O que acontece quando a hérnia está perto de estourar?

Perguntado por: Doriana Andreia Leite  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (35 avaliações)

A parte afetada, então, se rompe e ocorre uma perfuração do intestino, com extravasamento de fezes e líquido intestinal para o interior do abdômen. Como consequência, o/a paciente pode ir à óbito. A torção da alça intestinal pode causar sintomas como cólicas abdominais e dificuldade para eliminar gases e fezes.

Como saber se a hérnia está prestes a estourar?

Conheça os sintomas de complicações: dor intensa, com inchaço pronunciado e súbito, que pode ser seguido por náuseas e vômitos, e interrupção total ou dificuldade da eliminação de gases e fezes. Caso apresente os sintomas acima, procure uma unidade de pronto-atendimento.

Como saber se a hérnia estrangula?

Os sintomas de uma hérnia inguinal estrangulada são a dor intensa, vermelhidão e sensibilidade na região da hérnia. Outros sintomas associados podem ser náuseas, vômitos, febre e uma sensação geral de mal estar. No caso desses sintomas, é importante o paciente consultar o médico imediatamente.

Qual a hérnia mais perigosa?

✴ Das hérnias que ocorrem na virilha (inguinais) as hérnias femorais são aquelas associadas a maior risco de complicações.

Como saber se a hérnia umbilical está estrangulada?

Os sintomas de hérnia estrangulada são:
  • Febre;
  • Obstipação;
  • Dor abdominal intensa;
  • Náuseas e vómitos;
  • Saliência dolorosa no umbigo, com vermelhidão ou tom azulado.

A hérnia pode estourar? Cirurgião explica.

23 questões relacionadas encontradas

Quando a hérnia estrangula o que acontece?

Uma hérnia estrangulada ocorre quando o suprimento de sangue para o tecido herniado é cortado. Esse tecido estrangulado pode liberar toxinas e infecções na corrente sanguínea, o que pode levar à sepse e à morte. Hérnias estranguladas são consideradas emergências médicas.

Qual a diferença entre hérnia encarcerada e estrangulada?

Uma hérnia encarcerada geralmente é mais dolorida, e não é possível reduzir a protuberância. Uma hérnia estrangulada causa dor constante e de aumento gradual, geralmente com náusea e vômito, não pode ser reduzida e é sensível ao toque.

É perigoso a cirurgia de hérnia?

Nas cirurgias eletivas de hérnias não complicadas o risco habitualmente é muito pequeno. As complicações mais comuns são as anestésicas, a infecção e a recidiva da hérnia. Devido ao estrangulamento da hérnia, os riscos das cirurgias de emergência são muito maiores.

Quando a hérnia e perigosa?

Existem duas ocasiões em que a hérnia pode matar. A primeira é quando ocorre estrangulamento do intestino. O segundo caso é quando há a obstrução intestinal.

Qual o perigo da hérnia inguinal?

As principais complicações da hérnia inguinal são o encarceramento e estrangulamento da hérnia . No encarceramento , o volume do conteúdo da hérnia aumenta rapidamente, de forma que ela se torna irredutível, ou seja, o conteúdo não volta mais para cavidade abdominal.

Quando é necessário operar hérnia?

Mas toda hérnia necessita de cirurgia? Sim, toda hérnia inguinal e incisional deve ser operada, a não ser que o paciente tenha menos de 5 anos de idade ou possua contraindicações para o procedimento. As hérnias não somem por conta própria. Todas as hérnias tendem a piorar com o passar do tempo e causar problemas.

O que fazer quando a hérnia começa a doer?

Se a região da hérnia inchar, mudar de uma hora para a outra ou houver dor intensa, procure imediatamente o pronto-socorro. Se o fluxo de sangue for interrompido, o médico primeiro tentará empurrar a hérnia para dentro e, caso necessário, fará a cirurgia.

Quais os sintomas que a hérnia pode causar?

Alguns dos sintomas que podem indicar a presença de uma hérnia podem incluir:
  • Saliência na pele, em qualquer região do corpo;
  • Inchaço no local da saliência;
  • Dor na região, especialmente depois de realizar esforços;
  • Dor na região ao evacuar ou tossir.

Quanto tempo dura a cirurgia de hérnia?

No caso da hérnia inguinal, esta cirurgia de hérnia aberta demanda 60 minutos ou mais para ser concluída e, segundo a Sociedade Brasileira de Hérnia e Parede Abdominal, ainda é a metodologia cirúrgica mais utilizada para o tratamento dessas hérnias.

Quanto tempo de repouso depois de uma cirurgia de hérnia?

Após 15 dias, o paciente já pode voltar às atividades do dia a dia. É importante evitar esforço físico intenso, e somente após um mês o paciente poderá voltar a praticar atividades físicas.

Quem faz cirurgia de hérnia pode andar?

Apos a cirurgia de hérnia é recomendado a deambulação logo que possivel. Deve-se evitar esforços fisicos maiores ou peso no primeiro mês, de acordo com a sua evolução e liberação do seu medico.

O que seria uma hérnia encarcerada?

O encarceramento é a complicação mais frequente da hérnia inguinal e consiste na exteriorização e permanência de alças intestinais (e/ou ovário e trompa) no saco herniário, com difícil redução.

O que é uma hérnia encarcerada?

A hérnia inguinal encarcerada é aquela que não sofre redução do seu volume espontaneamente ou quando pressionada. Esse é um quadro que gera preocupação porque o abaulamento se torna constante, com o risco de evoluir para uma hérnia inguinal estrangulada.

Como é a cirurgia de hérnia encarcerada?

Para que a cirurgia resolva o problema, o cirurgião irá reduzir a abertura do intestino de forma que o interior do abdômen se concentre na parte interna e não salte para fora. Mas para que seja ainda mais benéfico, é bom que a abertura seja fechada e assim reduz o tamanho da hérnia e elimina o desconforto ao paciente.

Como é a dor da hérnia?

Uma hérnia de disco pode causar dores no pescoço, dor irradiante nos braços, dores nos ombros e dormência ou formigamento nos braços ou mãos. A qualidade e tipo de dor pode ser enfadonho, contínua e difícil de localizar. Ela também pode ser aguda, com ardência e de fácil identificação.

Como eu sei que estou com hérnia?

Em geral, a hérnia pode manifestar-se sem causar nenhum sintoma, dificultando o diagnóstico, mas dentre os principais sintomas da hérnia estão:
  1. Dores intensas, intermitentes ou contínuas;
  2. Protuberância na região abdominal;
  3. Vermelhidão no local.

Como é a dor da hérnia abdominal?

A hérnia abdominal é caracterizada por um abaulamento de algum órgão da barriga para fora do corpo que, geralmente, não causa sintomas, mas pode provocar dor, inchaço e vermelhidão no local, especialmente quando há um encarceramento ou torção dos órgãos que estão dentro da hérnia.

Como aliviar dor de hérnia abdominal?

O que fazer em caso de dor na hérnia abdominal?
  1. – EVITE LEVANTAR PESO – ...
  2. – EVITE FICAR MUITO TEMPO EM PÉ, FAZER LONGAS CAMINHADAS OU ATIVIDADES FÍSICAS INTENSAS – ...
  3. – FICAR EM REPOUSO AJUDA A REDUZIR OS SINTOMAS EXISTENTES – Caso o paciente esteja com dor o repouso é a forma mais indicada para aliviar os sintomas.

Como aliviar dor de hérnia no saco?

Tratamento da hérnia escrotal

Além disso, pode ser recomendado pelo médico o uso de medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos, como o ibuprofeno e o paracetamol, antes e após a cirurgia para alívio da dor, além de antibiótico após o procedimento cirúrgico para evitar a ocorrência de infecções.

Qual o tamanho da hérnia para operar?

Após aplicação de anestesia (pode ser raquidiana com sedação ou geral – em alguns casos selecionados até mesmo anestesia local!), são feitas incisões que permitem ao cirurgião atingir a região inguinal. O corte tem, em média, dez centímetros e é feito na virilha, sobre a região da hérnia.

Artigo anterior
O que não se deve comer quando se tem artrite reumatoide?
Artigo seguinte
Como tratar cicatriz na retina?