Qual a função do repartidor eletrônico de frenagem?

Perguntado por: Mariana Liliana Almeida Ribeiro  |  Última atualização: 13. Februar 2025
Pontuação: 4.8/5 (38 avaliações)

O Repartidor Eletrônico de Frenagem (REF) funciona junto do freio ABS. Sua função é dividir e regular a força de frenagem para cada roda.

Como funciona a distribuição eletrônica de frenagem?

O sistema EBD atua em conjunto com o sistema de freio ABS para garantir uma operação mais precisa e eficiente. Ele distribui a pressão de frenagem entre as rodas dianteiras e traseiras do veículo, dependendo das condições de condução, peso adicional no veículo e outros fatores.

O que é controle eletrônico de frenagem?

Basicamente, os sensores do EBD atuam para detectar as diferenças entre pressão dos pneus na frenagem que podem indicar um ziguezague ou saída lateral do carro, com isso, conseguem equilibrar a pressão de frenagem em todas as rodas da maneira ideal para estabilizar o carro.

Qual a função do sistema de frenagem?

O que é e qual a função do sistema de freio em um veículo? O sistema de freio automotivo é composto por uma série de componentes que trabalham em conjunto para desacelerar e parar completamente um veículo. Além disso, ele também é responsável por manter o carro parado quando estacionado.

Qual é o objetivo do sistema BA e como ele funciona?

Assistente de Frenagem (BA)

O dispositivo detecta a velocidade de deslocamento do pedal do freio e então acontece a liberação imediata do vácuo no servo-freio. Logo depois, é ativando o cilindro mestre com força suficiente para proporcionar um freio de emergência com segurança.

AutoEsporte Veja como funciona o assistente eletrônico de frenagem Globo Play

25 questões relacionadas encontradas

Qual a atuação dos freios ABS com controle eletrônico de frenagem EBD e assistência de frenagem BA )?

“O EBD é uma função presente no módulo do ABS e limita a pressão enviada às rodas traseiras, mas, ao contrário do ABS, que entra em ação assim que detecta quando as rodas estão na iminência de travar, o EBD atua bem antes, reduzindo a força nos freios traseiros, contribuindo para manter o controle do veículo durante as ...

Qual a principal vantagem do sistema EBD Electronic Brake force Distribution?

Com essas informações, o EBD regula a intensidade da aplicação dos freios de maneira independente em cada eixo, permitindo melhor estabilidade e controle, mesmo no caso de frenagens feitas em curvas.

Quais são os principais componentes do sistema de freio?

Os principais são:
  • pedal de freio;
  • cilindro mestre, responsável pelo fornecimento de fluido para o circuito hidráulico;
  • mangueiras flexíveis e tubos de metal, nos quais os fluidos de freio circulam;
  • pistões;
  • alavanca do freio de mão;
  • pastilhas de freio.

Quais são os 2 tipos de freio?

Atualmente, existem diversos tipos de freio, que podem ser utilizados em diferentes categorias de carro. Os dois tipos de freio mais comuns são o freio a disco e o a tambor. Conheça as particularidades de cada um.

Quais os três tipos de freio?

Existem três tipos de freios: a disco, a tambor e ABS. Conheça as diferenças entre eles e saiba qual é o mais indicado para você no momento de decisão de compra do veículo novo ou usado.

Qual a diferença entre ABS e EBS?

O EBS é uma versão melhorada do freio ABS. A principal diferença entre os dois é que, em vez de utilizar ar, o EBS é acionado de forma eletrônica. Dessa forma, a resposta da frenagem é ainda mais rápida, já que o sistema pneumático só é acionado quando um sinal eletrônico é enviado.

Qual o nome do sistema que promove a frenagem total do veículo quando ele identifica um carro ou pedestre à sua frente?

O sistema de frenagem automática identifica melhor um carro que está na frente do que um ciclista ou motoqueiro que cruza o caminho inesperadamente. Isso ocorre por causa da velocidade e, principalmente, das dimensões.

O que significa avaria no EBD?

A exemplo, o EBD é capaz de identificar quando uma das rodas do veículo não está em contato com o solo ou está com pouca aderência. Assim, o módulo consegue corrigir essa situação. Isso evita, por exemplo, que o carro saia da trajetória reta quando o freio é acionado.

O que e ABD no carro?

O ABS é um recurso eletrônico obrigatório em todos os carros fabricados e vendidos no Brasil desde 2014. Sua função é evitar que as rodas travem no momento de uma frenagem forte, diminuindo a distância de parada total do veículo e mantendo o controle do carro nas mãos do condutor.

O que significa EBD no painel do carro?

4 - EBD - São as iniciais de “Eletronic Brake Force Distribuition” em inglês. Nada mais é que distribuição eletrônica da força de frenagem. Trata-se de um sistema de controle da força da frenagem nos eixos dianteiro e traseiro.

Qual o freio mais importante do carro?

A resposta é bastante simples: mais de 80% da força de frenagem é feita pelas rodas dianteiras. Por isso, os freios dianteiros são maiores que os traseiros. A dimensão dos discos de freios tem relação direta com o tamanho da área de contato entre ele e a pastilha. Com os tambores essa relação é com a lona de freio.

Qual o sistema de freio mais seguro?

Isso se deve às particularidades de cada um, principalmente no que se refere à força de frenagem (torque). Para a maioria dos carros de passeio, porém, o modelo considerado mais seguro é o freio ABS. Quanto mais se consegue garantir uma frenagem estável e controlável, mais seguro é o veículo.

Qual o sistema de freio mais eficiente?

O servo freio, também conhecido como servo assistido, é um componente que auxilia o motorista a aplicar a força necessária no pedal de freio. Ele amplifica a força aplicada pelo motorista, tornando a frenagem mais eficiente.

Quais são os componentes eletrônicos do sistema de freio ABS?

O freio ABS possui quatro componentes: Quatro sensores de velocidade, um em cada roda. Uma bomba hidráulica com fluido de freio. Quatro válvulas hidráulicas, que recebem o fluido (se for um sistema de quatro canais)

Qual o nome da peça que segura as pastilhas de freio?

A pinça de freio é responsável pela fixação das pastilhas e pistões, além de ser o componente mais solicitado do sistema.

Qual a base do fluido de freio?

O fluido utilizado nos sistemas de freios e embreagens hidráulicas pode ser de base mineral (LHM), base de silicone ou base glicol. Destes, o fluido mais utilizado nos carros atuais, são à base de glicóis, regidos pela norma DOT.

O que reduz a eficiência do sistema de freio?

Conforme informações da Fras-le, fabricante de sistemas de fricção, vários fatores podem reduzir a eficiência dos freios. Um deles, portanto, é o uso frequente dos freios em situação de tráfego intenso. Além disso, o desgaste é maior em trajetos como serras. Ou seja, em vias com topografia que exigem mais do sistema.

Por que o freio ABS é mais seguro?

O sistema de freios do tipo ABS (Antilock Brake System – Sistema de freio antibloqueio) é mais eficiente que os freios convencionais, a tambor ou a disco, pois não travam as rodas, o que evita o deslizamento dos pneus sobre o asfalto.

Qual a função da calibração EBD no sistema de freios ABS?

Parente menos famoso dentre os demais subsistemas do ABS, o EBD, ou Distribuição Eletrônica dos Freios em inglês, tem a função de equalizar a pressão sobre as rodas traseiras evitando o risco de travamento das rodas com o veículo descarregado.

Como saber se o sistema de freio ABS está funcionando?

Quando o veículo inicia a frenagem e o ABS é ativado, será perceptível a vibração do pedal. Ao contrário dos freios convencionais, essa vibração não indica nenhum problema ou possível falha, é algo normal no funcionamento do sistema ABS.

Artigo anterior
Quem torce para o São Paulo é o quê?
Artigo seguinte
Quais são as consequências de um desastre nuclear?