fazer um plano de aula
  1. Reflita sobre o público-alvo. ...
  2. Escolha o tema da aula. ...
  3. Defina o objetivo a ser alcançado. ...
  4. Defina o conteúdo a ser abordado. ...
  5. Decida a duração da aula. ...
  6. Selecione os recursos didáticos. ...
  7. Defina a metodologia a ser utilizada. ...
  8. Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos.

Quais são os elementos que compõem um plano de aula?

Os elementos mais importantes de um plano de aula
  • Metas. Um bom plano de aula deve incluir um conjunto de metas. ...
  • Objetivos. A parte dos objetivos de um plano de aula detalha o que os alunos devem aprender durante a aula e por quê. ...
  • Procedimentos. ...
  • Tarefas e avaliações.

Como montar plano de aula Bncc?

Como fazer um plano de aula de acordo com a BNCC
  1. Selecione a temática geral do projeto. ...
  2. Estabeleça os objetivos. ...
  3. Informe o tema de estudo. ...
  4. Estabeleça a duração. ...
  5. Pense nos recursos didáticos. ...
  6. Defina a metodologia. ...
  7. Informe a avaliação.

O que não pode faltar em um plano de aula?

Por isso, compartilho algumas dicas para garantir a boa elaboração desse instrumento:
  • Use as informações e reflexões sobre sua turma. ...
  • Articule o planejamento. ...
  • Estruture o plano. ...
  • Tenha objetivos claros. ...
  • Seja flexível. ...
  • Ao reutilizar o plano, faça uma revisão profunda.

Quais itens deve contemplar um bom plano de aula?

Em geral, um bom plano de atividades, deve contemplar os seguintes itens:
  • Objetivo geral a ser alcançando com o plano de ações;
  • Lista de ações e atividades a serem executadas;
  • Data de início e fim previsto para cada ação ou atividade;
  • Orçamento alocado para cada ação ou atividade;
  • Responsável pela execução de cada ação;

COMO elaborar um Plano de aula (9 Passos simples)

29 questões relacionadas encontradas

O que é o conteúdo programático no plano de aula?

5. Conteúdo programático. São os conteúdos contemplados durante as aulas que compõem as diretrizes curriculares e são determinados para o estudo durante o ano. Deve ser detalhado juntamente com os pontos principais a serem abordados (objetivos, metodologia, avaliação, entre outros).

Como fazer um plano de aula para educação infantil de acordo com a Bncc?

Planeje as aulas com base nos campos de experiências
  1. O eu, o outro e o nós;
  2. Corpo, gestos e movimentos;
  3. Traços, sons, cores e formas;
  4. Escuta, fala, pensamento e imaginação;
  5. Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Como colocar as habilidades da Bncc no plano de aula?

As habilidades também deverão aparecer em seu plano de aula. Para escolhê-las, analise os objetos de conhecimento, a área do conhecimento e a unidade temática que você selecionou anteriormente. Perceba como tudo se conecta de maneira bastante clara quando você segue as diretrizes estipuladas pela BNCC.

Como fazer um plano de aula com competências e habilidades?

Orientação: Os objetivos de aprendizagem definidos pelo professor são o ponto principal do plano de aula. Eles estruturam os conhecimentos que serão construídos. É importante que esteja sintonizados, principalmente, com as habilidades a serem trabalhadas, considerando as competências que seja deseja alcançar.

Como as competências e habilidades descritas na BNCC se relaciona com o conteúdo do plano de aula?

Para garantir o desenvolvimento das competências específicas, cada componente curricular apresenta um conjunto de habilidades. Essas habilidades estão relacionadas a diferentes objetos de conhecimento – aqui entendidos como conteúdos, conceitos e processos –, que, por sua vez, são organizados em unidades temáticas.

Como a BNCC apresenta as competências e as habilidades e para quê?

Na BNCC, competência é definida como a mobilização de conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores para resolver demandas complexas da vida cotidiana, do pleno exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

O que colocar no plano de aula da educação infantil?

Veja uma seleção com propostas que envolvem brincadeiras, leitura, dança e muito mais
  1. Identidade e autonomia. ...
  2. Uso racional da água. ...
  3. Aprender com o próprio nome. ...
  4. Os livros e o prazer em ouvir histórias. ...
  5. É dançando que a gente aprende. ...
  6. Circuitos no pátio. ...
  7. Conversa para desenvolver a linguagem. ...
  8. Brincar na frente do espelho.

Como elaborar um plano de aula para a Educação Infantil?

Plano de aula (como fazer, modelo e exemplos)
  1. Reflita sobre o público-alvo. ...
  2. Escolha o tema da aula. ...
  3. Defina o objetivo a ser alcançado. ...
  4. Defina o conteúdo a ser abordado. ...
  5. Decida a duração da aula. ...
  6. Selecione os recursos didáticos. ...
  7. Defina a metodologia a ser utilizada. ...
  8. Escolha como avaliar o aprendizado dos alunos.

Qual a diferença entre ementa e conteúdo programático?

EMENTA: é um tipo de registro que destaca os pontos essenciais sobre determinado assunto. A ementa de uma disciplina aponta os pontos-chave do conteúdo programático. Devem ser escritos com frases curtas, objetivas e seguir a linha pedagógica adotada pela instituição de ensino.

Como solicitar conteúdo Programatico Unip?

Qualquer solicitação à Universidade e seus órgãos deve ser realizada pelo site www.unip.br/ead, clicando em Secretaria Virtual. A resposta a qualquer tipo de solicitação deverá ser igualmente verificada na Secretaria Virtual.

Quais são os recursos didáticos pedagógicos?

São exemplos de recursos didáticos: artigos, apostilas, livros, softwares, sumários de livros, trabalhos acadêmicos, apresentações em PowerPoint, filmes, atividades, exercícios, ilustrações, CDs, DVDs.

Quais são as características para desenvolver um bom plano de ensino?

Para a elaboração desse plano seguem-se seis passos que são a determinação dos objetivos, seleção e organização dos conteúdos, seleção e organização dos procedimentos de ensino, seleção de recursos, seleção de procedimentos de avaliação e estruturação do plano de avaliação.

Quais as etapas e os aspectos considerados na elaboração do plano de aula?

São as fases de aprendizagem: apresentação, desenvolvimento e integração. Na apresentação o professor prepara a classe para a compreensão de novos conteúdos. No desenvolvimento acontece a análise. Nessa etapa acontece o processo de orientação e aprendizagem do aluno.

Que conteúdos trabalhar na educação infantil?

Entenda quais são esses cinco campos de experiências propostos pela Base na Educação Infantil:
  • 1) O eu, o outro e o nós. ...
  • 2) Corpo, gestos e movimentos. ...
  • 3) Traços, sons, cores e formas. ...
  • 4) Escuta, fala, pensamento e imaginação. ...
  • 5) Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

Quais os conteúdos da educação infantil?

Segundo o Referencial Curricular de Educação Infantil, existem seis eixos temáticos para se trabalhar com crianças até cinco anos de idade, são eles: movimento, música, artes visuais, linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade.

Quais temas trabalhar na educação infantil?

  • Desenvolvimento do bebê mês a mês (do 1º mês ao 12º mês)
  • Alimentação Infantil.
  • Cuidados diários/Saúde.
  • Educação Infantil.
  • Livros Infantis.

Quais as competências e habilidades da BNCC?

Quais são as 10 Competências Gerais da Base Nacional Comum Curricular?
  1. Conhecimento. ...
  2. Pensamento científico, crítico e criativo. ...
  3. Repertório cultural. ...
  4. Comunicação. ...
  5. Cultura digital. ...
  6. Trabalho e projeto de vida. ...
  7. Argumentação. ...
  8. Autoconhecimento e autocuidado.

Qual a diferença entre competência e habilidade na BNCC?

Esse exemplo nos explica bem a diferença entre habilidade e competência: o primeiro é algo mais prático e mais tangível, enquanto que o segundo é mais subjetivo e pessoal. E é por meio do exercício de habilidades específicas que chegamos a desenvolver uma competência.

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