O que é politica monetaria restritiva?
Perguntado por: Leonardo Matheus Leite Mota Pinto | Última atualização: 3. April 2025Pontuação: 4.1/5 (10 avaliações)
A Política Monetária Restritiva refere-se à redução da oferta de moeda (base monetária) na economia, resultando em um aumento da taxa de juros. Como consequência, a política monetária contracionista provoca a redução da produção e dos níveis de emprego.
Quais são os tipos de política monetária?
Existem dois tipos de política monetária: expansionista e contracionista.
São medidas de política restritiva?
Política Restritiva ou Contracionista
Além disso, entram ações como a venda de títulos públicos por parte do governo, o aumento do depósito compulsório e a restrição ao redesconto, cobrando taxas maiores e reduzindo os prazos, gerando uma menor disponibilidade de dinheiro.
Como o governo pode praticar uma política monetária restritiva?
Política Monetária Restritiva
Então, para reduzir a quantidade de moeda disponível na economia, o governo pode vender títulos públicos, aumentar o depósito compulsório ou, ainda, ser mais restritivo ao redesconto, cobrando taxas maiores ou reduzir os prazos, gerando, com isso, uma menor disponibilidade de dinheiro.
Quais são as 4 ferramentas da política monetária?
Tipos de Instrumentos da Política Monetária
Redesconto. Open Market. Depósito Compulsório.
Políticas Monetárias Restritiva x Expansionista
Quais os dois tipos de política monetária?
Quais os tipos de política monetária
Atualmente, no Brasil, existem diferentes tipos de políticas monetárias. A Política Monetária Contracionista e a Política Monetária Expansionista.
Quais são os três instrumentos de política monetária?
Os três instrumentos tradicionais de política monetária são a taxa de juros no mercado de reservas bancárias, a taxa de redesconto e as alíquotas das reservas compulsórias sobre os depósitos do sistema bancário.
O que é M1 M2 M3 e M4?
M1: base monetária + depósitos à vista; M2: M1 + aplicações financeiras de curto prazo; M3: M2 + cotas de fundos de renda fixa; M4: M3 + outros títulos (ex.: títulos privados).
Qual a atual política monetária do Brasil?
Manter a inflação sob controle, ao redor da meta, é objetivo fundamental do Banco Central (BC). A meta para a inflação é estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). A estabilidade dos preços preserva o valor do dinheiro, mantendo o poder de compra da moeda.
São instrumentos de política fiscal restritiva por parte do governo?
corte de gastos públicos, redução nos impostos e aumento da taxa de redesconto. corte de gastos públicos, aumento nos impostos e aumento da taxa de redesconto. corte de gastos públicos, compra de títulos no mercado aberto e aumento da taxa de redesconto.
Quem determina a política monetária do país?
O órgão responsável pela política monetária é o Banco Central, que tem como meta manter o custo e a quantidade de dinheiro na medida saudável para o país. Ele faz isso com dados, metas e ferramentas.
Qual a diferença entre política monetária e política fiscal?
A política monetária, por exemplo, é responsável pela emissão do dinheiro, ele pode gerar efeitos na inflação ou na taxa de juro. A política fiscal com determinações dos gastos públicos e impostos afetam as atividades produtivas das empresas e a cambial controla a entrada e saída das moedas estrangerias.
O que o governo pode fazer para conter a inflação?
"O governo possui instrumentos monetários tais como juros, compulsórios e instrumentos fiscais tais como gastos e tributação para controlar a demanda agregada e logo o nível de inflação." "Um instrumento de curto prazo é a política monetária, a política de juros do Banco Central.
Qual é o principal instrumento da política monetária?
A política monetária utiliza como instrumento principal a taxa básica de juros de curto prazo, que acaba direta ou indiretamente afetando todos os setores da economia. Outros instrumentos são o nível de depósitos compulsórios requeridos dos bancos ou intervenção direta no volume e nos prazos das operações de crédito.
Quem controla a inflação no país?
No Brasil, o governo federal utiliza o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) como índice oficial de inflação. Esse indicador é essencial para tomar decisões sobre taxas de juros e metas inflacionárias.
Quem define a taxa de inflação no Brasil?
No Brasil, a meta para a inflação é definida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) e cabe ao Banco Central (BC) adotar as medidas necessárias para alcançá-la. O índice de preços utilizado é o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Qual é o principal responsável pela inflação de demanda?
Aumento do nível geral de preços provocado por pressões de demanda. O aumento na demanda pode ocorrer em razão de aumentos dos salários ou das transferências governamentais de renda.
Qual é o órgão que fiscaliza os bancos?
O Sistema Financeiro Nacional (SFN) opera sob regras estabelecidas pelo Conselho Monetário Nacional (CMN), pelo Banco Central (BC) e pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para garantir a eficiência da intermediação de recursos e promover a estabilidade financeira.
Por que as taxas de juros são tão altas no Brasil?
Essa taxa é determinada por uma grande miríade de fatores como a taxa de impaciência intertemporal dos consumidores, a elasticidade de substituição intertemporal do consumo, a produtividade marginal do capital, o nível dos gastos do governo, entre outros fatores.
O que aumenta a base monetária?
Além da emissão de moeda pelo Banco Central e depósitos compulsórios, há outras variáveis que têm influência sobre o comportamento da base monetária. As principais são fatores sazonais, inflação, taxas de juros interna e externa e o nível de atividade econômica.
Qual é a base do dinheiro?
A base monetária corresponde ao passivo monetário do Banco Central, também conhecido como emissão primária de moeda.
O que significa moeda fiduciária?
Moeda fiduciária é qualquer título não-conversível, ou seja, não é lastreado a nenhum metal (ouro, prata) e não tem nenhum valor intrínseco. Seu valor advém da confiança que as pessoas têm em quem emitiu o título ou da imposição realizada por regulamentação governamental, conhecido como moeda de curso forçado.
Quem determina a meta da taxa Selic?
A Selic é a taxa de juros média praticada nas operações compromissadas com títulos públicos federais com prazo de um dia útil. O BC realiza operações no mercado de títulos públicos para que a taxa Selic efetiva esteja em linha com a meta da taxa Selic, que é definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do BC.
Como o Banco Central define a taxa de juros?
Taxa de juros real – obtida pelo desconto da taxa de inflação da taxa de juros nominal de determinada transação. Exemplo: uma taxa de juros nominal mensal de 10% e uma inflação no período de 2% resultam em uma taxa de juros real de aproximadamente 7,84% [na fórmula completa: (1,10/1,02-1)*100 ].
O que não é um instrumento de política monetária?
o empréstimo de redesconto, por parte do Banco Central, aos bancos comerciais.
Como ativar o javascript no internet explorer?
O que significa a cor lilás na Umbanda?