O que é Plesiomorfia na biologia?

Perguntado por: Valentim Nunes de Castro  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.9/5 (50 avaliações)

PLESIOMORFIA (primitivo): a condição pré-existente de uma estrutura que foi alterada resultando em uma condição nova.

O que é plesiomorfia e apomorfia?

Uma característica primitiva é uma plesiomorfia e a que sofreu alguma mudança é uma apomorfia. 'Plesio' vem do grego 'plesíos' (próximo, vizinho) e 'apo' de 'apó' (separado). Nas serpentes, por exemplo, a presença de pernas é uma condição plesiomórfica e a ausência é apomórfica.

O que é Estado Apomorfico?

Como vimos, o estado apomórfico do caráter passa da espécie ancestral para todas as espécies descendentes. Logo, o raciocínio inverso também é válido, ou seja: “Todas as espécies que apresentam o estado apomórfico devem ser descendentes de um ancestral comum e exclusivo”.

O que é Estado Plesiomorfico?

Plesiomorfia (do grego, πλησιος, "próximo a" e μορφη, "forma") é um termo empregado em cladística para designar uma característica considerada primitiva que foi, ou não, modificada a outra mais recente dentro de uma linhagem.

O que é apomorfia exemplo?

Apomorfia (do grego, απο, "longe de" e μορφη, "forma") é o termo designado para definir uma característica mais recente derivada de uma característica primitiva de uma espécie ancestral. ... Por exemplo, a presença de carioteca em determinadas células é apomórfica à sua ausência.

Apomorfia x Plesiomorfia - Aprenda a diferença desses conceitos!

24 questões relacionadas encontradas

O que é Apomorfia na biologia?

APOMORFIA (=DERIVADO): a condição mais recente (no sentido temporal) de uma estrutura em uma série de transformação, surgida por modificação de uma condição anterior.

O que são Apomorfias de mamíferos?

Apomorfias são, portanto, as novidades evolutivas que aparecem exclusivamente nos organismos de um grupo, definindo-o como tal. Amabis & Martho.

O que significa a palavra filogenética?

Filogenia é a história evolutiva de uma espécie ou de um grupo de espécies. Essa história é inferida por meio da análise de características moleculares e morfológicas e nos permite compreender de maneira mais clara as relações evolutivas estabelecidas entre diferentes espécies.

O que é o sistema filogenético?

A Sistemática Filogenética é uma metodologia de classificação dos organismos que busca refletir a história evolutiva dos grupos e reuni-los com base no grau de parentesco filogenético.

O que é cladística exemplo?

Um exemplo é o caractere “quatro membros”, ancestral dos mamíferos, sendo que estes herdaram este caractere do seu ancestral comum (que pode ser um proto-mamífero ou um réptil similar a um mamífero).

Quais são os grupos Monofiléticos?

O grupo monofilético é aquele que inclui o ancestral comum mais recente do grupo e todos os descendentes desse ancestral. O grupo parafilético inclui o ancestral comum mais recente do grupo e alguns, mas não todos os descendentes desse ancestral.

Quais são os tipos de Homoplasias?

A homoplasia pode surgir de três maneiras distintas: paralelismo, convergência e reversão. Paralelismo é quando a partir de um mesmo estado plesiomórfico surgem, independentemente, estados apomórficos idênticos em 2 organismos diferentes, este tipo de homoplasia costuma ocorrer em organismos próximos filogeneticamente.

Qual o objetivo da classificação filogenética?

Classificações filogenéticas pretendem traduzir a posição de cada organismo em relação aos seus antepassados, bem como as relações genéticas entre os diferentes organismos atuais. O mundo vivo é constituído por uma enorme variedade de organismos.

O que é filogenética e ontogenética?

Sabe-se que a ontogenia refere-se ao desenvolvimento do organismo. Enquanto, a filogenia é a hipótese acerca das relações de parentesco entre os seres vivos. A filogenia busca definir hipóteses sobre as histórias evolutivas das espécies, desde os seus ancestrais até os seres recentes.

O que uma árvore filogenética retrata?

Uma árvore filogenética é um diagrama que representa relações evolutivas entre organismos. Árvores filogenéticas são hipóteses, não fatos definitivos. O padrão de ramificação de uma árvore filogenética reflete como espécies ou outros grupos evoluíram a partir de uma série de ancestrais comuns.

Qual a diferença entre cladogênese e anagênese?

A cladogênese ocorre quando uma população ancestral comum se fragmenta e origina dois grupos distintos. A anagênese, por sua vez, consiste na modificação temporal e gradual de uma população ancestral que se modifica até originar outra.

Como entender a árvore filogenética?

Como interpretar as árvores filogenéticas
  1. A raiz da árvore representa a linhagem ancestral, enquanto as pontas das ramificações representam os descendentes desse ancestral. ...
  2. Quando uma linhagem se divide – especiação, representada por um nó na árvore – é representada como uma ramificação na filogenia.

O que é análise cladística?

A cladística é um método de classificação que reflete as relações filogenéticas entre os organismos, baseado na análise de caracteres. As classificações cladísticas são em geral traduzidas por cladogramas, que indicam os padrões de evolução.

Qual a importância da cladística?

A cladística ou sistemática filogenética é o sistema de classificação dos seres vivos de acordo com a evolução dos mesmos. Trata-se de um meio de organizar os seres de acordo com suas características evolutivas, com o objetivo de entender as relações entre os organismos.

O que representa um nó no Cladograma?

O cladograma é uma importante ferramenta gráfica utilizada em estudos filogenéticos, e representa as relações evolutivas entre diferentes grupos de organismos como, por exemplo, peixes, mamíferos, répteis e aves.

Que apomorfia sustenta o grupo formado pelas angiospermas?

Os carpelos são, de fato, a maior apomorfia das angiospermas.

O que é uma característica derivada?

Uma característica derivada é uma forma que achamos ter se originado em algum ponto de uma linhagem descendente daquele ancestral.

Qual a importância da filogenética na classificação atual dos seres vivos?

Elas ilustram a relação evolutiva entre as espécies. As árvores filogenéticas consideram a evolução dos organismos a partir de um ancestral comum, e tornam-se essenciais no estudo da evolução. O atual sistema de classificação dos seres vivos se baseia nos princípios estabelecidos por Lineu (1758).

Onde se busca a informação filogenética?

Construção de uma árvore filogenética

Isto pode ser visualizado em uma árvore filogenética. O problema da filogenia é que os dados genéticos estão disponíveis apenas para taxons vivos e nos registros fósseis (dados osteométricos) contendo poucos dados e características morfológicas ambíguas.

Qual a importância dos nós na árvore filogenética?

Em uma árvore filogenética, cada nodo (ou nó) com descendentes representa o mais recente antepassado comum, e os comprimentos dos ramos podem representar estimativas do tempo evolutivo. Cada nodo terminal em uma árvore filogenética é chamado de "unidade taxonômica".

Artigo anterior
Como eram as fantasias do Carnaval?
Artigo seguinte
Qual o defeito do signo de peixe?