O que é planejamento estratégico Segundo Peter Drucker?

Perguntado por: Viviane Bárbara Baptista de Mota  |  Última atualização: 27. Juni 2024
Pontuação: 4.6/5 (50 avaliações)

O planejamento estratégico é um processo gerencial que permite que se estabeleça um direcionamento a ser seguido pela empresa, com o objetivo de se obter uma otimização na relação entre a empresa, as partes interessadas e seu ambiente. Direciona ao Norte Verdadeiro, onde se quer chegar.

O que é estratégia para Peter Drucker?

Drucker acreditava que o objetivo da estratégia era permitir que uma organização alcançasse os resultados desejados em um ambiente imprevisível. O teórico da administração Peter Drucker sabia que o risco não poderia ser evitado. Na verdade, ele acreditava que algum risco era um requisito para o sucesso.

Qual é a teoria de Peter Drucker?

Peter Drucker acreditava que o trabalho do administrador é planejar, organizar, ajustar, medir e formar pessoas. Em suma, para ele “administração é fazer as coisas direito”. Ou seja, ele enxergava essa área como necessária para o bom funcionamento de qualquer empresa ou organização.

Qual é a definição de planejamento estratégico?

O Planejamento Estratégico é um processo sistemático de autoconhecimento e desenvolvimento organizacional, visto que, ao definir condições futuras almejadas, deve possuir, como premissa, uma análise apurada sobre sua situação em relação ao ambiente.

Como dizia Peter Drucker?

“A melhor maneira de prever o futuro é criá-lo.” “O mais importante na comunicação é ouvir o que não foi dito.” “Quando você vê um negócio bem-sucedido é porque alguém, algum dia, tomou uma decisão corajosa.”

Planejamento Estratégico segundo Drucker

31 questões relacionadas encontradas

Quais são os quatro principais focos da teoria de Peter Drucker?

São elas: planejar, organizar, dirigir e controlar.

Qual foi a principal contribuição de Peter Drucker?

Formado em economia, Drucker revolucionou o modo de pensar a gestão empresarial, também por isto começou a ser considerado o pai da administração moderna. Portanto, entre as principais contribuições de sua obra, o novo formato em se pensar o funcionamento de uma empresa é o que mais se destaca.

Quais são as 4 etapas do planejamento estratégico?

Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos; • Etapa 2: Grandes Escolhas; • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico; e • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano.

Quem foi o criador do planejamento estratégico?

A concepção moderna de Planejamento Estratégico surge apenas na década de 60, graças à contribuição de Igor Ansoff.

Quais são as 5 etapas do planejamento estratégico?

5 principais etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação
  1. 1 – Missão, Visão e Valores. ...
  2. 2 – Análise dos ambientes interno e externo. ...
  3. 3 – Definição de metas e objetivos. ...
  4. 4 – Definição do plano de ação. ...
  5. 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.

Quem é considerado o pai do planejamento estratégico?

De acordo com Henry Mintzerberg em seu livro “The rise and fall of strategic planning”, o planejamento estratégico surgiu a partir de meados de 60. Quando se fala no assunto, um nome é recorrente: Igor Ansoff, conhecido como o pai da gestão estratégica.

Quais são os três aspectos principais das organizações Segundo Peter Drucker?

Com relação aos objetivos, Peter Drucker menciona três níveis: Estratégicos: objetivos em longo prazo; Táticos: objetivos em médio prazo; e. Operacionais: objetivos em curto prazo.

Quais são os tipos de planejamento estratégico?

A seguir você confere alguns dos tipos mais conhecidos e utilizados:
  • Planejamento tático. ...
  • Planejamento operacional. ...
  • Planejamento situacional. ...
  • Identidade. ...
  • Mapear objetivos e metas. ...
  • Traçar estratégias. ...
  • Organização. ...
  • Comprometimento.

Quais são os princípios gerais do planejamento estratégico?

Princípio das maiores eficiência, eficácia e efetividade

eficiência – realizar as demandas da forma correta; eficácia – obter os resultados esperados; efetividade – manter os resultados positivos.

Qual é a origem do planejamento estratégico?

O planejamento estratégico surgiu com a necessidade militar e as organizações adaptaram- no buscando responder às constantes mudanças do mercado proporcionando assim, um maior desenvolvimento no meio ambiente onde atuam e assegurando a sobrevivência.

Qual o primeiro passo do planejamento estratégico?

Para fazer o planejamento estratégico é preciso, em primeiro lugar, entender a situação atual da empresa. Nesta etapa, empregam-se ferramentas como a análise SWOT, em que se descobrem as forças e as fraquezas da empresa e também as oportunidades e ameaças do ambiente externo.

Como o planejamento estratégico surgiu?

O planejamento estratégico surgiu nos anos 60 como possível instrumento de resposta a novas situações geradas no ambiente externo às organizações. Entretanto, essa ferramenta somente passou a ser mais amplamente adotada na década de 70, no setor privado e, a partir dos anos 80, no setor público.

Qual é o foco central do planejamento estratégico?

alcançar o potencial máximo da organização através do fortalecimento da capacidade de prever ocorrências futuras com impacto estratégico nas metas de longo prazo.

Quais são os objetivos do planejamento estratégico?

O planejamento estratégico tem como objetivo, de forma ampla, orientar e, quando necessário, reorganizar a empresa na busca por melhores resultados. Dessa forma, levando em consideração todo o histórico da empresa, o planejamento estratégica visa refinar toda a caminhada de uma organização.

Quais são os 3 níveis do planejamento estratégico?

Mas, o que muita gente não sabe é que existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Esses três níveis, embora conectados, se diferenciam em relação ao escopo, às pessoas envolvidas, ao prazo e aos resultados que cada um desses níveis de planejamento proporcionam para a organização.

Quem é o pai da liderança?

Quem é o pai da liderança? Primeiramente uma breve explicação sobre quem é Peter Drucker (1909-2005). Nasceu na Áustria e foi consultor administrativo, professor, jornalista e escritor. Peter Drucker é considerado o pai da administração moderna e nos deixou muitos ensinamentos sobre liderança.

O que é planejamento estratégico e suas principais características?

Podemos definir o planejamento estratégico de uma empresa como: Todo o processo de criação e execução de uma estratégia para alcançar objetivos dentro da organização. Desde a definição das metas, até às tomadas de decisão, mobilizações e efetivas ações para alcançar o que se propôs com foco no sucesso empresarial.

Qual é a diferença entre planejamento estratégico e planejamento?

A estratégia é um direcionador maior e o planejamento estratégico deve ser uma consequência da estratégia. Isto é, o planejamento precisa ser orientado pela estratégia, independentemente da metodologia utilizada na definição dos objetivos e planos (como as já conhecidas BSC, OKRs, GPD e etc.).

Qual a diferença entre estratégia e planejamento estratégico?

Estratégia pode ser resumida como a definição do objetivo maior da empresa. Já o planejamento estratégico pode ser explicado como o conjunto de ações a serem tomadas para que os resultados sejam atingidos.

Qual é a diferença entre eficiência e eficácia de acordo com Peter Drucker?

No livro The Effective Executive (“O executivo eficaz”), Peter Drucker afirmou que “eficiência é fazer da maneira certa, e eficácia é fazer a coisa certa”.

Artigo anterior
Qual o valor do Palio Attractive 1.4 2017?
Artigo seguinte
Como deixar o rosto menos quadrado?