O que é o correto Não se deve ou não deve se?

Perguntado por: Bernardo Artur Abreu  |  Última atualização: 9. Januar 2025
Pontuação: 4.4/5 (11 avaliações)

Ambas as formulações são correctas, embora alguns professores prefiram o pronome reflexo junto do verbo principal: "Vou lavar-me", "deve fazer-se". A maioria dos especialistas defende, porém, que não pode haver aqui uma regra fixa, variando sempre a colocação do pronome conforme a eufonia e o ritmo da própria frase.

Não Deve-se ou não se deve?

Ambas as frases estão corretas, dependendo da interpretação do «se».

Quando usar Deve-se ou se deve?

Indica uma recomendação ou obrigatoriedade: 1 tem que se, tem de se, recomenda-se, aconselha-se, precisa-se, é recomendado, é preciso, é necessário, é obrigatório. Exemplo: Deve-se tomar banho todos os dias para se ter uma boa higiene.

Quando a ênclise é proibida?

#2 A ênclise é proibida em dois casos: quando houver futuro do indicativo (futuro do presente + futuro do pretérito) e após particípio. Faria-me um favor. (Caso proibido) à Far-me-ia um favor.

Como saber se a concordância verbal está correta?

A regra geral é: o verbo concorda em número e pessoa com o sujeito da oração. 1. Quando o sujeito é representado por expressões partitivas (a maioria de, parte de, uma porção de, metade de) acompanhadas por nome, o verbo pode concordar com o partitivo ou com o nome.

Se não ou Senão? Professor Noslen explica.

23 questões relacionadas encontradas

O que é concordância e exemplos?

Ocorre quando o verbo se flexiona para concordar com o seu sujeito. Exemplos: Ele gostava daquele seu jeito carinhoso de ser./ Eles gostavam daquele seu jeito carinhoso de ser.

Como saber se a frase tem concordância nominal?

A concordância nominal ocorre quando artigos, adjetivos, pronomes, numerais e outros termos que acompanham o substantivo concordam em gênero e número.

O que pode substituir a palavra deve?

1 tem de, tem que, precisa, necessita, carece. Exemplo: Você deve visitar seus avós todas as semanas.

Qual o sinônimo de deve?

20 sinônimos de devem para 5 sentidos da palavra devem: Têm obrigação de: 1 têm de, têm que, precisam, necessitam, carecem. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

O que significa a palavra deve?

1 Ter obrigação (legal, moral, social etc.) de; precisar: Todos devemos trabalhar. 2 Ser devedor de uma quantia ou valor a; ter dívidas ou deveres a liquidar: Naquela época ainda devia a casa e o carro. Devo muito dinheiro a meus parentes.

Qual é o plural de deve?

A forma devemé [terceira pessoa plural do presente do indicativo de dever] .

Faz se é correto?

A forma faz-sepode ser [segunda pessoa singular do imperativo de fazer] ou [terceira pessoa singular do presente do indicativo de fazer] . Conjugação:irregular.

Quando se usa o se antes ou depois do verbo?

O «se» coloca-se depois do verbo (posição enclítica), quando pertence a uma oração principal ou independente na forma afirmativa: «Recomenda-se a substituição», «Diz-se que vai chover», «Eles casaram-se», «Ele feriu-se».

Quais são as regras de concordância?

A regra geral da concordância verbal é que o verbo ficará de acordo com o sujeito em pessoa e número. O verbo sempre ficará de acordo com a 3° pessoa do singular, uma vez que não existe um sujeito: havia pessoas, houve problemas, faz dois dias, já amanheceu.

Quais são as concordâncias?

Existem dois tipos de concordância na língua portuguesa: A concordância verbal que diz respeito à relação entre sujeito e verbo em uma oração. E a concordância nominal trata da relação entre as classes de palavras em uma oração.

Quais são as palavras de concordância?

Concordância Nominal
  • Um substantivo acompanhado (determinado) por mais de um adjetivo: os adjetivos concordam com o substantivo. ...
  • Bastante - bastantes. ...
  • Anexo, incluso, obrigado, mesmo, próprio. ...
  • Muito, pouco, caro, barato, longe, meio, sério, alto. ...
  • É bom, é necessário, é proibido. ...
  • Menos, alerta, pseudo.

Como não errar na concordância verbal?

Dicas para não errar mais a concordância
  1. Fique de olho no sujeito. Encontrar o sujeito na frase ajuda muito a escrever de modo correto, inclusive possibilita escrever na ordem direta: sujeito + verbo + objeto. ...
  2. Cuidado com o verbo SER. ...
  3. Concorde com o núcleo do sujeito. ...
  4. Verbo HAVER com valor existencial. ...
  5. Partícula SE.

Faz anos ou fazem anos?

Fazem dois anos ou Faz dois anos? Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos; Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Em qual frase a um erro de concordância verbal?

Há ERRO de concordância verbal na frase "Fazem dois meses que o visitei.", indicada na letra B. Aqui, "fazer" é um verbo impessoal, pois está indicando tempo cronológico. Isso significa que não tem sujeito, logo não estabelece concordância, devendo ficar na 3ª pessoa do singular, assim: "Faz dois meses que o visitei."

Pode usar me antes de verbo?

É inadequado, portanto, o emprego do "se" - partícula apassivadora - em início de sentença. É interessante exemplificar, ainda, o emprego inadequado do "se" quando este exerce a função de partícula integrante de verbos.

Quais palavras atraem o pronome?

→ Elementos que atraem os pronomes oblíquos átonos: Palavras negativas: nem, não, nunca, jamais etc. Não me incomodo com esse tipo de barulho. Advérbios: Acolá, aí, aqui, lá, já etc.

Quando é uma palavra atrativa?

Palavras atrativas: são palavras que atraem os pronomes átonos; as principais são: a) palavras ou expressões negativas: Não me disseram a verdade. Jamais te contei qualquer piada infame.

Artigo anterior
Pode usar Bilhete Único comum de outra pessoa?
Artigo seguinte
Qual a importância dos países emergentes na economia mundial?