O que é plano de controle tecnológico?

Perguntado por: Hélder Gaspar Vieira Coelho  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.3/5 (16 avaliações)

Plano de controle tecnológico: Documento referido no Plano de Qualidade da Obra que relaciona os meios, as frequências e os responsáveis pela realização de verificações e ensaios dos materiais a serem aplicados e serviços a serem executados em uma obra, que assegurem o desempenho conforme previsto em projeto, em ...

O que é controle tecnológico?

O controle tecnológico é uma das partes da gestão de qualidade de um empreendimento que visa verificar, por meio de ensaios de laboratório e de campo, se as especificações técnicas de um determinado produto estão sendo atendidas.

O que é PCT construção civil?

O Plano de Controle Tecnológico atua, então, como um balizador para a norma, já que o PCT tem como objetivo principal verificar se tudo na construção está dentro do mínimo estabelecido no projeto. Para isso, já define regras e quais ensaios serão necessários para medir esse padrão.

Quais os requisitos mínimos para a NBR 15.575 2013?

Os 7 requisitos do usuário quanto à habitabilidade
  • Estanqueidade da água. ...
  • Desempenho térmico. ...
  • Desempenho acústico. ...
  • Desempenho lumínico. ...
  • Saúde, higiene e qualidade do ar. ...
  • Funcionalidade e acessibilidade. ...
  • Conforto tátil e antropodinâmico.

O que é perfil de desempenho?

O Perfil de Desempenho da Edificação

O PDE é um documento de entrada de projeto que registra todos os requisitos dos usuários (sustentabilidade, segurança e habitualidade) e os respectivos níveis de desempenho mínimo, intermediário ou superior a serem atendidos por uma edificação habitacional.

Plano de Controle Tecnológico (PCT)

30 questões relacionadas encontradas

O que é o controle tecnológico do concreto?

São ensaios que ocorrem antes da compra dos materiais constituintes do concreto para que possa ser garantida a qualidade do produto final, ou seja, antes de ser iniciado o fornecimento dos materiais constituintes do concreto (cimento, agregados, adição, aditivo, água) são realizados ensaios para comprovar suas ...

Qual a importância do controle tecnológico na investigação e análise de materiais?

O controle tecnológico do recebimento do concreto em obra tem como objetivo garantir que este, principal material constituinte das edificações, esteja em acordo com os parâmetros estabelecidos pelas normas para ele e necessários para a perfeita execução das obras e consequente durabilidade da estrutura.

Como é feito o controle tecnológico do pavimento em campo?

Em campo, são acompanhados o controle da temperatura da mistura, tanto na chegada do caminhão quanto logo após o lançamento do mesmo na pista, assim como a espessura aplicada conforme especificação de projeto.

Quais são os ensaios para controle tecnológico do asfalto?

Ensaios em asfalto
  • Imprimação com Ligante Asfáltico.
  • Pintura de Ligação com Ligante Asfáltico.
  • Dosagem Marshall.
  • Extração de Betume.
  • Porcentagem de Betume.
  • Ensaio de Viga Benkelman.
  • Controle Tecnológico em Obras de Terra e Pavimentação.

O que é o ensaio Marshall?

Apresenta os procedimentos para a determinação da estabilidade e da fluência de misturas betuminosas de cimento asfáltico, a quente, para uso em pavimentação, com agregado de tamanho de 25,4 máximo, por meio da prensa Marshall.

Quais ensaios são necessários para o controle da qualidade do cimento asfáltico?

Cimento Asfáltico De Petróleo Modificado Por Polímero

Nota 02: A cada 10 carregamentos, devem ser executados ensaios de estabilidade ao armazenamento, ensaio de penetração, ponto de amolecimento e um ensaio do resíduo no RTFOT.

Qual a importância do controle tecnológico em obras estruturais de concreto armado?

A utilização de métodos de controle tecnológico do concreto é de grande importância na conformidade das obras para que se tenha a qualidade especificada em projeto. Muitos são os ensaios para avaliação do concreto existentes que podem ser empregados tanto no canteiro de obras quanto em laboratórios de ensaio.

Quais são as principais análises ensaios de controle tecnológico que devem ser realizados quando esse material chega na obra para ser aplicado?

PRINCIPAIS ENSAIOS

os que avaliam o concreto fresco: determinação de consistência, exsudação e tempos de pega, por exemplo; os que conferem as propriedades do concreto endurecido: resistência à tração, módulo de elasticidade e absorção de água. Os ensaios podem acontecer em diferentes momentos.

Quais os benefícios do controle tecnológico do concreto?

Sendo assim, o Controle Tecnológico do Concreto é um processo essencial em toda a obra, e aliado a um bom projeto e uma boa execução, proporciona segurança e qualidade ao projeto, reduz gastos desnecessários e evita retrabalhos. O resultado é a entrega de uma obra durável e satisfação do cliente!

Como é feito o controle tecnológico?

O CONTROLE TECNOLÓGICO

Esse controle é feito por meio de uma série de ensaios, como os de abatimento, espalhamento e, principalmente, os ensaios de resistência do concreto.

Como é feito o controle de qualidade do concreto?

O controle de qualidade do concreto começa com desenvolvimento dos traços em laboratório, seguindo com o recebimento da matéria-prima, controle de produção, até a chegada ao último teste, que é o rompimento do corpo de prova.

Quais os principais testes realizados com o concreto?

Resistência à flexão e dureza do concreto endurecido. Teste para a resistência à compressão por unidade de massa de rejunte. Testes de absorção de água e vazios permeáveis. Testes de volume aparente.

Quais são os principais ensaios realizados com cimento?

Para determinar a resistência do concreto (em fck), o mais comum é a realização do ensaio de compressão uniaxial, seguindo as diretrizes da ABNT NBR 5739 – Concreto – Ensaio de compressão de corpos-de-prova cilíndricos.

Quais ensaios devem ser realizados para atestar a qualidade do concreto e como devem ser realizados?

A norma recomenda ensaios de consistência pelo abatimento do tronco de cone (Slump Test) ou de espalhamento e tempo de escoamento (Slump Flow) e habilidade passante em fluxo livre, no caso de concreto auto adensável e ensaio de resistência à compressão de corpos de prova cilíndricos para verificar as características ...

Quais são os ensaios do concreto?

DEFINIÇÃO DE ENSAIOS DE LABORATÓRIO DE CONCRETO

São ensaios tecnológicos para controlar a qualidade do concreto, como compressão axial, tração simples, tração na flexão, tração por compressão diametral, módulo de deformação, coeficiente de Poisson, permeabilidade, abrasão, capacidade de deformação e consistência.

Qual a importância do mapa de concretagem para a obra?

Apesar de muito negligenciado, o mapa de concretagem é um importante documento para controle de qualidade e documentação da sua obra em concreto armado. Com ele, todo o procedimento realizado é documentado, e o profissional pode se resguardar quanto a problemas futuros.

Qual deve ser a primeira providência a ser tomada quando o concreto chega à obra?

A primeira verificação a ser feita é a conferência do lacre do caminhão com o código da nota, em caso de incompatibilidade não são asseguradas as características esperadas e isso justifica a devolução do lote.

Qual a importância da rastreabilidade dos corpos de prova?

Portanto, a rastreabilidade do concreto permite saber qual a sua origem, onde foi depositado e se a resistência está dentro do exigido pelo projeto. Assim, facilita, de forma sistêmica, a capacidade do engenheiro de prever situações de pouca resistência estrutural, minimizando dores de cabeça no futuro.

Quais são os ensaios de caracterização do Asfalto?

-Além dos ensaios utilizados na caracterização dos Cimentos Asfálticos do Petróleo, existem uma série de ensaios para os Asfaltos Diluídos e Emulsões Asfálticas: -Asfaltos Diluídos: Pontos de fulgor, viscosidade, destilação, mancha, flutuação, resíduo asfáltico de penetração 100.

Como é feito o concreto asfáltico?

O concreto asfáltico, também conhecido como cimento asfáltico, betão betuminoso, entre outros termos, é uma substância pegajosa de cor preta que se obtém após um processo de destilação do petróleo.

Artigo anterior
Como definir diferencial?
Artigo seguinte
Qual a diferença entre jeans e denim?