O que é possessão pela doutrina espírita?

Perguntado por: Matilde Iara Figueiredo  |  Última atualização: 26. April 2022
Pontuação: 4.5/5 (63 avaliações)

Segundo o espiritismo possessão espiritual seria sinônimo de subjugação, uma das variedades da obsessão.

Qual a diferença entre subjugação e possessão?

Já na subjugação moral, a vítima tomará decisões aparentemente absurdas, incoerentes, comprometedoras, mas para ela tudo segue dentro da normalidade, como se fossem atitudes sensatas. Na possessão, ocorre a imantação do espírito obsessor a determinada pessoa, dominando-a tanto de forma física quanto moral.

O que acontece em uma possessão?

Possessão ou possessão demoníaca é, de acordo com muitos sistemas de crença, o controle de um indivíduo (ou em alguns casos, objetos inanimados, como bonecos, ou animais) por um ser maligno ou sobrenatural.

O que a psicologia diz sobre possessão?

Na terminologia psicológica, a "possessão" significa uma apropriação, uma assunção ou ocupação da personalidade do ego por um complexo ou outro conteúdo arquetípico. Uma vez que sujeição e possessão são sinônimos, o ego é vítima de um coup d'état (Golpe de Estado).

Quais são os sintomas de uma pessoa Obsediada?

A aproximação de um Espírito necessitado, sofredor, junto do médium pode provocar sintomas como: temor de tudo e de todos; insegurança e aflição íntima; desespero sem motivo; dores de cabeça; tonturas e depressão; sente-se angustiado e com vontade de chorar; tem maus pressentimentos; arrepios no corpo; percebe a ...

Obsessão de Possessão | Doutrina Espírita

45 questões relacionadas encontradas

Como saber se uma pessoa está com espírito obsessor?

Sintomas da obsessão espiritual
  1. Pensamentos negativos.
  2. Falta de prazer pela vida e pelos relacionamentos (baixo autoestima)
  3. Choro compulsivo e uma maior sensibilidade.
  4. Compulsões, por exemplo, por comida, drogas.
  5. Dificuldades e brigas no trabalho e em casa.
  6. Enxaquecas, dores de estômago, náuseas.
  7. Agressividade.

O quê obsessores mais odeiam?

Que você jamais perdoe, que sinta muita raiva e desejo de vingar-se das pessoas as quais lhe fizeram mal. Além disso, que você faça valer a sua palavra a qualquer preço, sem compaixão, sem paciência e sem respeito.

O que significa uma pessoa demoníaca?

Significado de Demoníaca

Demoníaca é o feminino de demoníaco. O mesmo que: possessa, diabólica, endiabrada, maquiavélica, satânica.

O que é estado de possessão?

Os transtornos dissociativos de transe ou possessão são definidos como transtornos mentais nos quais há ocorrência de uma desintegração de determinadas funções. Em geral, ocorrem prejuízos de memória, perda de consciência e de senso de identidade pessoal.

O que é uma pessoa possuída?

Significado de Possuído

Que está sob influência de um ser sobrenatural; que é alvo de possessão. Que pensa estar dominado pelo demônio; possesso. Sobre quem se exerce autoridade; dominado, submisso. Que acredita ser melhor que os demais; arrogante.

Qual o pior exorcismo do mundo?

Conheça 3 casos de possessões demoníacas reais
  • O exorcismo de Maurice Theriault.
  • O exorcismo de Connecticut.
  • A possessão do jovem Robert Mannheim.

Qual foi o pior caso de exorcismo?

Provavelmente o caso mais famoso de todos é o de Robbie Mannhein/Roland Doe — o nome verdadeiro do garoto nunca foi revelado —, que inspirou, entre outras produções, o filme O Exorcista. Robbie era uma criança comum que morava em Maryland, nos Estados Unidos, no fim da década de 1940.

O que acontece em um exorcismo?

Os termos exorcismo, esconjuração ou esconjuro (em grego: exorkismos, "ato de fazer jurar", em latim: exorcismu) designam o ritual executado por uma pessoa devidamente autorizada para expulsar espíritos malignos (ou demónios) de outra pessoa que está num estado de possessão demoníaca.

O que é possessão e obsessão?

A possessão se dá quando o ataque consegue adentrar à cidade. A obsessão, por sua vez, é quando o inimigo assediou a cidade, sitiando-a, tentando, sem sucesso, invadi-la.

Quais são os tipos de obsessão?

3 tipos de obsessão, segundo Raul Teixeira
  • obsessão simples;
  • fascinação;
  • subjugação.

O que é obsessão por fascinação?

A palavra fascinação normalmente é relacionada a sedução e atração. Com isso, o termo atrair diz respeito a puxar para si e também a fascinar e seduzir. Este tipo de obsessão é a mais envolvente, já que é desenvolvida por habilidosos obsessores. Eles atuam com inteligência sobre o obsediado.

O que é transtorno dissociativo agudo?

O transtorno dissociativo, ou transtorno de identidade dissociativo, é um transtorno psicológico no qual a pessoa apresenta alterações na consciência, memória, identidade, emoção, percepção do ambiente, controle dos movimentos e comportamento, o que pode acontecer após eventos traumáticos ou de grande estresse.

Como se escreve a palavra possessa?

Significado de Possessa

adjetivo Furiosa; que está repleta de raiva, de fúria: fiquei possessa com o boato. Endemoniada; que pensa estar dominada pelo demônio. substantivo feminino Possuída; aquela que pensa estar sob a influência do demônio.

Como se livrar de espíritos obsessores?

A oração sincera pode ajudar o obsessor a compreender a sua nova situação (já que ele está parado no tempo, vibrando no antigo ódio) e perdoar. Se for um espírito muito endurecido, mesmo assim a oração eleva você. E, elevando você, protege você do assédio.

Como agem os espíritos obsessores?

Um espírito que obsedia um outro, geralmente, trata-se de um que julga ter sido intensamente prejudicado por esse outro, nesta ou em outras encarnações, buscando, na obsessão, vingar-se daquele que julga tê-lo prejudicado.

O que fazer com obsessores encarnados?

A única forma de evitar ataques desse tipo, seja quando se é atingido pela obsessão ou quando a causamos, é vigiar e orar. “É preciso vigiar a qualidade de nossos pensamentos, nossos sentimentos e nossas atitudes.

O que causa obsessor?

Em princípio, é importante dizer que obsessão é a ação danosa de um espírito sobre uma pessoa, cuja causa se dá por desejo de vingança ou afinidade com a forma de ser e os hábitos da pessoa.

O que a Igreja diz sobre o exorcismo?

O Catecismo da Igreja Católica descreve-o assim, no n.º 1673: "Quando a Igreja pede publicamente e com autoridade, em nome de Jesus Cristo, que uma pessoa ou objeto seja protegido contra a ação do Maligno e subtraído ao seu domínio, fala-se de exorcismo.

O que é preciso para fazer um exorcismo?

É preciso ter piedade, integridade, prudência e sabedoria (doutorado em teologia, por exemplo, é desejável). Outras virtudes bem-vindas são coragem, paciência e tenacidade. Na prática, um padre só se torna exorcista se for indicado pelo seu bispo – freiras e leigos não podem ser ordenados, por exemplo.

O que estuda exorcismo?

O curso do Vaticano, com cerca de uma semana de duração, é denominado "Exorcismo e a Oração da Libertação" e começou a ser ministrado em 2005. Desde então, o número de alunos dobrou. O custo é de 300 euros (cerca de R$ 1,2 mil) e o currículo inclui abordagens da teologia, psicologia e antropologia.

Artigo anterior
O que é responsabilidade pessoal para você?
Artigo seguinte
Como lançar plano de saúde pago pela empresa?