Quais são os monômios?

Perguntado por: Bernardo Álvaro de Correia  |  Última atualização: 13. März 2022
Pontuação: 4.5/5 (18 avaliações)

Um monômio é uma expressão algébrica constituída por um coeficiente numérico e uma parte literal. Um monômio, ou um termo algébrico, é uma expressão algébrica inteira composta por uma parte literal e um coeficiente numérico, isto é, por letras e números.

Quais expressões são monômios?

Monômios são expressões algébricas que possuem multiplicações entre números e incógnitas (letras que representam algum número desconhecido). Assim, uma expressão não é monômio quando apresenta pelo menos uma adição ou subtração ou ainda quando possui alguma divisão por incógnita.

Quais não são monômios?

Dessa maneira, não é considerada monômio qualquer expressão algébrica que possua uma adição, subtração ou incógnita no denominador. Expressões que possuem adição ou subtração são chamadas de polinômios e aquelas que possuem incógnita no denominador são conhecidas como frações algébricas.

Como se divide um monômio?

Na divisão de monômios devemos dividir coeficiente por coeficiente e parte literal por parte literal. Ao dividir partes literais iguais, aplique a divisão de potências de bases iguais: subtrair os expoentes e repetir a base.

Como se faz conta de monômios?

Para um monômio com coeficientes não nulos, temos que seu grau se dará através da soma entre os expoentes da parte literal.
  1. 1/2x2y3z4 → esse é um monômio do 9º grau (2 + 3 + 4 = 9);
  2. bcd → esse é um monômio do 3º grau (1 + 1 + 1+ = 3).
  3. 25 → esse é um monômio de grau zero (ausência da parte literal);

O que são monômios?

25 questões relacionadas encontradas

Como fazer divisão de polinômios por monômio?

Como Dividir Polinômios por Monômio? A divisão termina quando o grau do resto for menor que o grau do quociente. Assim, a divisão do polinômio 3x² + 2x + 2 pelo monômio x, resulta no polinômio 3x + 2.

O que são monômios semelhantes exemplos?

Se dois ou mais monômios apresentam a mesma parte literal, trata-se de monômios semelhantes ou termos semelhantes. Por exemplo, os monômios x, 2x e √3x são todos monômios semelhantes, pois todos apresentam a mesma parte literal x. ... A seguir há três operações de adição efetuadas entre monômios.

Como identificar o grau de um monômio?

O grau de um monômio é dado pela soma dos expoentes de sua parte literal. Exemplos: a) Qual é o grau do monômio 7 3 2? Somando-se os expoentes da parte literal encontramos 3 + 2 = 5, ou seja, o monômio é do 5º grau.

Como saber o grau de monômios?

O grau de monômio é dado pela adição dos expoentes de sua parte literal.

Quais são os tipos de polinômios?

De acordo com a quantidade de termos, podemos classificar os polinômios da seguinte forma:
  • monômio;
  • binômio, quando há dois monômios;
  • trinômio, quando há três monômios;
  • para quatro ou mais monômios não existe um nome especial, chamamos apenas de polinômio.

Qual é a diferença entre monômios é polinômios?

Conhecemos como polinômio uma expressão que indica a soma algébrica de monômios que não sejam semelhantes, ou seja, polinômio é uma expressão algébrica entre monômios. Monômio é um termo algébrico que possui coeficiente e parte literal.

Qual é a parte literal do monômio?

Partes de um monômio

Um monômio é dividido em duas partes, um número, que é o coeficiente do monômio e uma variável ou o produto de variáveis (letras), inclusive suas potências, caso existam. wz → 1 é o coeficiente desse monômio e wz é sua parte literal.

Quais são os termos da expressão?

Na matemática elementar, um termo é um número ou variável, ou o produto de vários números ou variáveis separados pelos sinais + e - numa expressão. Por exemplo, em: ... 3, 4x, e 5yzw são os termos da expressão. Um termo independente ou constante é um termo em que não há variáveis.

Qual o par de termos semelhantes?

Para que um polinômio tenha termos semelhantes ele deverá possuir dois ou mais monômios. ... 2x2 – 5x + 3 – 3x2 – 3 + 7x é um polinômio com 6 monômios. 2x2 e – 3x2 são semelhantes, pois as suas partes literais são as mesmas. – 5x e 7x são semelhantes, pois possuem partes literais iguais.

Como reduzir os termos semelhantes de um monômio?

Reduza os termos semelhantes na expressão 4x2 – 5x -3x + 2x2. Depois calcule o seu valor numérico da expressão. 4x2 – 5x - 3x + 2x2 reduzindo os termos semelhantes. 6x2 - 8x os termos estão reduzidos, agora vamos achar o valor numérico dessa expressão.

Como fazer a redução dos termos semelhantes?

Uma técnica comum para simplificar expressões algébricas. Ao combinar termos semelhantes, como 2x e 3x, somamos seus coeficientes. Por exemplo, 2x + 3x = (2+3)x = 5x.

Como fazer divisão de polinômios passo a passo?

Passo 1 - Determinar o grau do polinômio quociente Q (x); Passo 2 - Tomar o maior grau possível para o resto da divisão R (X) (Lembre-se: R (x) = 0 ou R < D); Passo 3 - Escrever os polinômios Q e R com coeficientes literais, de forma que P (x) = D (x) · Q (x) + R (x).

Como dividir polinômio por polinômio?

G(x) tem 3 termos e D(x) tem 3 termos. Pegamos o 1º termo de G(x) e dividimos pelo 1º termo de D(x): 12x3 : 2x2 = 6x, o resultado multiplicará o polinômio 2x2 + x + 3 e o resultado dessa multiplicação subtrairemos pelo polinômio 12x3 + 0x2 - 4x + 9.

O que é a parte literal?

Um termo algébrico é sempre composto de dois termos principais: coeficiente e parte literal. O coeficiente é o número que acompanha as variáveis e a parte literal são as próprias variáveis.

Qual a parte literal do monômio 5 AB?

5ab2 é também um monômio, sendo que 5 é o coeficiente, e a parte literal é ab2. Outro caso corriqueiro de monômios é da forma xyz.

O que é parte literal de um polinômio?

Os polinômios são expressões algébricas formadas por números (coeficientes) e letras (partes literais). As letras de um polinômio representam os valores desconhecidos da expressão.

Como fazer polinômio?

Para somar dois polinômios, devemos somar os coeficientes dos termos de mesmo grau, ou seja, os termos semelhantes. Quando faltar termo em algum dos polinômios, devemos completar o coeficiente com zero. 2) Dados A(x) = 7x3 + 2x2 – 5x e B(x) = 2x3 – x2 + 7x e C(x) = -x3 – 2x, determinar A(x) + B(x) + C(x).

O que é polinômio completo e incompleto?

Polinômios completos

São todos aqueles em que a ordem de todos os expoentes da variável ? estiverem em ordem decrescente, por exemplo: Note que o polinômio acima é do terceiro grau e todos os expoentes de ? acompanham a sequência (3,2,1,0).

Artigo anterior
Quando o tipo sanguíneo interfere na gravidez?
Artigo seguinte
Qual o valor da doação de um imóvel?