O que é poeiras minerais?

Perguntado por: César Ivo Fernandes Almeida Carneiro  |  Última atualização: 12. August 2021
Pontuação: 4.4/5 (70 avaliações)

Confira. Poeira mineral: São poeiras produzidas, principalmente, em ações de perfurações, extração mineral, explosões, britagem de pedras, etc. Esse tipo de poeira causa 8% dos acidentes fatais no trabalho.

Quais são os tipos de poeiras minerais?

São denominadas segundo o tipo de poeira mineral inalada: asbesto – asbestose, sílica – silicose, talco – talcose, e assim por diante.

O que é poeira de sílica?

A sílica é um mineral que está na maioria das rochas, no quartzo, na areia e em outros materiais. O pó fino da sílica surge na moagem, trituração, jateamento, lixamento, perfuração e outras operações com material que contém sílica. Nem todas as poeiras provocam silicose, apenas as que têm pó muito fino de sílica.

Que tipo de risco e a poeira?

As poeiras podem geralmente causar danos nos pulmões e nas vias respiratórias, mas alguns tipos específicos podem causar cancro. As doenças mais importantes associadas à inalação de poeiras perigosas são as seguintes: Pneumoconiose benigna.

O que são poeira vegetal?

A poeira vegetal é qualquer poeira que não vem de origem mineral ou animal, proveniente de atividades industriais e agrícolas, e está associada a plantações, vegetação, grãos, dentre outros.

Comentando o Anexo 12 da NR 15 - Poeiras Minerais

42 questões relacionadas encontradas

O que é fumos?

Os fumos são emitidos pelas substâncias quando são realizados sobre elas determinados processos (por exemplo, quando estão a ser aquecidas). Alguns fumos são simplesmente irritantes, ao passo que outros podem ser tóxicos. As vapores são partículas das substâncias transportadas pelo ar em gotículas (geralmente de água).

Qual NR fala sobre poeira?

Norma Regulamentadora nº 15 (NR-15): Poeiras minerais.

Quais os tipos de poeira que prejudicam a saúde do trabalhador?

Poeira mineral:

São poeiras produzidas, principalmente, em ações de perfurações, extração mineral, explosões, britagem de pedras, etc. Esse tipo de poeira causa 8% dos acidentes fatais no trabalho.

O que fazer se respirar muita poeira?

Se a alergia não melhorar e os sintomas piorarem mesmo com a redução do contato da pessoa com a poeira, é necessário consultar um clínico geral ou alergologista para que possa ser recomendado o uso de medicamentos anti-alérgicos, como Desloratadina e Polaramine, ou até mesmo corticoides, como a Prednisona.

O que acontece quando respiramos poeira?

Quando há ação de substâncias irritantes, como a poeira, a entrada e a saída de ar dos pulmões ficam comprometidas e podem resultar em chiado no peito, falta de ar e tosse. A asma é a inflamação dos brônquios, e a exposição aos agentes irritantes é o que provoca a reação.

Onde é encontrada a sílica?

A sílica está tão presente nas areias e minerais que, sozinha ou combinada com outros elementos, corresponde a cerca de 60% em peso de toda a crosta terrestre. A sílica está muito presente em vários produtos usados em nosso cotidiano e ainda mais nas fábricas e indústrias que os produzem.

Onde tem poeira de sílica?

A natureza da poeira de sílica propicia que a exposição ambiental ocorra, basicamente, pela proximidade a ambientes em que a rocha seja fraturada em pequenos pedaços. Isso se dá nas proximidades de pedreiras, área de arado, construção civil, extração mineral em minas a céu aberto, entre outras.

O que é poeira sílica cristalizada?

A sílica livre cristalizada, cuja forma mais conhecida é o quartzo, é a sílica cristalina não combinada com nenhum elemento químico. Ela é a principal causadora da doença denominada silicose.

O que que tem na poeira?

A composição biológica da poeira se deve a pequenos grãos de partes de insetos, tais como asas e patas, pelos de animais e penas de aves. Assim, na composição, também podem ser encontradas partículas de microrganismos dos mais variados tipos. Entre eles estão os famosos ácaros, além de fungos e bactérias.

O que compoe a poeira?

A poeira, nada mais é do que uma partícula sólida que foi produzida através de um conjunto de pequenas partículas. No caso da poeira doméstica, é uma mistura de pele morta, fibras, terra e outras substâncias. ... Os tipos de poeiras mais perigosos são aquelas partículas muito pequenas, quase invisíveis.

Quais são os tipos de riscos?

Conheça os 5 tipos de riscos ocupacionais
  • Riscos físicos. ...
  • Riscos químicos. ...
  • Riscos biológicos. ...
  • Riscos ergonômicos. ...
  • Riscos de acidentais.

Por que a poeira presente no ar pode ser prejudicial à nossa saúde?

Ela está relacionada com a diminuição da eficácia do sistema mucociliar das nossas narinas, aumento dos sintomas da asma, infecções das vias aéreas superiores e incidência de câncer de pulmão e doenças cardiovasculares.

O que acontece se inalar pó de cimento?

A silicose, doença causada por partículas de sílica presentes no pó de cimento, é capaz de levar à morte em longo prazo. Esta enfermidade provoca distúrbios no pulmão e pode atingir, principalmente, trabalhadores da construção civil.

Como limpar o pulmão de poeira?

Para fortalecer os pulmões e manter o organismo sempre em equilíbrio, uma das principais dicas é apostar no consumo de vegetais verde-escuros, como rúcula, agrião, espinafre e brócolis. A couve, por exemplo, é rica em fibras, vitaminas e antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema de defesa do corpo.

Qual o diâmetro de partículas consideradas perigosas à saúde por terem probabilidade de ficarem retidas nos pulmões?

Para ter eficácia em atingir as vias respiratórias inferiores as partículas devem ter a mediana do diâmetro aerodinâmico inferior a 10µm, pois acima deste tamanho são retidas nas vias aéreas superiores.

Qual a importância do tamanho de uma partícula de poeira em relação as doenças pulmonares provocadas pelo trabalho?

A dimensão da partícula é um fator de importância fundamental para seus efeitos nocivos à saúde. As partículas menores de 10 μm de diâmetro podem penetrar no sistema respiratório com maior facilidade, e as partículas menores de 5 μm de diâmetro são críticas porque atingem os pulmões.

O que o gesso pode causar à saúde?

A poeira de gesso pode causar um amplo espectro de problemas à saúde das pessoas, acarretando desde efeitos irritativos nos olhos, nas mucosas e no aparelho respiratório, passando por efeitos cutâneos, ou até mesmo efeitos crônicos ou permanentes na saúde das pessoas.

Qual limite de tolerância para poeira?

Por isso, recomenda-se que as concentrações ambientais se mantenham abaixo de 3mg/m3 para partículas respiráveis e de 10mg/m3 para partículas inaláveis, até que seja estabelecido um limite de exposição para uma substância específica.

Como medir poeira Respiravel?

A indicação técnica para a coleta de particulado inalável, torácico ou respirável pode ser encontrada, por exemplo, no livreto da ACGIH. Como exemplo, temos o caso das poeiras de algodão: a ACGIH apresenta um pequeno “T” ao lado do limite de exposição. Isso significa que deve ser avaliada a fração torácica.

O que se trata a NR 22?

22 (NR-22) Com o advento da NR-22, procura-se estabelecer parâmetros para a melhoria das condições de trabalho no setor mineral, buscando reduzir a incidência de doenças e acidentes do trabalho no setor mineral. ...

Artigo anterior
Qual a distância que o cachorro fareja?
Artigo seguinte
Como se escreve catequizadas?