O que é prazo de decadência?

Perguntado por: Francisco Correia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (55 avaliações)

Decadência é a perda efetiva de um direito que não foi não requerido no prazo legal. A prescrição sucede somente de estruturação legal, já a decadência sucede da lei, do testamento e do contrato.

Quais são os prazos de decadência?

Os prazos de decadência se apresentam em dias, meses e até em anos. Já a prescrição é a perda da pretensão ao exercício do direito de ação, ou seja, significa dizer que o titular do direito deixou passar o prazo para agir, realizar determinado ato. Está regulada nos artigos 189 a 206 do Código Civil.

Quando se inicia o prazo decadencial?

173, do CTN, segundo o qual, o prazo decadencial se inicia a partir do primeiro dia do exercício seguinte àquele em que o lançamento poderia ter sido efetuado.

Qual o prazo de prescrição e decadência?

O prazo prescricional se inicia após a violação do direito, e geralmente é de 10 anos. Porém, a lei aponta prazos diferentes para casos específicos. Na decadência, o prazo de perecimento se inicia junto com o próprio direito. Uma empresa mandou seu funcionário embora, sem pagar pelos seus direitos.

O que é decadência no direito do trabalho?

A decadência, também conhecida como “caducidade”, pode ser conceituada como a perda de um direito potestativo pelo decurso de prazo fixado em lei ou em contrato. Direito potestativo é aquele que é exercido unilateralmente pelo sujeito, independentemente da vontade do outro.

Direito civil - Aula 178 - Entendendo Decadência - Prazo de Decadência Código Civil

39 questões relacionadas encontradas

Quais são os prazos decadenciais no processo do trabalho?

Decadência no processo do trabalho.

Prazo decadencial de 30 dias para o ajuizamento de uma ação: inquérito de apuração de falta grave, art. 494 e 853, CLT. Ex.: falta grave de dirigente sindical, salvo falta grave você não pode o mandar embora. Precisa ajuizar está ação para o poder mandar embora.

Quais são as causas interruptivas da prescrição trabalhista?

9.6.3. Causas interruptivas: são as causas que anulam o prazo em curso. Paralisam o curso prescricional já iniciado, que será desprezado; desaparecida a causa interruptiva, então começará um novo curso prescricional. Antes da Lei n.

Qual é o prazo de prescrição?

205. A prescrição ocorre em dez anos, quando a lei não lhe haja fixado prazo menor. Já os prazos especiais são aqueles que a lei determina um prazo menor para que sejam exercidos outros direitos.

Quais os prazos previstos no CDC de prescrição e decadência?

I – trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; II – noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis. § 1° Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços.

O que é prescrição e decadência no direito civil?

A prescrição atinge a ação e por via oblíqua faz desaparecer o direito por ela tutelado; já a decadência atinge o direito e por via oblíqua, extingue a ação. Na decadência, o prazo nem se interrompe, e nem se suspende (CC, art. 207), corre indefectivelmente contra todos e é fatal, e nem pode ser renunciado (CC, art.

Como fazer a contagem do prazo decadencial da queixa?

Salvo disposição em contrário, o ofendido decai do direito de queixa ou de representação se não o exercer dentro do prazo de 6 (seis) meses, contado do dia em que veio a saber quem é o autor do crime, ou, no caso do § 3º do art. 100 deste Código, do dia em que se esgota o prazo para oferecimento da denúncia.

Quando e como ocorre o prazo decadencial do crédito tributário?

III – A decadência relativa ao direito de constituir crédito tributário somente ocorre depois de cinco anos, contados do exercício seguinte àquele em que se extinguiu o direito potestativo de o Estado rever e homologar o lançamento (CTN, art. 150, §4º).

O que interrompe o prazo decadencial?

O prazo decadencial não se suspende, não se interrompe nem pode ter seu curso impedido de prosseguimento, consoante orientação jurisprudencial e doutrinária já anteriores ao Código Civil atual, que consolidou essa orientação no artigo 207 .

O que é a decadência no direito penal?

A decadência, em se tratando de direito criminal, consiste na perda do direito de ação, pelo ofendido, ante sua inércia, em razão do decurso de certo tempo fixado em lei. A consequência do reconhecimento da decadência é a extinção da punibilidade, nos termos do artigo 107, inciso IV, segunda figura, do Código Penal.

Qual é o prazo de decadência para ação privada crime de imprensa?

Art. 103. Salvo disposição expressa em contrário, o ofendido decai do direito de queixa ou de representação se não o exerce dentro do prazo de 6 (seis) meses, contado do dia em que veio a saber quem é o autor do crime, ou, no caso do § 3º do art.

Qual o prazo decadencial do CDC?

Com efeito, segundo o Código, tratando-se de vícios aparentes ou de fácil constatação o prazo de decadência será de trinta dias em relação ao fornecimento de serviço e de produtos não duráveis e de noventa dias quanto ao fornecimento de serviço e de produtos duráveis.

Como é a contagem de prazo no CDC?

Tratando-se de produto não durável - que se esgota no primeiro uso ou logo após - o prazo é de 30 dias (artigo 26, I, do CDC). Se o produto for durável, o lapso temporal é de 90 dias.

Qual o prazo prescricional do direito do consumidor?

Prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço prevista na Seção II deste Capítulo, iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria."

O que é a prescrição no Direito Civil?

No Direito Civil, a prescrição é conceituada como a perda da pretensão do titular de um direito que não o exerceu em determinado lapso temporal. Para Camara Leal é "a extinção de uma ação ajuizável, em virtude da inércia de seu titular durante um certo lapso de tempo, na ausência de causas preclusivas de seu curso".

O que é prescrição CPC?

Prescrição e decadência são institutos de direito material, positivados entre os artigos 189 a 211 do Código Civil de 2002. Prescrição é a extinção da pretensão à prestação devida em função de um descumprimento. Decadência é a perda efetiva de um direito que não foi não requerido no prazo legal.

Quais são as causas impeditivas e suspensivas da prescrição trabalhista?

As causas impeditivas e suspensivas são as seguintes:
  • incapacidade absoluta, de que trata o art. ...
  • em relação aos ausentes do País em serviço público da União, dos Estados ou dos Municípios (art. ...
  • em relação aos que se acharem servindo nas Forças Armadas, em tempo de guerra (art.

Quais são as causas de interrupção e suspensão da prescrição?

Direito Civil - Causas que interrompem a prescrição 20/10/2020
  • por despacho do juiz, mesmo incompetente, que ordenar a citação, se o interessado a promover no prazo e na forma da lei processual;
  • por protesto, nas condições do inciso antecedente;
  • por protesto cambial;

Quais são as causas suspensivas interruptivas e impeditivas da prescrição?

As causas impeditivas são aquelas que não permitem que o prazo comece a correr, como por exemplo o artigo 440 da CLT que determina que “Contra menores de 18 anos não ocorre nenhum prazo prescricional"....Já as causas suspensivas são aquelas onde o prazo prescricional já começou a correr, mas é congelado enquanto a ...

Quais direitos trabalhistas não prescrevem?

- Causa impeditiva – Não há início da contagem do prazo. Exemplo: Conforme o artigo 440 da CLT não corre prazo de prescrição aos menores de 18 anos. - Causa suspensiva – O prazo fica paralisado temporariamente até que resolvido o obstáculo, e após, retoma-se a contagem.

Quando ocorre a prescrição intercorrente na Justiça do trabalho?

Uma dessas alterações foi o art. 11-A da Lei, que prevê a aplicação da chamada prescrição intercorrente no processo do trabalho, que ocorre no prazo de dois anos, contados da data em que o exequente, no curso da execução, deixar de cumprir alguma determinação judicial.

Artigo anterior
O que significa a palavra juridicamente?
Artigo seguinte
Quais os critérios de correção da redação do Enem?