Quando o STF pode instaurar inquérito?

Perguntado por: Márcio Lourenço de Teixeira  |  Última atualização: 12. Dezember 2024
Pontuação: 4.8/5 (46 avaliações)

43 do Regimento Interno do STF, que tem a seguinte redação: Art. 43. Ocorrendo infração à lei penal na sede ou dependência do Tribunal, o Presidente instaurará inquérito, se envolver autoridade ou pessoa sujeita à sua jurisdição, ou delegará esta atribuição a outro Ministro.

Quando o STF pode abrir inquérito?

O Regimento Interno do STF, que possui força de lei, autoriza expressamente a seu Presidente de instaurar inquérito de ofício quando da ocorrência de infração penal na sede ou dependência do Tribunal.

Quais crimes o STF pode julgar?

O dispositivo reitera a função do STF como guardião da Constituição, sendo responsável por julgar infrações penais comuns cometidas por altas autoridades do país, incluindo membros do Congresso implicados nos atos de 8 de janeiro.

Quando instaurar inquérito?

Portanto, quando o Juiz tem ciência da infração, deverá tomar as devidas providencias de maneira que informem a Autoridade Policial, para que então apure todo o caso, a fim da propositura da ação penal. Neste caso, o delegado de polícia é obrigado a instaurar o inquérito.

Quem pode iniciar um inquérito?

§ 3º Qualquer pessoa do povo que tiver conhecimento da existência de infração penal em que caiba ação pública poderá, verbalmente ou por escrito, comunicá-la à autoridade policial, e esta, verificada a procedência das informações, mandará instaurar inquérito.

Pode o STF instaurar de ofício um inquérito?

32 questões relacionadas encontradas

Quem pode requisitar IP?

Ele lembrou que o Código de Processo Penal já estabelece que, nos crimes de ação pública, o inquérito policial deve ser iniciado a partir de requisição da autoridade judiciária ou do Ministério Público.

Qual a diferença entre processo e inquérito?

Preliminarmente, entende-se que, no inquérito, há a investigação policial do fato, e o processo é o instrumento através do qual o Poder Judiciário julga alguém.

Por que um inquérito é instaurado?

Instaurar um inquérito significa iniciar oficialmente uma investigação para apurar a ocorrência de um crime ou de fatos que possam configurar infrações penais.

Quem manda arquivar o inquérito?

Ao contrário do que comumente se pensa, o delegado de polícia não pode determinar o arquivamento do procedimento de inquérito policial. Ao terminar o inquérito, a autoridade policial envia os autos ao Ministério Público.

Quanto tempo demora para um inquérito vira processo?

Art. 66. O prazo para conclusão do inquérito policial será de quinze dias, quando o indiciado estiver prêso, podendo ser prorrogado por mais quinze dias, a pedido, devidamente fundamentado, da autoridade policial e deferido pelo Juiz a que competir o conhecimento do processo.

Quais processos são julgados pelo STF?

Do Julgamento

No STF as decisões são classificadas em: liminares, decisões interlocutórias, decisões de sobrestamento, decisões finais, decisões de repercussão geral e decisões em recurso interno.

Quem pode acionar o STF?

Membros do Congresso Nacional; Ministros do próprio STF; Procurador-Geral da República.

Quem julga crimes cometidos por ministros do STF?

As normas ali contidas tratam de delitos em geral praticados por pessoas com foro privilegiado. O artigo 43 é norma especial em relação ao artigo 230. Se o crime é praticado nas dependências do STF, aplica-se o artigo 43 e a competência para investigar é de seu Presidente.

Em quais hipóteses o inquérito não deverá ser instaurado?

São exemplos de hipóteses ensejadoras de trancamento do inquérito policial a atipicidade do fato, a extinção da punibilidade pelo advento, por exemplo, da decadência, nos casos de ação penal pública condicionada a representação, ou ainda, nas ações de iniciativa privada”.

Quanto tempo um inquérito pode ficar aberto?

Como regra geral do artigo 10 do Código de Processo Penal, o inquérito policial será concluído em 10 dias se o indiciado estiver preso, e em 30 dias no caso de não existir prisão cautelar.

Quanto tempo arquivar um inquérito?

O artigo 10 do Código de Processo Penal estabelece, como regra geral [2], o prazo de 30 dias para conclusão do inquérito policial, caso o indiciado esteja solto.

Quanto tempo um inquérito pode ficar na delegacia?

O inquérito deverá terminar no prazo de 10 dias, se o indiciado tiver sido preso em flagrante, ou estiver preso preventivamente, contado o prazo, nesta hipótese, a partir do dia em que se executar a ordem de prisão, ou no prazo de 30 dias, quando estiver solto, mediante fiança ou sem ela.

O que acontece quando um inquérito é arquivado?

O arquivamento do inquérito policial somente se dará por decisão da autoridade judiciária. É ato do juiz, que determinará o arquivamento de forma motivada somente se houver pedido do Ministério Público que é o titular da ação penal pública (art. 129, I, CF).

Como saber se um inquérito virou processo?

A forma mais segura e legal de obter informações sobre um inquérito policial é através de fontes oficiais, como o site da própria delegacia de polícia ou do sistema de justiça do seu país.

O que acontece com uma pessoa que foi indiciada?

O que acontece depois do indiciamento? Após o indiciamento, a autoridade policial envia o caso ao Ministério Público para avaliação. O MP, ao analisar as provas apresentadas, decide se há fundamento para apresentar uma denúncia contra o indiciado.

Qual a finalidade do inquérito?

A finalidade precípua do inquérito policial é a colheita de elementos de informação acerca da autoria e materialidade da infração penal praticada, para que o titular da ação penal forme sua opinio delicti.

Quais são as fases do inquérito?

O inquérito policial, em regra, possui três grandes fases, sendo elas a sua instauração; a fase de diligências de investigação; a sua conclusão.

Quando o inquérito vai para o Fórum?

Uma vez instaurada, o inquérito é encaminhado para o fórum, ele não permanece da delegacia, e nem poderia. Ao Promotor é aplicado o principio da obrigatoriedade e da legalidade, ou seja, ele deverá oferecer a denúncia quando visualizar provas sobre a autoria e a existência do crime.

Quais crimes vão para audiência de custódia?

ROUBO CIRCUNSTANCIADO. PRISÃO EM FLAGRANTE. CONVERSÃO EM CUSTÓDIA PREVENTIVA DE OFÍCIO.

Artigo anterior
Quem é mais velho Sabo ou ACE?
Artigo seguinte
O que fazer quando a meia desfiar?