O que é plágio e o que não é?

Perguntado por: Erica Antunes Lopes  |  Última atualização: 21. April 2022
Pontuação: 4.4/5 (73 avaliações)

Basicamente, é copiar mudando as palavras. Como aprendemos, a réplica de ideias também é considerada plágio, já que não se trata de um conteúdo original.

O que é eo que não é plágio?

É importante entender que a ideia de plágio não difere se o estudante copiou ou não a ideia principal ou a conclusão de outra obra. A simples combinação de diversas ideias ou parágrafos sem a menção de quem originalmente expressou aquelas ideias configura plágio.

Quando se considera plágio?

1) Texto original, reproduzido exatamente como aparece no livro e não referenciado: é interpretado pelo leitor como um texto de autoria daquele que escreve o trabalho. Exemplo: A administração de produção trata da maneira pela qual as organizações produzem bens e serviços.

Quais são os três tipos de plágio?

Vice-Reitoria para Assuntos Acadêmicos
  • FORMAS DE PLÁGIO. ...
  • Integral: cópia de um trabalho inteiro, sem citar a fonte.
  • Parcial: 'colagem' resultante da seleção de parágrafos ou frases de um ou diversos autores, sem menção às obras.
  • Conceitual: utilização da essência da obra do autor expressa de forma distinta da original.

O que é plágio e como evitar?

O plágio acadêmico consiste na cópia parcial (trechos, frases e/ou parágrafos) ou integral de uma obra. Plágio é valer-se também de ideias e conceitos já publicados em uma obra sem mencionar a fonte no trabalho acadêmico. É usar conteúdo produzido por outra pessoa e colocá-lo como se fosse de sua autoria.

O Que É Plágio e o Que Não É

41 questões relacionadas encontradas

Como fazer para não cometer plágio?

7 Dicas para um TCC sem Plágio
  1. 1 – Tome nota das referências. ...
  2. 2 – Cada afirmação precisa ter uma fonte. ...
  3. 3 – Utilize corretamente as citações. ...
  4. 4 – Busque muitas referências bibliográficas. ...
  5. 5 – Relacione as ideias dos autores. ...
  6. 6 – Use uma ferramenta para detectar plágio (com cuidado) ...
  7. 7 – Respeite as correções do orientador.

Como fazer para não ser pego no plágio?

Para evitar o plágio, o pesquisador deve citar, tão logo utilize a ideia de terceiros, qual a fonte de pesquisa de onde aquela ideia foi extraída. Há basicamente duas formas de citação, a direta e a indireta.

O que é plágio e quais os tipos?

Plágio é a apropriação indevida de um produto intelectual (texto, obra artística, imagem, etc.) de uma pessoa sem lhe atribuir o devido crédito. Há três principais tipos de plágio: direto, indireto e o autoplágio; podendo ser integral ou parcial. O plágio é considerado crime, tipificado no código penal.

O que é plágio indireto?

Plágio indireto: reprodução, com as próprias palavras, das ideias de um texto original (paráfrase), sem indicação da fonte.

Quais são os 7 tipos de plágio?

Tipos de plágio no TCC
  1. 1 – Cópia fiel. ...
  2. 2 – Não citar o autor. ...
  3. 3 – Dados quantitativos sem fonte. ...
  4. 4 – Cópia de elementos gráficos. ...
  5. 5 – Parágrafos seguidos sobre uma mesma obra. ...
  6. 6 – Citar autor sem ter lido. ...
  7. 7 – Poucas fontes em excesso. ...
  8. 8 – Dar créditos apenas ao autor citado pelo autor da obra.

Qual é a lei que define o plágio?

Além de ser uma atitude antiética, o plágio em trabalhos acadêmicos é crime. A Lei 9.610, de 1998, foi criada para regular os direitos autorais tanto artísticos quanto acadêmicos.

Como caracterizar o plágio?

Caracteriza-se como plágio a cópia parcial, integral ou conceitual de uma obra sem a apresentação da fonte original ou quando os créditos do trabalho são dados a outra pessoa sem a permissão explícita do autor(a) inicial.

Como saber se um trabalho acadêmico é plágio?

Para descobrir se um trabalho tem texto plagiado, antes mesmo do professor, basta utilizar a ferramenta PaperRater. O site faz a verificação do texto com bilhões de páginas online. O usuário pode usar a caixa de pesquisa ou subir um arquivo para análise.

Porque plágio é errado?

O plágio é uma prática nada tolerável e assunto muito sério. Trata sobre se apoderar e capitalizar (não necessariamente dinheiro) em cima do conhecimento e trabalho de outra pessoa. Para quem é estudante isso pega muito mal com os professores e colegas. Para quem já é formado, é pior ainda!

Porque não devemos utilizar o plágio?

O famoso “copia e cola” pode prejudicar a carreira de um profissional de maneira definitiva, mesmo nos primeiros anos de estudo. Políticos, personalidades e pesquisadores de renome já perderam seus cargos e credibilidade em função do plágio em trabalhos acadêmicos.

O que é uma citação indireta?

Citação indireta, também conhecida como paráfrase, é dizer com suas palavras o que o autor de referência disse. Quando se expressa a ideia com suas próprias palavras, sem alterar ou deturpar, é considerado citação indireta. Ela vai aparecer ao longo do texto.

É possível plagiar a si mesmo?

Autoplágio é fazer plágio de si próprio, copiando trechos seus e os distribuindo em diferentes mídias como se fossem originais. Por definição, "consiste na apresentação total ou parcial de textos já publicados em artigos científicos pelo mesmo autor, sem as devidas referências aos trabalhos anteriores".

Quanto é a multa por plágio?

Àqueles que descumprirem a Lei estarão sujeitos a punições como multa e detenção de três meses a um ano, de acordo com o artigo 184 do Código Penal. Em caso de cópia indevida com o objetivo de obter lucros, a multa também é aplicada e a detenção é de dois a quatro anos.

São dicas rápidas para não cair no plágio exceto?

Segundo questões de concurso, o que não é classificado como dica para evitar o plágio é: Mudar ao máximo o trecho copiado para disfarçar a autoria e não responder criminalmente.

Pode copiar e colar no TCC?

Se você pegar um texto de outra pessoa e reescrever no seu trabalho acadêmico com suas próprias palavras, isso também é plágio! Além disso, o plágio no TCC é crime! Segundo o artigo 184, do Código Penal, o plágio no TCC pode levar a uma pena de até 1 (um) ano de detenção e multa.

Como saber se meu trabalho tem plágio gratuito?

Conheça cinco programas grátis para detectar plágio
  1. Plagius. Eficiente e sofisticado, o Plagius é uma das principais ferramentas para identificar possíveis transcrições em textos. ...
  2. Farejador de Plágio. ...
  3. Plagium. ...
  4. Plagiarisma. ...
  5. Plag.pt.

Como os professores sabem que é plágio?

Para isso, as instituições estão utilizando programas anti-plágio, cuja funcionalidade é justamente identificar plágios nos trabalhos que são entregues. Assim, chegou ao Brasil o software antiplágio Turnitin, um grande buscador com um banco de dados próprio e repleto de texto acadêmicos.

O que é a lei de direitos autorais?

Propriedade de direitos autorais dá ao proprietário o direito exclusivo de fazer uso da obra, com algumas exceções. Quando uma pessoa cria uma obra original, estabelecida em uma mídia tangível, ela automaticamente possui os direitos autorais da obra.

Quais os tipos de plágio mais comuns?

Tipos de plágio
  • Plágio completo. O plágio completo é a forma mais grave de plágio e verifica-se quando um pesquisador pega um manuscrito ou estudo que outra pessoa criou e submete-o como se fosse seu. ...
  • Plágio baseado na fonte. ...
  • Plágio direto. ...
  • Autoplágio. ...
  • Plágio parafraseado. ...
  • Autoria imprecisa. ...
  • Plágio em mosaico. ...
  • Plágio acidental.

Quais os 4 tipos de plágios que são muito comuns no meio acadêmico?

Tipos de plágio
  1. 1 – Plágio Integral. ...
  2. 2 – Paráfrase sem atribuir a fonte. ...
  3. 3 – Dados de pesquisas (quantitativos e qualitativos) sem mencionar a fonte. ...
  4. 4 – Mosaico de plágios. ...
  5. 5 – Autoplágio. ...
  6. 6 – Cópia de imagens, fotografias, gráficos, desenhos e outros conteúdos visuais. ...
  7. 7 – Fontes inexistentes.

Artigo anterior
Qual o valor normal de leucócitos em gestantes?
Artigo seguinte
Qual é o melhor momento para se coletar uma hemocultura?